Pavel Durov está em maus lençóis. Os promotores franceses acusaram o CEO do Telegram de 12 crimes, incluindo cumplicidade na posse e distribuição de pornografia infantil, venda e distribuição de narcóticos ilegais e fraude. A procuradora Laure Beccuau divulgou um comunicado na segunda-feira descrevendo as acusações contra Durov, que foi preso ao entrar em França no sábado, 24 de Agosto.
O comunicado afirma que as autoridades iniciaram uma investigação sobre estas acusações no início de Julho, incluindo a recusa em permitir que o estado francês acedesse aos dados dos utilizadores da plataforma ou recolhesse as informações solicitadas pelos forças policiais e os órgãos judiciais do país.
JUST IN – Telegram’s Pavel Durov charged on 12 criminal counts. pic.twitter.com/ncy12byjji
— Disclose.tv (@disclosetv) August 26, 2024
Uma outra acusação diz respeito à prestação de serviços de criptologia por Durov, sem declaração certificada, e ao branqueamento de capitais provenientes de infracções de um grupo criminal organizado. A procuradora Beccuau também acusa o director executivo do Telegram de permitir transacções ilegais na sua plataforma. Os advogados de Durov rejeitaram as alegações, estabelecendo o paralelo com os construtores de automóveis que não são acusados quando os seus produtos são utilizados para actividades criminosas.
E de qualquer forma, será talvez pertinente sublinhar que uma das garantias fundamentais que o Telegram oferece aos seus utilizadores é precisamente o carácter encriptado das mensagens que trocam, ou seja, a inviolabilidade desses conteúdos, que terão assim que permanecer privados.
Muitos críticos dos procuradores franceses apontaram a detenção e a acusação como uma questão de liberdade de expressão, incluindo a Rússia, país natal de Durov. A antiga espia e actual deputada russa Maria Butina considerou a detenção uma caça às bruxas e declarou que a liberdade de expressão estava morta na Europa.
Elon Musk, o proprietário do X (antigo Twitter), também se pronunciou sobre a detenção, publicando uma entrevista entre Durov e Tucker Carlson com o hashtag #freePavel.
Musk tem estado sob grande pressão da União Europeia, depois de ter sido acusado de permitir discurso de ódio e outras actividades ilegais. O comissário europeu Thierry Breton chegou a ameaçar Musk, exigindo parvamente que o bilionário censurasse uma conversa que publicou no X com Donald J. Trump, no início deste mês.
O CEO da Rumble, Chris Pavlovski, também interveio, afirmando que também tinha sido ameaçado pelas autoridades francesas e que a detenção de Durov estava a ultrapassar os limites do razoável, apelando à sua libertação imediata. Pavlovski acrescentou que a sua empresa “abandonou completamente a Europa”, depois de a plataforma de vídeo já ter saído de França e ter sido proibida na China e na Rússia.
Resta fazer uma pergunta, apenas justa: Porque é que Mark Zuckerberg, que preside à maior plataforma de redes de pedofilia do planeta – o Instagram – e à maior indústria de comercialização ilegal de dados pessoais de Silicon Valley, nunca foi preso à saída de um aeroporto francês?
Elon Musk tem a palavra:
Because he already caved into censorship pressure.
Instagram has a massive child exploitation problem, but no arrest for Zuck, as he censors free speech and gives governments backdoor access to user data. https://t.co/RTTGIaD0gA https://t.co/iPb5NIxIJN
— Elon Musk (@elonmusk) August 25, 2024
Relacionados
11 Dez 24
Seis em cada dez franceses querem que Macron se demita após o colapso do governo.
Uma sondagem divulgada na quinta-feira passada revelou que 59% dos franceses querem que o Presidente Emmanuel Macron se demita do cargo. Mas o homem prefere levar a França à ruína a levantar o rabo da cadeira do poder.
11 Dez 24
“Parem este terrorista!” Governo dos EUA ofereceu em 2017 dez milhões de dólares pela captura do novo líder da Síria.
O novo líder da Síria, Abu Mohammad al-Julani, e a sua organização terrorista, já foram inimigos terríveis do Ocidente. Agora são bons amigos, financiados por americanos, turcos e britânicos. Tudo permite, a russofobia.
10 Dez 24
De mal a pior: Trump escolhe para director da NASA um democrata woke.
Trump escolheu para a direcção da agência espacial norte-americana um liberal woke, fanático da diversidade e generoso em doações ao Partido Democrata. Musk deve ter metido a cunha, para ter um amigo como o seu principal cliente. Mas a nomeação é aberrante.
9 Dez 24
‘Democracia’ romena cancela eleições presidenciais porque um populista estava prestes a ganhá-las.
O Tribunal Constitucional da Roménia cancelou as eleições presidenciais poucos dias antes da votação prevista, alegando que uma campanha de interferência russa é a razão pela qual um candidato populista era o favorito para vencer a corrida.
9 Dez 24
Síria: Regime de al-Assad cai, terroristas da Al-Qaeda apoiados pela CIA tomam o poder.
O regime sírio de Bashar al-Assad caíu. No Kremlin, o embaraço é imenso. Em Washington, as mesmas forças que apoiaram os rebeldes jihadistas vão agora começar a enumerar motivos para lhes fazerem a guerra.
6 Dez 24
Alemanha: Partidos de esquerda querem facilitar rusgas e acções judiciais contra cidadãos que “insultam” políticos.
Os partidos de extrema-esquerda SPD e Verdes, da coligação no poder, querem tornar muito mais fácil para a polícia fazer rusgas e processar os alemães que “insultam” os políticos. E quem não concorda com esta iniciativa leninista é de extrema-direita.