O X, de Elon Musk, foi proibido no Brasil, depois de se recusar a cumprir um prazo de 24 horas para nomear um representante legal no país, marcando uma intensificação na disputa do bilionário com o juiz Artur de Moraes, em particular, e da perseguição às plataformas que promovem o livre discurso em geral.
They’re shutting down the #1 source of truth in Brazil https://t.co/RasqcQ3ySM
— Elon Musk (@elonmusk) August 30, 2024
A rede social afirmou numa publicação no X, na quinta-feira:
“Em breve, esperamos que o Ministro Alexandre de Moraes ordene o bloqueio do X no Brasil – simplesmente porque não cumprimos as suas ordens ilegais para censurar os seus opositores políticos. Entre esses inimigos estão um Senador devidamente eleito e uma jovem de 16 anos, entre outros.”
Soon, we expect Judge Alexandre de Moraes will order X to be shut down in Brazil – simply because we would not comply with his illegal orders to censor his political opponents. These enemies include a duly elected Senator and a 16-year-old girl, among others.
When we attempted…
— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) August 29, 2024
Na quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal partilhou uma ordem do juiz Alexandre de Moraes que exigia que a empresa nomeasse um representante legal no país, caso contrário a plataforma seria encerrada.
O X fechou seu escritório no Brasil na semana passada, afirmando que havia recebido uma “ordem secreta” de Moraes insistindo que a plataforma suprimisse certas contas ou o seu representante legal no país enfrentaria uma multa ou prisão. Na quinta-feira, o X informou que, após a demissão da sua representante legal, Alexandre de Moraes congelou as contas bancárias da empresa.
Ou seja: O X foi interdito no Brasil por não ter um representante legal, que caso existisse Moraes iria por certo encarcerar. Se o estratagema fosse mais vil, rebentava.
No comunicado, a plataforma de Elon Musk afirmou:
“As nossas contestações às suas acções manifestamente ilegais foram rejeitadas ou ignoradas. Nos próximos dias, publicaremos todas as exigências ilegais do juiz de Moraes e todos os processos judiciais relacionados, no interesse da transparência.”
Musk, um declarado defensor da liberdade de expressão, tem repetidamente entrado em conflito com Alexandre de Moraes e os seus pedidos de censura e suspensão de contas por motivos políticos. O juiz argumentou que as medidas fazem parte da sua luta para proteger a democracia da ‘desinformação’ e de ‘conteúdos odiosos’, mas a verdade é que todos os que publicam seja o que for em desacordo com o que Moraes considera ser aceitável estão, na sua opinião, a ‘desinformar’ e a criar ‘conteúdos odiosos’.
Na quarta-feira, Musk partilhou uma fotografia de Moraes atrás das grades, que parecia ter sido gerada por inteligência artificial, com a legenda:
“Um dia, @Alexandre, esta tua foto na prisão vai ser real. Marca as minhas palavras”.
One day, @Alexandre, this picture of you in prison will be real. Mark my words. pic.twitter.com/ZkHExAwQxm
— Elon Musk (@elonmusk) August 29, 2024
Noutro post,, escreveu :
“O Brasil é controlado por um tirano mascarado de juiz.”
Musk já havia pedido que Moraes renunciasse ou fosse destituído, recebendo uma rápida repreensão de grande parte do establishment político brasileiro.
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva tem procurado repetidamente classificar Musk como um bilionário alienado e o actual presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, disse ao Financial Times em Maio:
“Há claramente uma articulação de extrema-direita no mundo. Algumas pessoas invocam a liberdade de expressão quando, na verdade, estão defendendo um modelo de negócios baseado no ódio, no sensacionalismo e nas teorias da conspiração.”
O que há, claramente, é uma articulação globalista-leninista no mundo, que invoca a salvação da democracia para instaurar a ditadura.
