Pavel Durov está em maus lençóis. Os promotores franceses acusaram o CEO do Telegram de 12 crimes, incluindo cumplicidade na posse e distribuição de pornografia infantil, venda e distribuição de narcóticos ilegais e fraude. A procuradora Laure Beccuau divulgou um comunicado na segunda-feira descrevendo as acusações contra Durov, que foi preso ao entrar em França no sábado, 24 de Agosto.
O comunicado afirma que as autoridades iniciaram uma investigação sobre estas acusações no início de Julho, incluindo a recusa em permitir que o estado francês acedesse aos dados dos utilizadores da plataforma ou recolhesse as informações solicitadas pelos forças policiais e os órgãos judiciais do país.
JUST IN – Telegram’s Pavel Durov charged on 12 criminal counts. pic.twitter.com/ncy12byjji
— Disclose.tv (@disclosetv) August 26, 2024
Uma outra acusação diz respeito à prestação de serviços de criptologia por Durov, sem declaração certificada, e ao branqueamento de capitais provenientes de infracções de um grupo criminal organizado. A procuradora Beccuau também acusa o director executivo do Telegram de permitir transacções ilegais na sua plataforma. Os advogados de Durov rejeitaram as alegações, estabelecendo o paralelo com os construtores de automóveis que não são acusados quando os seus produtos são utilizados para actividades criminosas.
E de qualquer forma, será talvez pertinente sublinhar que uma das garantias fundamentais que o Telegram oferece aos seus utilizadores é precisamente o carácter encriptado das mensagens que trocam, ou seja, a inviolabilidade desses conteúdos, que terão assim que permanecer privados.
Muitos críticos dos procuradores franceses apontaram a detenção e a acusação como uma questão de liberdade de expressão, incluindo a Rússia, país natal de Durov. A antiga espia e actual deputada russa Maria Butina considerou a detenção uma caça às bruxas e declarou que a liberdade de expressão estava morta na Europa.
Elon Musk, o proprietário do X (antigo Twitter), também se pronunciou sobre a detenção, publicando uma entrevista entre Durov e Tucker Carlson com o hashtag #freePavel.
Musk tem estado sob grande pressão da União Europeia, depois de ter sido acusado de permitir discurso de ódio e outras actividades ilegais. O comissário europeu Thierry Breton chegou a ameaçar Musk, exigindo parvamente que o bilionário censurasse uma conversa que publicou no X com Donald J. Trump, no início deste mês.
O CEO da Rumble, Chris Pavlovski, também interveio, afirmando que também tinha sido ameaçado pelas autoridades francesas e que a detenção de Durov estava a ultrapassar os limites do razoável, apelando à sua libertação imediata. Pavlovski acrescentou que a sua empresa “abandonou completamente a Europa”, depois de a plataforma de vídeo já ter saído de França e ter sido proibida na China e na Rússia.
Resta fazer uma pergunta, apenas justa: Porque é que Mark Zuckerberg, que preside à maior plataforma de redes de pedofilia do planeta – o Instagram – e à maior indústria de comercialização ilegal de dados pessoais de Silicon Valley, nunca foi preso à saída de um aeroporto francês?
Elon Musk tem a palavra:
Because he already caved into censorship pressure.
Instagram has a massive child exploitation problem, but no arrest for Zuck, as he censors free speech and gives governments backdoor access to user data. https://t.co/RTTGIaD0gA https://t.co/iPb5NIxIJN
— Elon Musk (@elonmusk) August 25, 2024
Relacionados
15 Set 24
Globalismo e Comunismo:
Os dois lados da mesma moeda.
A primeira de três crónicas de Walter Biancardine dedicadas à denúncia da herética cumplicidade corporativa, de inspiração marxista, entre os agentes do capitalismo contemporâneo e o Estado.
13 Set 24
Apparatchik da era Clinton pede que “reguladores globais” prendam Elon Musk.
O antigo Secretário do Trabalho de Bill Clinton, Robert Reich, declarou que os "reguladores globais" deveriam prender Elon Musk por espalhar "desinformação" e "ódio". Nesta altura do campeonato, os globalistas já deixaram cair a máscara e estão a apostar tudo na tirania.
12 Set 24
Donald vs Kamala:
Um debate soporífero, travado em plano inclinado.
Para conseguir empatar a disputa retórica com Kamala Harris, Donald Trump teve que estar muito longe da sua melhor forma e a vice-presidente teve que contar com a inevitável assistência técnica dos seus propagandistas da ABC. Um debate para esquecer.
12 Set 24
E agora? Turquia é o primeiro país da NATO a candidatar-se a membro dos BRICS
A Turquia, membro da NATO, apresentou o seu pedido de adesão à aliança BRICS. A iniciativa, para além de ser extremamente embaraçosa para a União Europeia e a Aliança Atlântica, é sintomática da perda de influência dos EUA no palco mundial.
11 Set 24
Três quartos dos eleitores democratas não conhecem as políticas de Kamala Harris.
Uma nova sondagem revelou que cerca de três quartos dos eleitores democratas não fazem ideia de quais são as posições de Kamala Harris sobre questões políticas fundamentais. O facto não surpreende, já que tudo tem sido feito para os manter na ignorância.
11 Set 24
Thomas Matthew Crooks tinha contas de mensagens encriptadas em países estrangeiros.
Não é nada estranha, é até perfeitamente normal, a notícia de que o puto meio retardado da Pensilvânia que alegadamente actuou a solo e ia matando Donald Trump tinha contas de mensagens encriptadas em plataformas alemãs, belgas e neo-zelandezas.