O secretário de Estado Marco Rubio anunciou que cerca de 5.200 contratos – no valor de dezenas de biliões de dólares – pertencentes à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) foram rescindidos, à medida que a administração Trump prossegue os esforços para abolir a agência. Rubio Acrescentou que a gestão dos restantes contratos, cerca de 18% do total, serão agora assumidos pelo Departamento de Estado.
O primeiro diplomata da administração Trump agradeceu aos que trabalham no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) por terem posto em evidência os desperdícios do governo. A USAID foi uma das primeiras agências que o Presidente Donald J. Trump visou para cortes após a sua tomada de posse em Janeiro deste ano. Mais tarde, foi revelado que a agência tinha gasto biliões de dólares do dinheiro dos contribuintes em projectos bizarros a nível mundial.
Estes projectos incluíam ‘óperas transgénero’ na Colômbia e programas de alimentação para combatentes da Al-Qaeda na Síria. Noutro caso, várias clínicas de transgénero na Índia foram forçadas a fechar devido ao corte de financiamento da USAID.
A agência também terá financiado estudos universitários de terroristas, bem como órgãos de propaganda e meios de comunicação social na Ucrânia.
Os prestadores de serviços da USAID tentaram impedir a administração de rescindir os seus contratos, argumentando que essa liquidação os impedia de executar as suas funções de supervisão dos esforços de ajuda humanitária. No entanto, um juiz federal rejeitou o pedido este mês, permitindo que os seus contratos fossem rescindidos.
Relacionados
1 Abr 25
Marine Le Pen condenada a 4 anos de prisão e a 5 anos de interdição de actividade política num caso gritante de perseguição judicial.
Marine Le Pen, a mais popular líder política francesa, foi condenada a 4 anos de prisão e 5 anos de suspensão da actividade política, num processo kafkiano. Qualquer europeu que nesta altura acredite que vive em democracia está em definitivo alienado da realidade.
31 Mar 25
Administração Trump: Europa não tem capacidade militar para derrotar os Houthis.
A Europa é superada pelas capacidades balísticas dos houthis, segundo mensagens trocadas entre altos quadros do gabinete de Donald Trump, que pretendem inclusivamente facturar os custos do ataque ao Iémen às nações do velho continente.
31 Mar 25
Scott Adams sugere a criação de um ‘Departamento de Preocupações Imaginárias’ para lidar com as falsas ameaças da esquerda americana.
O criador de 'Dilbert', teve uma ideia brilhante, ao sugerir a criação de um 'Departamento de Preocupações Imaginárias' para lidar com as arrelias dos democratas sobre o apocalipse climático, as ameaças à democracia ou o conluio de Donald Trump com o Kremlin.
28 Mar 25
Zelensky diz que diplomata de Trump “é bom no imobiliário”, mas que “isto é diferente”, e que Putin vai morrer “em breve”.
O presidente ucraniano parece estar a acusar o abuso de cocaína, e decidiu insultar os americanos, Donald Trump e o seu emissário Steve Witkoff, de uma assentada. Não admira que a diplomacia de Kiev aposte agora tudo num suposto cancro de Putin.
27 Mar 25
A perseguição dos cristãos na Síria é o fruto podre da política externa dos EUA.
O genocídio que está a ser cometido pelo novo regime islâmico da Síria sobre a população cristã autóctone é o resultado directo da política externa de longa data dos Estados Unidos no Médio Oriente e do financiamento de milícias radicais islâmicas pela CIA e o Pentágono.
26 Mar 25
Alemanha: Partido AfD vai ser banido antes das próximas eleições.
O AfD é o segundo maior partido da Alemanha e tem quase um quarto do apoio dos eleitores, mas enfrenta uma séria probabilidade de ser interdito, já que a CDU, o SPD e os Verdes parecem concordar com a proibição. Para 'salvar a democracia'.