Entretanto, o Juíz Moraes fez questão de um requinte de crueldade, prometendo penalizar aqueles que usem aplicações VPN para aceder ao X:
Brazil’s Supreme Court just banned X and announced an $8,900/day penalty for those who use a VPN to evade it. Don’t dismiss what’s happening because it’s Brazil. It isn’t an outlier. It’s the start of the totalitarian future George Orwell presciently predicted in “1984.” pic.twitter.com/PPVVoZvZeM
— Michael Shellenberger (@shellenberger) August 30, 2024
Acresce que na quinta-feira, a Starlink, a rede de satélites de Musk, informou que havia recebido uma ordem de Moraes que congelava as suas contas bancárias e impedia a empresa de realizar transações financeiras no Brasil. A imprensa local noticiou que a decisão de bloquear as contas da Starlink no Brasil foi parte de uma tentativa de cobrar multas aplicadas à X por não ter cumprido ordens judiciais, mas as empresas são entidades completamente diferentes e independentes uma da outra, com corpos accionistas também diversos, e esta acção só é possível porque o Brasil já não é um estado de direito mas uma tirania judicial.
Estes acontecimentos ocorrem num contexto do ataque cerrado à liberdade de expressão no Ocidente, e poucos dias depois do fundador do Telegram, Pavel Durov, outro director executivo de uma plataforma que optou por privilegiar o livre discurso, a privacidade dos seus utilizadores e uma abordagem de moderação sem intervenção, ter sido detido e enfrentado acusações preliminares em França.
Esta é mais uma batalha ganha pelas elites liberal-leninistas, sem que as massas se dignem a reagir. E se os europeus e os americanos acham que este avanço vai ficar pelo Brasil, não podem estar mais enganados.
_____________
Mensagem importante para os seguidores brasileiros do Contra:
O X vfoi banido no Brasil. Os brasileiros que privilegiam a liberdade de expressão e de informação podem continuar a seguir o ContraCultura através destes meios alternativos:
Subscrever e-letter: https://contra-cultura.com/#subscrever
Facebook: https://facebook.com/culturadocontra
Instagram: https://instagram.com/cultura_do_contra/
Blog: https://blogvilla.blogspot.com
Youtube: https://youtube.com/@contracultura4111
O Contra não pode deixar de agradecer aos seus seguidores brasileiros, que são aos milhares, pelo apoio que têm oferecido a esta publicação. Um abraço sincero a todos e votos de que continuem a lutar pela liberdade e pela dignidade humana. É um facto histórico que aqueles que estão do lado da censura nunca prevalecem, e o Brasil será livre, com a graça de Deus!
Relacionados
28 Mar 25
Zelensky diz que diplomata de Trump “é bom no imobiliário”, mas que “isto é diferente”, e que Putin vai morrer “em breve”.
O presidente ucraniano parece estar a acusar o abuso de cocaína, e decidiu insultar os americanos, Donald Trump e o seu emissário Steve Witkoff, de uma assentada. Não admira que a diplomacia de Kiev aposte agora tudo num suposto cancro de Putin.
27 Mar 25
Marco Rubio suspende contratos da USAID no valor de dezenas de biliões de dólares.
No seguimento do trabalho de auditoria do DOGE, o secretário de Estado Marco Rubio anunciou que rescindiu cerca de 5.200 contratos - no valor de dezenas de biliões de dólares - pertencentes à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.
27 Mar 25
A perseguição dos cristãos na Síria é o fruto podre da política externa dos EUA.
O genocídio que está a ser cometido pelo novo regime islâmico da Síria sobre a população cristã autóctone é o resultado directo da política externa de longa data dos Estados Unidos no Médio Oriente e do financiamento de milícias radicais islâmicas pela CIA e o Pentágono.
26 Mar 25
Alemanha: Partido AfD vai ser banido antes das próximas eleições.
O AfD é o segundo maior partido da Alemanha e tem quase um quarto do apoio dos eleitores, mas enfrenta uma séria probabilidade de ser interdito, já que a CDU, o SPD e os Verdes parecem concordar com a proibição. Para 'salvar a democracia'.
25 Mar 25
USAID financiou órgãos de propaganda ucranianos que colocaram JD Vance e Elon Musk na lista negra de “agentes russos”.
Uma organização mediática ucraniana que colocou vários políticos americanos numa lista negra de “propagandistas estrangeiros da Federação Russa”, incluindo o Vice-Presidente J.D. Vance e o senador Rand Paul, recebeu financiamento da USAID.
25 Mar 25
Líder político australiano admite que a liberdade de expressão é incompatível com a ‘diversidade’.
Chris Minns admitiu, sem querer, que a liberdade de expressão é incompatível com uma sociedade multicultural, mas talvez fosse pertinente perguntar aos australianos se concordam em trocar os seus direitos fundamentais por mais uns milhões de imigrantes.