A Argentina vai divulgar ficheiros confidenciais sobre os fugitivos nazis e a ditadura militar que se seguiu à Segunda Guerra Mundial. O Presidente Javier Milei ordenou a publicação destes documentos depois de se ter reunido com o senador americano Steve Daines. Esta iniciativa insere-se no âmbito de uma iniciativa global de transparência governamental.
O chefe de gabinete, Guillermo Francos, anunciou que a lei se aplica a todos os ficheiros relacionados com o nazismo nas agências estatais, incluindo auditorias financeiras outrora secretas, afirmando:
“Estes ficheiros dizem respeito a nazis que buscaram refúgio na Argentina e foram protegidos por muitos anos. São documentos históricos que devem ser acessíveis ao público.”
🚨⚡️BREAKING⚡️🚨Argentinian president Javier Milei has declassified documents CONFIRMING that Ad●lf H¡tler SURVIVED WW2, escaped to Argentina with the aid and assistance of the US and its “allies,” lived for another 20 years, and fathered two daughters.
— 1984 (@TheOfficial1984) March 31, 2025
A Argentina tornou-se um refúgio para cerca de 5.000 nazis após a guerra, incluindo os oficiais das Waffen SS Adolf Eichmann e Dr. Josef Mengele.
Entretanto, os rumores de que Hitler fugiu para a Argentina, ao contrário dos relatos soviéticos aceites pelos aliados de que se suicidou em Berlim em 1945, estão mais vivos do que nunca na Internet, e muitos interrogam-se se essa fuga não teve o aval dos serviços secretos norte-americanos, no contexto da Operação Paperclip, que levou mais de 1.600 cientistas, engenheiros e técnicos alemães da Alemanha nazi para os EUA, para trabalharem para o governo federal após o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, entre 1945 e 1959. Vários desses individuos eram antigos membros do Partido Nazi, incluindo as SS e as SA.
O historiador Abel Basti passou anos a delinear esta teoria em livros como Hitler na Argentina, argumentando que o ditador possivelmente fugiu pelo aeroporto Tempelhof de Berlim a caminho da América do Sul.
Relatórios do Federal Bureau of Investigation (FBI), divulgados pelos Arquivos Nacionais dos EUA através da série “Hunting Hitler”, descrevem também teorias de que Hitler teria fugido para a Argentina. Por outro lado, Investigadores americanos demonstraram em 2009 que o fragmento de crânio encontrado no bunker do fuhrer e atribuído a Hitler, secretamente preservado durante décadas pelos serviços secretos soviéticos, pertenceu a uma mulher com menos de 40 anos, cuja identidade é desconhecida. As análises de ADN efectuadas ao osso, actualmente na posse do Arquivo Estatal Russo em Moscovo, foram processadas no laboratório de genética da Universidade de Connecticut.
A iniciativa de Milei faz parte de uma política de desclassificação mais ampla, incluindo uma recente divulgação dos EUA relacionada com o assassinato do Presidente John F. Kennedy.
Os registos do período do regime militar argentino, de 1976 a 1983, também serão desclassificados no âmbito da divulgação destes documentos.
Relacionados
15 Mai 25
Investigadores afirmam ter encontrado a Arca de Noé.
Investigadores americanos que trabalham na Formação Durupinar, situada a 30 kms do Monte Ararat, descobriram provas de estruturas angulares, corredores e uma área de porão soterrada na montanha, que podem confirmar a veracidade histórica da Arca de Noé.
6 Mai 25
Henry Kissinger e o fenómeno OVNI: suspeitas e documentos.
Um documentário incontornável de Jesse Michels sobre a possibilidade de Henry Kissinger ter supervisionado um programa de desenvolvimento de tecnologia alienígena através da recuperação de OVNIs que se terão despenhado no nosso planeta.
2 Mai 25
Sobre o antissemitismo nazista.
Tratar o antissemitismo nazi como uma aberração irracional é cometer o erro que Arendt denunciou: o de pensar o mal como inexplicável, acidental, alheio à racionalidade moderna. Uma crónica de Marcos Paulo Candeloro.
1 Mai 25
Harald Malmgren: um testemunho poderoso sobre o fenómeno OVNI.
Pouco antes da sua morte, Harald Malmgren, conselheiro sénior de quatro presidentes norte-americanos, deixou um testemunho bombástico sobre o fenómeno OVNI que só recorrendo a circense ginástica mental podemos ignorar.
26 Abr 25
Carl von Clausewitz e a definição da guerra.
"Da a Guerra", de Carl von Clausewitz, é uma obra fundamental, ainda hoje actual, para militares e políticos, mas também um tratado de referência para definir o que é exactamente a guerra, e porque é que a guerra é feita.
19 Abr 25
Como o Cristianismo civilizou e iluminou a ‘Idade das Trevas”.
Não é só o mito da idade média como uma era de trevas que está errado. Também a responsabilização do Cristianismo por essas alegadas sombras não faz qualquer sentido, à luz da análise histórica.