O Presidente Donald J. Trump afirmou que o objectivo da União Europeia (UE) é “lixar os Estados Unidos”, anunciando que foi tomada a decisão de aplicar uma tarifa de 25% sobre os automóveis e outros produtos importados do bloco.
Em declarações aos jornalistas durante a primeira reunião do seu novo gabinete, o Presidente afirmou:
“Não aceitam os nossos automóveis, não aceitam os nossos produtos agrícolas; utilizam todo o tipo de razões para não o fazerem”.
Trump explicou que tem estima pelos países europeus, reconhecendo a sua própria ascendência europeia, mas que os EUA têm um défice de cerca de 300 biliões de dólares com a UE, que tem que ser colmatado, até porque:
“A UE foi criada para lixar os Estados Unidos, sejamos honestos. E eles fizeram um bom trabalho. Mas agora, eu sou o presidente”.
Quando questionado sobre uma possível retaliação da UE, Trump afirmou:
“Eles não podem. Quer dizer, eles podem tentar, mas não conseguem”.
NOW – Trump: “The European Union was formed in order to screw the United States. That is the purpose of it.” pic.twitter.com/u9IgXVcfUy
— Disclose.tv (@disclosetv) February 26, 2025
Depois de ter anunciado que as taxas alfandegárias sobre o Canadá e o México iriam ser aplicadas a partir de 4 de Março, não havendo “qualquer margem” para um acordo de última hora, Donald Trump voltou a protelar a sua decisão por mais um mês. As tarifas de 25%, já tinham sido anteriormente adiadas após as tentativas do primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e da presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, de responder às preocupações dos EUA, aumentando os esforços de segurança nas fronteiras.
Relacionados
17 Mar 25
Guerra do Bourbon: Trump classifica a União Europeia como “hostil e abusiva”. Ameaça com tarifas de 200% .
Ameaçando a UE com tarifas esmagadoras se não levantar “uma desagradável tarifa de 50%" sobre o bourbon americano, Donald Trump aproveitou para sugerir que não está disposto a ser abusado pelos tecnocratas de Bruxelas.
14 Mar 25
Polícia belga faz rusgas no Parlamento Europeu no âmbito de uma importante investigação sobre corrupção.
Mais de 100 policias belgas invadiram instalações do Parlamento Europeu na manhã de quinta-feira, a propósito de uma investigação sobre actividades ilícitas de suborno e corrupção da gigante chinesa de tecnologia Huawei.
14 Mar 25
Rochdale, onde gangues de violaradores paquistaneses operaram sem freio durante anos, recebe prémio “Cidade da Cultura”.
Numa decisão chocante, a cidade de Rochdale, um local de eleição para os gangues de violadores predominantemente muçulmanos e de origem paquistanesa, foi nomeada “Cidade da Cultura” pelo aparelho trabalhista britânico.
13 Mar 25
Fronteira sul dos EUA regista uma queda de 94% nas travessias ilegais.
O chefe da Patrulha de Fronteira, Mike Banks, relatou uma redução significativa nas travessias ilegais na fronteira entre os EUA e o México. Banks atribuiu estes resultados ao discurso e às políticas implementadas pela administração Trump.
13 Mar 25
Depois de convencer Trump a subscrever o seu projecto trans-humanista de IA/mRNA, Sam Altman regressou ao seu natural esquerdismo.
Sam Altman, o CEO da OpenAI de que Trump tanto gosta, está entre a lista de bilionários que vão financiar a campanha do senador democrata Mark Warner, que votou contra a maioria dos nomeados do gabinete do Presidente.
12 Mar 25
Conselheiro governamental avisa que o Reino Unido está a caminhar para a guerra civil.
O Professor David Betz afirmou num podcast que a situação social no Reino Unido é explosiva e que uma erupção nacional que ultrapassará os tumultos do Verão passado vai provavelmente acontecer dentro de meia década.