“Vejo em vós todo o estigma característico da decadência. Posso provar-vos que o vosso ateísmo e o vosso pessimismo e o vosso cinismo, a vossa imoralidade, os vossos casamentos desfeitos, foram marcas características das eras moribundas dos antigos Estados”.
Oswald Spengler . O Declínio do Ocidente

 

Estamos a viver numa era de colapso civilizacional? Há evidentes sinais de declínio moral, económico e político nas sociedades ocidentais, mas para evitar a subjectividade unilateral e não contextualizada do tempo real, será pertinente considerar o que levou as civilizações do passado a cair, a fim de determinar se a nossa está em perigo.

 

“Os sábios dizem… que quem quiser prever o futuro deve consultar o passado; pois os acontecimentos humanos assemelham-se sempre aos de tempos anteriores”.
Niccolò Machiavelli . Escritos Políticos, Históricos e Literários

 

Na tentativa de explicar o colapso das civilizações, historiadores e cientistas sociais fazem a distinção entre causas externas e internas. Uma causa externa é uma força ou fenómeno exógeno à sua orgânica, que se impõe com poder destrutivo sobre uma civilização. Exemplos incluem invasões de um inimigo estrangeiro e os chamados actos de deus, tais como epidemias ou catástrofes naturais. Alguns historiadores afirmam que a Civilização Minoica, que floresceu aproximadamente entre o século XXX e XV a.C. na ilha de Creta, entrou em colapso devido a uma erupção vulcânica, enquanto outros propõem que a malária desempenhou um factor importante na queda de Roma. Historiadores da civilização meso-americana alegam que a famosa cidade de Teotihuacan caiu devido à invasão dos bárbaros do norte, enquanto o papel das tribos germânicas no colapso do Império Romano tem sido bem documentado e discutido. Os germes, uma pequena força militar (168 homens, um canhão e 27 cavalos) e a astúcia de Pizarro levaram os Incas à servidão e à rápida extinção, em 1572. Mas o maior império da América pré-colombiana, que conheceu o seu apogeu entre 1438 e 1533, não seria tão fácil de aniquilar se não estivesse já moribundo quando os espanhóis chegaram ao Perú.

 

The Course of Empire . Savage State . Thomas Cole . 1833–1836

 

Por muito atractivas que sejam as teorias de causa externa, elas não explicam adequadamente o porquê do colapso das civilizações porque, quando no usofruto das suas virtudes tecnológicas, políticas, sociais e económicas, elas mostram grande resiliência a catástrofes naturais, persistem através de epidemias e defendem-se com sucesso de ataques militares. Só quando todas ou algumas dessas variáveis mostram um deficit de vitalidade é que a resistência à adversidade e a capacidade de adaptação a crises externas diminui dramaticamente, levando ao declínio e queda.

Como as teorias de causas externas não explicam suficientemente o ocaso destas super-estruturas, precisamos de voltar a nossa atenção para as causas internas do colapso e investigar o que causa o enfraquecimento de uma civilização pelo seu apodrecimento de dentro para fora, até que eventualmente chegue a um ponto em que uma crise externa se torna a gota de água que a dilui em definitivo.

 

“Uma grande civilização não é conquistada de fora até se ter destruído a si própria por dentro”.
Will Durant . A História da Filosofia

 

No século XX, Sir John Bagot Glubb, mais conhecido como Glubb Pasha, escreveu um ensaio pouco conhecido intitulado “The Fate of Empires and the Procurar for Survival”. Neste ensaio ele apresentou a tese de que as civilizações são semelhantes aos organismos biológicos no sentido de que têm uma duração de vida natural, e progridem através de uma série de fases marcadas pelo crescimento, declínio e eventual morte. Traçando a progressão destas fases, podemos ganhar maior clareza sobre como, e porquê, as civilizações se destroem a si próprias a partir de dentro.

 

“As experiências da raça humana têm sido registadas há cerca de quatro mil anos. Se tentarmos estudar um tal período de tempo no maior número de civilizações possível, parecemos descobrir os mesmos padrões constantemente repetidos sob condições muito diferentes de clima, cultura e religião… O ciclo de vida de uma grande civilização parece começar com uma explosão de energia violenta, e geralmente imprevista, e termina numa diminuição dos padrões morais, cinismo, pessimismo e frivolidade”.
John Bagot Glubb . The Fate of Empires and the Procurar for Survival.

 

The Course of Empire . The Arcadian or Pastoral State . Thomas Cole . 1833–1836

 

Segundo Glubb, a primeira etapa na vida de uma civilização é a Era dos Pioneiros. Nesta época, uma pequena mas determinada população de inovadores, guerreiros e exploradores, lança as sementes de uma nova civilização.

