O grupo do Reddit WallStreet Bets está de volta com as acções GameStop a subirem loucamente de novo e a causarem prejuízos severos aos senhores do Universo de Wall Street, mas esta história só faz sentido contada do princípio pelo que temos que regressar a Janeiro de 2021.

 

A ressurreição de um cadáver ou como se consegue fazer fortuna a arruinar os tubarões de Wall Street.

Há 3 anos atrás, uns milhares de cidadãos de classe média reuniram-se à volta de um chat do Reddit e decidiram comprar milhares de acções da GameStop, um retalhista de videojogos que estava a ser objecto de especulação manhosa por parte da Melvin Capital, uma hedge fund de Wall Street que apostava na destruição da empresa e que por isso tinha investido à grande na baixa cotação das suas acções.

Resultado: a cotação das acções da GameStop disparou (cerca de 1700% e isto é que é usar as armas do inimigo contra ele próprio) e em 48 horas os bandidos da Wall Street perderam biliões de dólares e foram levados à falência. Isto enquanto o grupo de investidores justiceiros ganhou dinheiro como quem monopoliza o Monopólio.

 

 

Para todos os efeitos, este foi o momento fundador daquilo a que hoje os mercados chamam meme stocks, porque de facto a acção concertada deste grupo de investidores tem todas as características satíricas de um meme, acrescidas de valor fiduciário intrínseco.

O génio por trás da operação e do grupo do Reddit é Keith Patrick Gill, nome de guerra Roaring Kitty. Foi ele que convenceu outros compradores ao declarar no fórum WallStreetBets do Reddit e até num testemunho perante o Congresso que “gostava das acções” e dando origem a mais memes ainda:

 

 

A operação colocou a capacidade e a resiliência dos mercados de títulos à prova, em circunstâncias que “poucos poderiam ter previsto”, segundo admitiu a própria Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos num relatório no final daquele ano.

A história é simplesmente maravilhosa e demonstra inequivocamente como a vontade popular pode fazer sofrer, à séria, as miseráveis elites que temos e fazer uma espécie de divina justiça sobre a ganância e a total ausência de escrúpulos dos vampiros do mercado bolsista, que têm o hábito de apostar contra empresas que podiam muito bem sobreviver e continuar a gerar receitas e empregos, mas que são rapidamente destruídas pelos piores instintos dos corretores.

Na altura, os rapazes do Lotus Eaters fartaram-se de rir com o sucedido e neste segmento hilariante explicam em detalhe as facetas do golpe de puro génio populista.

 

 

A GameStop está de volta e as meme stocks voltam a disparar.

Na semana passada, as acções da GameStop tiveram uma subida meteórica, num momento que faz lembrar 2021, e é evidente que  Roaring Kitty, estará de novo envolvido no processo.

E se é certo que os as Hedge Funds de Wall Street estão de novo a perder dinheiro em quantidades consideráveis, desta vez, porém, algumas coisas são diferentes. A maior mudança em relação à supernova inicial das acções da GameStop é a forma como a experiência de 2021 faz com que tudo isto pareça familiar. Essa familiaridade, mais algumas mudanças no mercado, deve permitir que Wall Street digira mais facilmente os movimentos bruscos deste género.

Mas algumas coisas permanecem firmemente as mesmas. Como por exemplo os prejuízos daqueles que continuam a apostar na destruição de empresas saudáveis. E a verdade é que a GameStop subiu repentina e acentuadamente. Saltou 60,1% a 14 de Maio, depois de ter subido 74% no dia anterior. Outras acções meme da época da pandemia estão a evoluir de forma igualmente radical. A AMC Entertainment, operadora de salas de cinema, deu um salto de 32% a 14 de Maio.

Estas acções deveriam estar a subir tão rapidamente? Os analistas financeiros e os investidores profissionais que se preocupam sobretudo com lucros, fluxos de caixa e taxas de juro diriam que não. As perspectivas financeiras da GameStop não se alteraram durante o fim de semana, antes da subida vertiginosa do preço das suas acções. O retalhista de videojogos registou um pequeno lucro no seu mais recente ano fiscal, que não justificam o disparo.

