Donald Trump e o Secretário da Defesa, Pete Hegseth, despediram três líderes militares de quatro estrelas na semana passada, cumprindo a promessa de substituir todos os generais que não estejam alinhados com os esforços da Casa Branca para dar prioridade à letalidade e ao combate nas forças armadas, em detrimento de políticas DEI e tendências woke.
Hegseth demitiu a Chefe de Operações Navais, Almirante Lisa Franchetti, e o Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General James Slife.
Afirmando que “tiveram carreiras distintas” Hegseth disse:
“Agradecemos-lhes pelo seu serviço e dedicação ao nosso país (…) Sob o comando do Presidente Trump, estamos a criar uma nova liderança que irá concentrar as nossas forças armadas na sua missão principal de dissuadir, combater e vencer guerras.”
O chefe do Pentágono acrescentou ainda que estava também a solicitar nomeações para os juízes e procuradores do Exército, da Marinha e da Força Aérea.
Pouco antes do anúncio de Hegseth, Trump demitiu o presidente do Estado-Maior Conjunto, o general da Força Aérea Charles “CQ” Brown, que foi colocado no cargo pelo ex-presidente Joe Biden.
Trump anunciou a sua decisão no Truth Social, dizendo:
“Quero agradecer ao General Charles ‘CQ’ Brown pelos seus mais de 40 anos de serviço ao nosso país, incluindo como nosso actual Presidente do Estado-Maior Conjunto. Ele é um excelente cavalheiro e um líder extraordinário, e eu desejo-lhe um grande futuro, a ele e à sua família.”
Trump também anunciou o substituto de Brown, o tenente-general (aposentado) da Força Aérea Dan “Razin” Caine, que ele conheceu durante seu primeiro mandato.
O presidente do Estado-Maior Conjunto é o principal conselheiro militar do Presidente. Embora tenha normalmente mandatos de quatro anos, o prazo pode ser interrompido em qualquer altura pelo Presidente.
Brown ficou famoso por ter publicado um vídeo durante os motins de George Floyd, no qual chamou à morte de Floyd “trágica” e disse que estava “muito emocionado”.
Como chefe do Estado-Maior da Força Aérea, também fez pressão para recrutar mais afro-americanos e outras minorias como oficiais.
Também durante o mandato de Brown como chefe de gabinete da Força Aérea, o nomeado de Trump para subsecretário da Força Aérea, o ex-tenente-coronel Matthew Lohmeier, foi demitido de seu comando da Força Espacial depois de publicar um livro sobre a disseminação do marxismo nas forças armadas dos Estados Unidos e discutir o seu livro num podcast.
Hegseth comentou a decisão do Presidente:
“Esta noite o Presidente anunciou que tenciona nomear o Tenente-General Dan “Razin” Caine, USAF, para o cargo de Presidente do Estado-Maior Conjunto, o mais alto oficial militar da nação e o principal conselheiro militar do Presidente, do Secretário da Defesa e do Conselho de Segurança Nacional. O General Caine encarna o espírito do combatente e é exactamente o líder de que precisamos para fazer face a este momento. Estou ansioso por trabalhar com ele.”
Relacionados
24 Fev 25
Congressista diz que o “público americano” quer que os democratas usem “armas reais” para travar Elon Musk.
O representante democrata Robert Garcia afirmou na CNN na quarta-feira passada que os americanos querem que o seu partido use “armas reais” para lutar contra Elon Musk e o DOGE. Mas não será este apelo uma insurreição contra a democracia americana?
24 Fev 25
DOGE poupa biliões aos contribuintes no primeiro mês de actividade.
Donald J. Trump anunciou que o Doge já poupou aos contribuintes americanos cerca de 55 biliões de dólares. As poupanças são atribuídas à detecção de fraudes, cancelamento de contratos, venda de activos e reformas regulamentares.
24 Fev 25
Eleições na Alemanha: AfD duplica votos. Mas CDU fará coligação com a esquerda, para manter tudo na mesma.
No domingo, os eleitores alemães foram às urnas para as eleições mais aguardadas deste ano na Europa. Mas mais não fizeram que substituir um partido do estabelecimento globalista por outro, embora os populistas do AfD tenham registado um resultado histórico.
21 Fev 25
Vitória: Senado confirma Kash Patel como Director do FBI.
Se há momentos em que o ContraCultura pode cantar 'vitória!', este é um deles, porque não nos cansámos nunca de denunciar a abominação pidesca em que se transformou o FBI. A confirmação de Kash Patel como director da agência vai mudar isso. Radicalmente.
20 Fev 25
DOGE revela que 4,7 triliões de dólares desapareceram do Tesouro americano sem deixar rasto.
O Departamento de Eficiência Governamental descobre todos os dias triliões de dólares que são desperdiçados, transviados ou que simplesmente desaparecem. Neste caso, saíram do tesouro americano sem deixar registo mais dólares do que o PIB do Reino Unido.
20 Fev 25
Diplomata da administração Trump: Foi Biden e não Putin, quem manipulou as eleições na Roménia.
Um diplomata da administração Trump afirmou que foi Biden quem tentou manipular as eleições na Roménia contra Călin Georgescu, o candidato que venceu as presidenciais na primeira volta, anuladas depois pelo tribunal constitucional do país por alegada "interferência russa".