Um relatório secreto elaborado pela Real Polícia Montada do Canadá (RCMP) traça um quadro sombrio para o futuro do país, alertando para o facto de o agravamento das condições económicas poder levar os canadianos a revoltarem-se contra o governo.
O relatório, intitulado “The Whole-of-Government Five Year Trends for Canada” (Tendências Quinquenais do Governo para o Canadá), centra-se nos jovens, referindo que, da forma como as coisas estão a correr, é improvável que consigam experimentar os amanhãs que cantam que Justin Trudeau lhes tem vindo a prometer.
O relatório, cuja versão muito censurada, vá-se lá saber porquê, foi recentemente divulgada em resposta a um pedido de acesso à informação apresentado pelo professor assistente da Universidade Thompson Rivers, Matt Malone, começa por enumerar uma série de crises no país e no estrangeiro e elabora sobre as suas consequências:
“A situação irá provavelmente deteriorar-se ainda mais nos próximos cinco anos. (…) O próximo período de recessão irá acelerar o declínio do nível de vida que as gerações mais jovens já testemunharam em comparação com as gerações anteriores”.
Um exemplo que o texto destaca é a constatação de que
“é pouco provável que muitos canadianos com menos de 35 anos consigam comprar uma casa para viver”.
O documento prossegue no mesmo tom sombrio:
“As consequências deste declínio do nível de vida serão exacerbadas pelo facto de a diferença entre os extremos da riqueza ser agora maior nos países desenvolvidos do que em qualquer outro momento em várias gerações”.
A secção seguinte, que aborda a erosão da confiança, foi quase totalmente suprimida, mas a única frase visível diz:
“Nos últimos sete anos, assistiu-se a uma polarização social e política acentuada no mundo ocidental”.
O relatório, sendo redigido por um organismo controlado pelo regime Trudeau, tinha necessariamente que seguir a retórica dos poderes instituídos, referindo que o agravamento das condições económicas e a agitação social conduziram a um aumento do “populismo paranoico”, um fenómeno em que os populistas “capitalizam o aumento da polarização política e das teorias da conspiração” para “adaptar as suas mensagens de forma a apelar a movimentos extremistas”.
Portanto: não é que o governo federal neo-liberal tenha destruído a economia de um dos países mais ricos do mundo, não. Não é que os jovens sem expectativas de futuro tenham razões para se revoltarem, não. A intabilidade social deve-se apenas ao “populismo paranoico”.
O texto oferece uma série de sugestões para os responsáveis da RCMP, incluindo este aviso:
“A aplicação da lei deve esperar uma polarização social e política contínua alimentada por campanhas de desinformação e uma desconfiança crescente em relação a todas as instituições democráticas”.
Porque um país onde as pessoas podem ser condenadas a prisão perpétua por delito de opinião e em que os serviços secretos espiam os cidadãos que se opõem a mudanças de sexo em crianças, terá necessariamente “instituições democráticas” em que vale a pena confiar.
E a ‘desinformação’ de que fala o documento, constitui um momento infeliz dos peritos da Polícia Montada, já que o supremo líder já deu ordem, em 2023, para que os canadianos consumissem apenas a propaganda do regime.
Relacionados
31 Mar 25
Áustria: Absolvições e penas risíveis para imigrantes que violaram uma menina.
Um gangue de 17 imigrantes violou brutalmente uma menina austríaca de 12 anos, chegando mesmo a filmar parte dos abusos. Entre os que já foram julgados há um absolvido e outro em liberdade condicional.
27 Mar 25
Marco Rubio suspende contratos da USAID no valor de dezenas de biliões de dólares.
No seguimento do trabalho de auditoria do DOGE, o secretário de Estado Marco Rubio anunciou que rescindiu cerca de 5.200 contratos - no valor de dezenas de biliões de dólares - pertencentes à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.
27 Mar 25
Cancelamento de festivais devido à ameaça terrorista e aos custos com a segurança estão a destruir o património cultural da Alemanha.
Os festivais públicos e as tradições culturais da Alemanha estão a enfrentar dificuldades críticas, à medida que as crescentes ameaças terroristas e correspondentes medidas de segurança mais rigorosas levam a cancelamentos generalizados.
26 Mar 25
Espanha: 71,4% de todos os novos empregos nos últimos 5 anos foram para imigrantes, enquanto os jovens nativos fogem do país.
A Espanha está a seguir as tendências observadas em todo o mundo ocidental, que afastam os jovens nativos do mercado de trabalho, e promovem empregos destinados a estrangeiros, que assentam em mão de obra barata, não qualificada.
25 Mar 25
Insanidade woke, no Wisconsin: Governador democrata quer substituir a palavra “mãe” por “pessoa inseminada”.
Em contraciclo e clara desobediência às ordens executivas da Casa Branca, o governador democrata do Wisconsin apresentou uma proposta de lei para substituir a palavra “mãe” pela expressão “pessoa inseminada” nos documentos estaduais.
24 Mar 25
EUA: Serviços de saúde federais fizeram pagamentos indevidos no valor astronómico de 1,1 triliões de dólares.
Os Centros de Serviços Medicare e Medicaid do governo federal americano emitiram cerca de 1,1 triliões de dólares em pagamentos indevidos na última década, de acordo com uma auditoria independente.