O ‘czar de fronteira’ do presidente Donald J. Trump respondeu às recentes críticas do Papa Francisco, pedindo ao pontífice que conserte a Igreja Católica antes de comentar as políticas de imigração dos EUA. Observando que ele próprio é católico, Tom Homan afirmou:
“Ele deveria consertar a Igreja Católica, concentrar-se no seu trabalho e deixar a aplicação das políticas de fronteira para nós. Ele quer atacar a segurança da nossa fronteira, mas tem um muro à volta do Vaticano, não tem? Tem um muro para se proteger e proteger o seu povo, mas não podemos ter um muro à volta dos Estados Unidos.”
Convenhamos, o director do ICE está carregado de razão.
O Papa Francisco comentou recentemente as políticas de deportação da administração Trump, defendendo um melhor tratamento dos refugiados legítimos e condenando as deportações, mas reconhecendo que os países têm o direito de se defender contra invasões de ilegais.
O Papa Francisco também abordou os comentários feitos recentemente pelo vice-presidente J.D. Vance nas redes sociais, nos quais Vance se referiu ao ordo amoris, um ensinamento cristão tradicional que defende a ordem do amor que se tem pela família, vizinhos, compatriotas e assim por diante.
Francisco respondeu a essa indirecta assim:
“A verdadeira ordo amoris que deve ser promovida é aquela que descobrimos meditando no amor que constrói uma fraternidade aberta a todos, sem excepção.”
A importância dada à família pelo actual papa parece apenas subir de tom quando se trata de abençoar casais do mesmo sexo.
E quanto a fronteiras, só consegue manifestar simpatia por aquelas que delimitavam o Império Mongol. E as do Vaticano que, como muito bem sublinha Homan, é um dos perímetros mais bem guardados e patrulhados da geografia universal.
Relacionados
21 Fev 25
Vitória: Senado confirma Kash Patel como Director do FBI.
Se há momentos em que o ContraCultura pode cantar 'vitória!', este é um deles, porque não nos cansámos nunca de denunciar a abominação pidesca em que se transformou o FBI. A confirmação de Kash Patel como director da agência vai mudar isso. Radicalmente.
20 Fev 25
DOGE revela que 4,7 triliões de dólares desapareceram do Tesouro americano sem deixar rasto.
O Departamento de Eficiência Governamental descobre todos os dias triliões de dólares que são desperdiçados, transviados ou que simplesmente desaparecem. Neste caso, saíram do tesouro americano sem deixar registo mais dólares do que o PIB do Reino Unido.
20 Fev 25
Diplomata da administração Trump: Foi Biden e não Putin, quem manipulou as eleições na Roménia.
Um diplomata da administração Trump afirmou que foi Biden quem tentou manipular as eleições na Roménia contra Călin Georgescu, o candidato que venceu as presidenciais na primeira volta, anuladas depois pelo tribunal constitucional do país por alegada "interferência russa".
20 Fev 25
Trump acusa Zelensky de ser um “ditador”, Vance confirma que eleições ucranianas são prioridade da Casa Branca.
Zelensky mordeu a mão que o alimenta, e recebeu os tabefes consequentes. Enquanto Trump o classificou de “ditador”, Vance ralhou-lhe a insolência e garantiu-lhe que os EUA querem ver eleições na Ucrânia ainda antes da paz ser conseguida.
19 Fev 25
Agência Federal de Emergências enviou 59 milhões de dólares para hotéis de imigrantes, à revelia da ordem executiva de Trump.
O DOGE descobriu que, em clara desobediência ao mandato da Casa Branca, funcionários da FEMA entregaram no princípio de Fevereiro 59 milhões de dólares para ajudar estrangeiros ilegais a permanecer em hotéis de luxo na cidade de Nova York.
19 Fev 25
Confirmando as palavras de JD Vance, governo alemão lança ofensiva de rusgas domiciliárias por “insultos” e “memes racistas.”
Justificando as acusações que JD Vance formulou em Munique, o estado alemão tem desencadeado uma vasta ofensiva contra a liberdade de expressão. A repressão sobre o discurso está a criar um problema diplomático com os EUA e a chocar toda a gente que valoriza o livre arbítrio.