Em apenas um ano, o Presidente Javier Milei transformou o panorama económico da Argentina, reduzindo o défice orçamental nacional para zero pela primeira vez em 123 anos. Este é um marco histórico na sua presidência, que começou a 10 de Dezembro de 2023.
Milei assumiu o controlo de uma economia afectada pela inflação galopante, em que os supermercados tinham de ajustar os preços diariamente. No entanto, com os seus cortes agressivos na dimensão do Estado, simbolizados pela imagem icónica em que segura uma motosserra, Milei conduziu o país de volta à estabilidade financeira.
A inflação caiu de 200% em 2023, para apenas 2,7% em outubro de 2024. Essa redução dramática foi comemorada por Milei numa declaração recente, na qual afirmou:
“O déficit era a raiz de todos os nossos males – sem ele, não há dívida, nem inflação. Hoje, temos um excedente orçamental sustentado, sem incumprimento, pela primeira vez em 123 anos”.
Milei descreve as suas acções decisivas como “o maior ajustamento da história”, criticando as polítis monetárias insanas do seu adversário nas eleições de 2023:
“Há um ano, um degenerado imprimia 13% do PIB para ganhar as eleições, alimentando a inflação. Hoje, a emissão monetária é coisa do passado”.
🇦🇷 MILEI: ARGENTINA ENDS DEFICIT FOR THE FIRST TIME IN 123 YEARS
“The deficit was the root of all our evils—without it, there’s no debt, no emission, no inflation.
Today, we have a sustained fiscal surplus, free of default, for the first time in 123 years.
This historic… https://t.co/uszEgPd493 pic.twitter.com/nt5jJGQM1V
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) December 11, 2024
Eficiência e emagrecimento.
Poucas semanas depois de assumir o cargo, Milei vendeu dois jactos privados pertencentes a uma empresa petrolífera estatal, como parte de uma iniciativa para acabar com os “privilégios políticos” dos funcionários do Estado. Também reduziu para metade o número de veículos e motoristas do governo e realizou reformas mais sistémicas – por exemplo, o número de departamentos governamentais foi reduzido de 18 para oito e cerca de 30.000 burocratas foram despedidos.
O facto de Milei ter conseguido eliminar um défice centenário no espaço de um ano não passou despercebido. O magnata da tecnologia Elon Musk foi ao X para elogiar Milei, reconhecendo as suas reformas económicas arrojadas e os seus resultados tangíveis.
Milei is bringing prosperity to Argentina https://t.co/AjUCKvRoq2
— Elon Musk (@elonmusk) September 5, 2024
Nos Estados Unidos, Elon Musk e o ex-candidato republicano às primárias, Vivek Ramaswamy, vão dirigir uma organização denominada Departamento de Eficiência Governamental, ou DOGE, para tentar obter resultados semelhantes em todo o governo federal norte-americano.
Relacionados
27 Nov 24
Inacreditável: Trump nomeia ex-executivo de Soros para chefe do Tesouro norte-americano.
As últimas nomeações para o executivo de Trump traem completamente o mandato populista que o elegeu, e Scott Bessent, um globalista-elitista que angariou dinheiro para os democratas e geriu fundos de investimento de George Soros, é o máximo exemplo dessa traição.
21 Nov 24
Pentágono falha auditoria às suas contas pela sétima vez consecutiva.
A máquina luciferina do Departamento de Defesa americano falha auditorias sobre auditorias e vai continuar a espoletar caos e guerras em todo o mundo, sem prestar contas a ninguém. É imparável e inescrutável e semeia o terror e a morte por onde quiser e custe o que custar.
18 Nov 24
Mais uma revolta de tractores: agricultores ameaçam bloquear as estradas do Reino Unido.
Os agricultores britânicos estão a ameaçar bloquear estradas em todo o Reino Unido em resposta ao novo imposto do governo leninista-globalista de Keir Starmer, que poderá forçar os pequenos proprietários agrícolas a vender as suas terras.
14 Nov 24
Finalmente: Boeing abandona políticas DEI devido a preocupações de qualidade e segurança.
Escândalos públicos e pressões internas relacionadas com a qualidade e a segurança das suas aeronaves levaram a Boeing a dissolver o seu departamento de Diversidade, Equidade e Inclusão. Já não era sem tempo.
30 Out 24
Não é nada má ideia: Empregadores portugueses passam a ser financeiramente responsáveis pelos seus trabalhadores imigrantes.
Uma ajuizada estratégia de responsabilização do capitalismo corporativo: A partir do próximo mês, os empregadores portugueses serão financeiramente responsáveis pelos trabalhadores imigrantes em caso de incumprimento da lei.
22 Out 24
Proprietários alemães de veículos eléctricos estão a voltar aos automóveis de combustão interna.
Nem a propaganda nem os subsídios já convencem o consumidor e uma percentagem cada vez maior de proprietários de veículos eléctricos está a trocar o electrodoméstico por um automóvel como deve ser.