 

“Os homens percorrem as selvas, escalam montanhas, atravessam oceanos em pequenas cascas de noz… Pobres, robustos, muitas vezes meio famintos e mal vestidos, são ricos em coragem, energia e iniciativa, superam todos os obstáculos e parecem estar sempre no controlo da situação”.
John Bagot Glubb . The Fate of Empires e Procurar for Survival

 

Depois de se instalarem no território recentemente descoberto, ou conquistado, os pioneiros constroem pequenas cidades e povoações, aproveitam os recursos naturais da região e começam a concentrar as suas energias na produção de alimentos e artefactos e no seu comércio. A Era dos Pioneiros termina assim, e a Era do Comércio – a fase seguinte da vida de uma civilização – começa.

Na Era do Comércio, são construídos centros urbanos maiores, são criadas infra-estruturas públicas, e com as vastas quantidades de riqueza criadas a partir da produção e do comércio, as artes são financiadas generosamente e são construídos monumentos, palácios, museus, fóruns e outros edifícios culturais do género. Nesta época, uma civilização atinge o que Glubb chamou o Meio-Dia de Prosperidade, o seu auge de riqueza e glória.

Apesar da magnificência, no Meio-dia da Prosperidade são plantadas as sementes do colapso civilizacional. Pouco depois de atingir o seu auge, a civilização transita para a Era da Afluência, e a imensa riqueza começa a corromper a civilização. O egoísmo, a ganância e a vaidade anulam as virtudes da dedicação, do sacrifício e do dever, que eram a norma em épocas passadas. Em vez de considerar o dinheiro como um subproduto do trabalho duro e da acção virtuosa, as pessoas procuram o dinheiro para o seu próprio bem e vêem-no como o bilhete para a salvação. E assim, a divindade Mamon, que na Bíblia é usada para descrever os males e as tentações da riqueza material e da cobiça, faz a sua aparição na cena histórica.

 

“A primeira direcção em que a riqueza fere a civilização é a moral… O objecto dos jovens e dos ambiciosos já não é a fama, a honra ou o serviço, mas o dinheiro… O moralista árabe, Ghazali (1058-1111), queixa-se que os estudantes já não frequentam a faculdade para adquirirem aprendizagem e virtude, mas para obterem as qualificações que lhes permitirão enriquecer”.
John Bagot Glubb . The Fate of Empires and Procurar for Survival 

 

Além disso, na Era da Afluência o acesso aos luxos, prazeres e confortos abundam, e mesmo os plebeus possuem a riqueza para se entregarem ao lazer e a actividades frívolas. “Uma sociedade mimada começa a apodrecer a partir do interior”, explica William Ophuls. Ao adaptarem-se à abundância, as pessoas tornam-se incapazes de suportar mesmo formas suaves de privações e sofrimento, e como diz o ditado muitas vezes repetido, os bons tempos criam homens fracos. “A prosperidade amadurece em decadência”, explicou Edward Gibbon, em referência a Roma.

 

The Course of Empire . The Consummation . Thomas Cole . 1833–1836

 

O declínio civilizacional que ocorre na Era da Afluência é ainda mais apressado por uma preocupação crescente com o bem-estar. Como não há escassez de riqueza, tanto os plebeus como os governantes apelam ao Estado para que utilize o seu monopólio da força para tirar dinheiro a alguns cidadãos a fim de fornecer cuidados médicos, educação, habitação, segurança social e esmolas governamentais a outros. E, como escreve Ophuls:

 

“A riqueza fomenta um sentimento de direito, bem como um sentimento de que nenhum deve ser deixado para trás. O resultado é o Estado Social com uma lista crescente de clientes e um fardo crescente de subsídios, juntamente com uma correspondente perda de responsabilidade pessoal e independência”.
William Ophuls . Immoderate Greatness

 

No auge da afluência de Roma, por exemplo, entre o domínio do Imperador Augusto e do Imperador Cláudio, quase um em cada três cidadãos recebia algum tipo de subsídio público e aproximadamente 200 000 famílias recebiam gratuitamente trigo do Estado. Uma geração mais tarde, Roma iniciou o seu processo irreversível de declínio.

 

“Talvez seja incorrecto imaginar o Estado-Providência como a marca de grandeza da realização humana. Pode ser apenas mais um marco comum no percurso de um império envelhecido e decrépito”.
John Bagot Glubb . The Fate of Empires and Procurar for Survival 

 

Com uma rede de segurança e de bem-estar, e com uma abundância de riqueza, a população já não precisa de dedicar a maior parte das suas horas de vigília a assegurar as necessidades da vida. Muitos, portanto, voltam a sua atenção para as actividades intelectuais. A Era da Afluência dá lugar à Era do Intelecto, e a civilização continua o seu declínio.

