O secretário de Estado Marco Rubio anunciou que cerca de 5.200 contratos – no valor de dezenas de biliões de dólares – pertencentes à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) foram rescindidos, à medida que a administração Trump prossegue os esforços para abolir a agência. Rubio Acrescentou que a gestão dos restantes contratos, cerca de 18% do total, serão agora assumidos pelo Departamento de Estado.
O primeiro diplomata da administração Trump agradeceu aos que trabalham no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) por terem posto em evidência os desperdícios do governo. A USAID foi uma das primeiras agências que o Presidente Donald J. Trump visou para cortes após a sua tomada de posse em Janeiro deste ano. Mais tarde, foi revelado que a agência tinha gasto biliões de dólares do dinheiro dos contribuintes em projectos bizarros a nível mundial.
Estes projectos incluíam ‘óperas transgénero’ na Colômbia e programas de alimentação para combatentes da Al-Qaeda na Síria. Noutro caso, várias clínicas de transgénero na Índia foram forçadas a fechar devido ao corte de financiamento da USAID.
A agência também terá financiado estudos universitários de terroristas, bem como órgãos de propaganda e meios de comunicação social na Ucrânia.
Os prestadores de serviços da USAID tentaram impedir a administração de rescindir os seus contratos, argumentando que essa liquidação os impedia de executar as suas funções de supervisão dos esforços de ajuda humanitária. No entanto, um juiz federal rejeitou o pedido este mês, permitindo que os seus contratos fossem rescindidos.
Relacionados
21 Abr 25
“A guerra da Ucrânia não é a nossa guerra”: administração Trump prepara retirada estratégica das negociações de paz.
A administração Trump está a preparar-se para reconhecer o fracasso do seu envolvimento no conflito Ucrânia-Rússia, declarando que se retirará totalmente das negociações de paz se não houver progressos claros dentro de dias.
18 Abr 25
Uma conspiração de estúpidos: DOGE reduz o seu objectivo de poupança em 92%.
Elon Musk moderou substancialmente os seus ambiciosos objectivos de redução de despesas no governo federal, apresentando estimativas 180% e 95% inferiores ao que tinha prometido em 2024 e em Fevereiro de 2025, respectivamente.
17 Abr 25
Próximo alvo das tarifas de Trump: as grandes empresas farmacêuticas.
Na semana passada, Trump informou as Big Pharma que vão ser submetidas a um regime tarifário para que não continuem a depender de medicamentos feitos no estrangeiro, com mão de obra barata.
17 Abr 25
Alemanha: Sacerdote chama “nazi” a acólito e despede-o por ter tirado uma fotografia com um político da AfD.
Um acólito que serviu numa igreja da Baviera durante nove anos foi apelidado de “nazi” pelo pároco e demitido do seu cargo depois de ter tirado uma fotografia com o político da Alternativa para a Alemanha (AfD) Maximilian Krah.
16 Abr 25
Globalista até à raiz da alma: Primeiro-ministro canadiano defende mudança de sexo em crianças.
Expondo a sua agenda radical de globalista empedernido, o primeiro-ministro canadiano Mark Carney, líder do Partido Liberal, declarou que apoia os tratamentos de mudança de sexo para crianças antes das eleições federais deste mês.
16 Abr 25
Casa Branca responde após Zelensky atacar o vice-presidente Vance.
A Casa Branca rejeitou as acusações do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na segunda-feira, depois do líder ucraniano ter criticado o vice-presidente J.D. Vance por alegadamente defender as acções do presidente russo Vladimir Putin.