A Comissão Europeia impôs uma pesada sanção financeira à Meta, a empresa-mãe do Facebook, alegando práticas anti-concorrenciais associadas ao seu serviço Marketplace. A Meta enfrenta uma coima de cerca de 797,72 milhões de euros, na sequência de um inquérito do executivo da União Europeia, que funciona como a principal autoridade antitrust no bloco de 27 membros.
A investigação concluiu que a Meta abusou da sua posição dominante no mercado ao integrar a sua funcionalidade Marketplace na plataforma da rede social Facebook. Segundo a Comissão, esta prática obrigou os utilizadores do Facebook a encontrar involuntariamente os serviços do Marketplace, sufocando efectivamente a concorrência ao limitar a exposição a serviços rivais. Além disso, a Comissão manifestou preocupações quanto aos termos de serviço da Meta, que alegadamente permitem que a empresa aproveite dados publicitários – provenientes de concorrentes que utilizam o Facebook ou o Instagram – para rentabilizar a sua própria plataforma.
A Meta afirmou que vai contestar as conclusões da Comissão. A empresa afirma que a decisão carece de provas de qualquer efeito prejudicial para os concorrentes ou consumidores e ignora a dinâmica competitiva presente no sector europeu de anúncios classificados online.
A acção europeia contra a Meta reflecte uma decisão semelhante nos Estados Unidos contra o gigante da tecnologia e de pesquisa online Google. Em Agosto, um juiz federal decidiu que a Google violou a lei antitrust dos EUA, aumentando a possibilidade de a empresa enfrentar um processo de desagregação dos seus vários negócios.
Esta decisão da Comissão Europeia pode também abrir precedentes para uma futura acção contra a plataforma X de Elon Musk.
Relacionados
20 Jan 25
Última entrevista de Joe Biden à MSNBC foi derrotada nas audiências por repetições de ‘Seinfeld’ e ‘Family Guy’.
Joe Biden concedeu uma última entrevista a Lawrence O'Donnell, da MSNBC, este fim de semana. De tão apelativa, a emissão recolheu menos audiências que repetições de programas como Seinfeld, Family Guy e South Park.
14 Jan 25
Jornalista da BBC condenado por abuso sexual de menores.
Duncan Bartlett, antigo jornalista da BBC, foi condenado a 8 anos de prisão depois de ter admitido 35 crimes de abuso sexual de menores. É o último de uma série de funcionários da estação de propaganda britânica condenados por crimes de abuso de crianças e animais.
10 Jan 25
Preconceito e activismo: ‘Jornalistas’ alemães apoiam maioritariamente partidos de esquerda.
Um estudo recente efectuado por uma universidade de Dortmund revelou que, dos 'jornalistas' alemães dispostos a revelar a sua filiação partidária, 82% apoiam os partidos de esquerda.
9 Jan 25
A fantástica carapuça de Zuckerberg.
Não foram por certo valores morais que levaram o patrão da Meta a dar a cambalhota necessária para ficar em posição de defender a liberdade de expressão, provocando a ira dos poderes instituídos no Brasil e na Europa. Uma crónica de Walter Biancardine.
8 Jan 25
Surrealista: Marck Zuckerberg é agora um adepto do livre discurso e um adversário dos ‘verificadores de factos’.
Num vídeo publicado no Instagram, Zuckerberg delineou a nova direcção da empresa, que vai alegadamente dar prioridade à liberdade de expressão e acabar com a moderação de conteúdos ideologicamente conduzida. Há que ver para crer.
27 Dez 24
Comédia inadvertida: Dez histórias da imprensa corporativa que nos fizeram rir em 2024.
Nem sempre sabemos se havemos de rir ou chorar com o comportamento editorial da imprensa corporativa. O Contra recolheu dez episódios documentados no correr de 2024, que são definitivamente hilariantes, mesmo quando tentam apenas cumprir agendas sinistras.