Poucos negariam os imensos benefícios que as explorações intelectuais conferem ao indivíduo e à sociedade em geral, no entanto, é apenas razoável considerar que se dão momentos na vida dos indivíduos e das sociedades em que existem demasiadas coisas boas. E uma das características da Era do Intelecto é que uma abordagem racionalista excessivamente unilateral da vida saturou a civilização. Parafraseando Nietzsche, na Era do Intelecto a racionalidade é transformada num tirano e a razão é vista como o único meio de descobrir a verdade. Como resultado, as verdades simbólicas, morais, e muitas vezes irracionais embutidas no mito e na religião são descartadas, e a civilização perde os pilares sobre os quais foi construída. Nietzsche implicou a extrema racionalidade exemplificada por Platão e Sócrates como um “sintoma de degeneração, um instrumento da dissolução grega”.

 

“Sem mito… Cada cultura perde o seu saudável e natural poder criativo”.
Nietzsche . O Nascimento da Tragédia

Ou como escreveram os historiadores Will e Ariel Durant:

“Mesmo o historiador céptico desenvolve um humilde respeito pela religião, uma vez que a vê funcionar e tornar-se aparentemente indispensável, em cada terra e época… A alma de uma civilização é a sua religião, e morre com a sua fé”.
Will e Ariel Durant . The Lessons of History

 

The Course of Empire . Destruction . Thomas Cole . 1833–1836

 

Juntamente com o declínio da religião e do mito, a Era do Intelecto é também caracterizada pela ascensão de intelectuais altamente racionais e críticos, que prosperam na dissecação e na demolição dos sistemas dominantes de crenças e valores. Referindo-se à Idade do Intelecto de Roma, o historiador Edward Gibbon escreveu:

 

“Graças ao trabalho de demolição realizado pelos intelectuais, a sociedade está cada vez mais livre de valores – ou seja, já não acredita em nada nem leva nada a sério. O eixo original, o núcleo moral, e o ideal orientador da civilização são agora uma memória distante”.
Edward Gibbon . Declínio e Queda do Império Romano

 

Após este trabalho de demolição intelectual, a Era da Decadência – a fase terminal da vida de uma civilização – instala-se. Sem um ideal ou núcleo moral orientador e abrangente, a desorientação é generalizada, a confusão cristaliza-se e a decadência de comportamentos e costumes toma de assalto a sociedade. As massas vivem vidas vazias e sem sentido das quais procuram alívio, afogando-se em prazeres básicos, desenvolvendo vícios, e adoptando o escapismo como forma de vida. As pessoas tornam-se cada vez mais incapazes de distinguir entre verdadeiro e falso, bom e mau, certo e errado, e por isso escolhem frequentemente o que é prejudicial para a vida. A beleza e a genialidade são renunciadas em favor da banalidade, fealdade e vulgaridade. As virtudes são vistas como vícios, e os vícios como virtudes. O processo de transcendência e busca da grandeza é abandonado em favor de uma conformidade apática. E, como resultado, a doença mental torna-se a norma.

 

“O vigor, a virtude e a moral originais da sociedade foram completamente apagados. Podre até ao núcleo, a sociedade aguarda o colapso, restando apenas a data a ser determinada”.
William Ophuls . Immoderate Greatness

 

Referindo-se à decadência que começou a infectar Roma no século I d.C., o historiador romano Tito Lívio testemunha:

 

“Quando era pobre e pequena, Roma era um exemplo único de virtude austera; depois corrompeu-se, estragou-se, apodreceu de todos os vícios; assim, pouco a pouco, fomos sendo trazidos para a condição actual em que não somos capazes de suportar os males de que sofremos, nem os remédios de que precisamos para os curar”.
Tito Lívio . Ab Urbe Condita

 

Glubb Pasha ecoa o pensamento de muitos outros historiadores ao afirmar que não há saída das fases progressivas da vida de uma civilização. Devido às leis da natureza humana, cada geração irá modificar-se de formas previsíveis com base nas condições geradas pelas gerações anteriores. Se for este o caso, somos forçados a aceitar a conclusão que William Ophuls considera “intragável”:

 

“A civilização está efectivamente ligada à autodestruição”.
William Ophuls . Immoderate Greatness

 

The Course of Empire . Desolation . Thomas Cole . 1833–1836

 

No entanto, as civilizações podem estar ligadas à autodestruição por outra razão: ao longo da história as elites políticas dirigentes – através de uma combinação de má gestão, ambição desmedida, febre de poder e corrupção – têm desempenhado um papel proeminente no seu declínio e queda. Um assunto a desenvolver em breve pelo ContraCultura.