O Presidente Donald J. Trump reclamou vitória sobre um dos problemas fundamentais que prometeu resolver, depois das travessias ilegais nas fronteiras dos EUA terem caído para o número mais baixo de que há registo em Fevereiro, o primeiro mês completo do seu segundo mandato.

A agência de Alfândega e Protecção das Fronteiras (CBP) divulgou os números de Fevereiro de 2025, que mostram que apenas 8.326 pessoas tentaram atravessar ilegalmente a fronteira sul. Sob o governo de Joe Biden, as apreensões na fronteira atingiram o pico em Setembro de 2023, com 269.735, 8.991 por dia.

Sim, é factual, sob o regime Biden, registavam-se mais ilegais a entrar no país num único dia do que em todo o mês de Fevereiro sob a administração Trump.

O 47º presidente escreveu no Truth Social: “

“A invasão do nosso país acabou… Qualquer pessoa que tente entrar ilegalmente nos EUA enfrentará penalidades criminais significativas e deportação imediata”.

 

 

Segundo consta, multidões de aspirantes a estrangeiros ilegais estão a dar meia volta e a regressar a casa depois de saberem que a aplicação da lei nas fronteiras foi drasticamente reforçada e que o governo cancelou as políticas de incentivo à imigração desregrada.

Trump levou um mês para resolver um problema que Joe Biden e os democratas se recusaram a resolver em quatro anos.

Entretanto, entre 21 de Janeiro e 27 de Fevereiro, a administração Trump deportou 55.000 estrangeiros ilegais, de acordo com o DHS.