A sabedoria convencional diz que uma ação deve acabar por se fixar num preço que reflicta a quantidade de dinheiro que a empresa está a gerar, os resultados líquidos anuais e as compensações aos accionistas, o rumo que as taxas de juro estão a tomar, a adequação dos serviço e produtos que comercializa à realidade dos mercados e outros factores da lógica capitalista. Mas a verdade é que hoje em dia as grandes bolsas mundiais – e principalmente a nova iorquina – já não funcionam segundo esses princípios básicos – porque, como sabemos, factores políticos e corporativos, como filosofias woke de recrutamento, marketing e gestão, e investimentos na “sustentabilidade” e em tecnologias “verdes” ou “renováveis” valorizam artificialmente as empresas nos mercados bolsistas.

Ainda assim, a curto prazo, o que define o preço de uma acção é o montante que os investidores estão dispostos a pagar por ela. E, pelo menos por enquanto, as pessoas estão dispostas a pagar preços muito mais elevados pelas acções da GameStop. Aparentemente, “gostam” delas.

E porque é que a faísca que deu origem a este novo impulso terá sido acendida por Roaring Kitty? Porque, depois de ficar adormecida desde 18 de Junho de 2021, a sua conta no X acordou com um meme a 12 de maio. A imagem mostra uma pessoa a jogar um jogo de vídeo a passar de uma posição de repouso para uma posição vertical e alerta. Muitos utilizadores das redes sociais interpretaram o meme como um sinal, e os fóruns começaram logo a fervilhar com pessoas a dizer que iam comprar títulos da GameStop. Isso rapidamente deu lugar a capturas de ecrã que, segundo as pessoas, mostravam o lucro que estavam a obter com a negociação dessas acções.

 

 

A partir desse dia, a conta tem publicado dezenas de memes. E as acções da GameStop continuam a subir de valor. Tem sido uma loucura. O preço das acções da GameStop oscilou de tal forma após o sino de abertura de 13 de Maio que as transacções foram interrompidas nove vezes em pouco mais de uma hora. No dia 14 de Maio, os movimentos da AMC Entertainment foram ainda mais selvagens, e as suas transacções foram interrompidas 18 vezes ao início da tarde.

A 13 de Maio, os investidores injectaram 15,8 milhões de dólares na GameStop, junto com 37,5 milhões na AMC, de acordo com dados da Vanda Research. Em 2021 os investimentos foram de 87,5 milhões e 170 milhões, respectivamente.

Marco Lachini, vice-presidente sénior da Vanda Research comentou:

“Achamos que mais investidores podem aderir à tendência nos próximos dias? Sim. Achamos que isto é uma repetição de 2021? Não, e as chances de chegarmos a esse estágio são baixas.”

É verdade que os grandes hedge funds e outras empresas de investimento profissional estão mais bem equipados para lidar com a situação desta vez, e alguns podem até aproveitar a alta para despejarem no mercado as meme stocks que tiverem em portfolio, com os pequenos investidores a terem que absorver os prejuízos. Mas também é verdade que os investidores populares em “meme stocks” têm hoje um portfolio mais diversificado, podendo resistir a um primeiro momento de desvalorização de algumas acções. E, de qualquer forma, aqueles tubarões que continuaram a apostar na falência da GameStop estão já a perder rios de dinheiro.

Até porque estes últimos, para saírem do sarilho em que estão metidos, têm necessariamente, por lei, que comprar as acções das empresas contra as quais apostaram, o que só vai subir o seu valor no mercado. E enquanto para os meme traders esta é uma das componentes deliciosas do jogo, para os investidores profissionais é muito simplesmente trágica.

A reacção dos poderes estabelecidos em Wall Street a este novo impulso do populismo financeiro não se fez esperar e já se fala, claro, em censurar as comunicações dos grupos de investidores nas redes sociais. Ou, muito simplesmente, retirar o acesso ao mercado bolsista aos investidores amadores. Porque os métodos das elites são sempre os mesmos. São sempre corporativos, sectários, autoritários e proteccionistas em relação às suas agendas e interesses específicos, e quando um qualquer movimento populista surge como ameaça, o instinto das oligarquias é a sua supressão.

Porque, quer se queira quer não, vivemos num mundo em guerra. A guerra das elites contra as massas.