Jared Bernstein, presidente do Conselho de Consultores Económicos de Joe Biden, parece ignorar completamente a forma como a Reserva Federal e o Departamento do Tesouro dos EUA trabalham em conjunto para influenciar as condições macroeconómicas do país. Numa entrevista publicada num novo documentário que discute a Teoria Monetária Moderna, Bernstein esforça-se por descrever a forma como o governo dos EUA aumenta ou diminui a oferta monetária, comprando ou resgatando títulos do Tesouro – e como isso afecta a dívida nacional.
Tropeçando em conceitos básicos e na interacção entre o Tesouro e a Reserva Federal, Bernstein afirma:
“O governo imprime dinheiro. E definitivamente empresta esse dinheiro, e é por isso que, hum, o governo definitivamente imprime dinheiro.”
E continua, questionando a exactidão do seu entendimento:
“E depois empresta esse dinheiro vendendo obrigações. Hum, É isso que eles fazem?”
Ainda com dificuldades em articular o funcionamento da política monetária dos EUA, acrescenta:
“Eles, eles, hum, eles, sim, eles, hum, eles vendem obrigações, sim eles vendem obrigações. Eles vendem obrigações, e as pessoas compram as obrigações e emprestam-lhes o dinheiro”.
Na realidade, o Departamento do Tesouro dos EUA leiloa obrigações e outros títulos à Reserva Federal, a nações estrangeiras, a cidadãos americanos e a outras agências governamentais para cobrir as despesas federais que excedem as receitas fiscais e outras receitas governamentais. No que respeita especificamente à Reserva Federal, o Tesouro imprime moeda americana para o banco central – vendendo-a a preço de custo. A moeda é depois distribuída pela Reserva Federal a vários bancos e instituições financeiras ou vendida de volta ao Tesouro através de leilões de títulos.
Em geral, o governo não empresta dinheiro; isso é da competência da Reserva Federal. Bernstein, no entanto, está pelo menos parcialmente correcto quando diz que os indivíduos e as instituições que compram obrigações do Tesouro estão a emprestar dinheiro ao governo federal. Mas mesmo quando está certo, parece hesitar nessa certeza, reconhecendo completamente a sua impreparação técnica para o cargo que ocupa:
“Mas eu não entendo. Não sei do que é que eles estão a falar.”
Jared Bernstein is the Chair of the Council of Economic Advisers, the main agency advising Biden on economic policy.
He seems absolutely clueless about how the Treasury and the Fed function.
Scary how stupid this guy is.
🔊
— Wall Street Silver (@WallStreetSilv) May 3, 2024
Para além da conspiração de estúpidos que leva este homem a uma posição de poder federal na economia americana, temos que nos perguntar sobre a intenção que está por trás dessa falência do mérito. Porque elevar imbecis à posição de peritos é uma excelente estratégia de cinzas.
Relacionados
27 Mar 25
Marco Rubio suspende contratos da USAID no valor de dezenas de biliões de dólares.
No seguimento do trabalho de auditoria do DOGE, o secretário de Estado Marco Rubio anunciou que rescindiu cerca de 5.200 contratos - no valor de dezenas de biliões de dólares - pertencentes à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.
26 Mar 25
Espanha: 71,4% de todos os novos empregos nos últimos 5 anos foram para imigrantes, enquanto os jovens nativos fogem do país.
A Espanha está a seguir as tendências observadas em todo o mundo ocidental, que afastam os jovens nativos do mercado de trabalho, e promovem empregos destinados a estrangeiros, que assentam em mão de obra barata, não qualificada.
24 Mar 25
EUA: Serviços de saúde federais fizeram pagamentos indevidos no valor astronómico de 1,1 triliões de dólares.
Os Centros de Serviços Medicare e Medicaid do governo federal americano emitiram cerca de 1,1 triliões de dólares em pagamentos indevidos na última década, de acordo com uma auditoria independente.
10 Mar 25
A dormir com o inimigo: Trump elogia compra de portos no Canal do Panamá pela BlackRock.
Por muito que tente, Donald Trump não consegue esconder a sua simpatia pelos senhores do universo de Wall Street (que se pudessem lhe enfiavam já um tiro na testa), e no seu discurso ao Congresso da semana passada celebrou um investimento da BlackRock no Canal do Panamá.
10 Mar 25
Cúmulo da hipocrisia: União Europeia gastou mais em energia russa do que em ajuda à Ucrânia em 2024.
De acordo com o Center for Research on Energy and Clean Air, a Europa, apesar do histerismo hipócrita, contribuiu em 2024 mais para o esforço de guerra russo do que para o esforço de guerra ucraniano. Espantoso.
7 Mar 25
Trump afirma que o objectivo da UE é “lixar” os Estados Unidos, anunciando tarifas de 25% sobre importações europeias.
O Presidente Donald J. Trump afirmou que o objectivo da União Europeia é “lixar os Estados Unidos”, anunciando que foi tomada a decisão de aplicar uma tarifa de 25% sobre os automóveis e outros produtos importados do bloco.