Dezenas de milhares de hectares de floresta amazónica estão a ser dizimados pela construção de uma auto-estrada de quatro faixas que vai levar as elites globais à Cimeira do Clima COP30, depois de desembarcarem dos seus jactos privados.
Sim, a sério.
Segundo a BBC, a enorme estrada vai ser construída com ligação à cidade brasileira de Belém, antes da Conferência da ONU, em Novembro.
A rodovia está a ser construída para aliviar o trânsito na cidade, que deverá receber mais de 50.000 pessoas durante a Cimeira.
I shit you not, a new four-lane highway is being built that cuts through tens of thousands of acres of protected Amazon rainforest for the COP30 climate summit in the Brazilian city of Belém. pic.twitter.com/GTmyeONbsz
— Champagne Joshi (@JoshWalkos) March 12, 2025
A reportagem refere que a floresta tropical exuberante, outrora virgem, ladeia a auto-estrada já parcialmente construída. Os troncos estão empilhados no terreno desbravado que se estende por mais de 13 km através da floresta tropical até Belém.
A estrada é um dos muitos projectos que estão a ser realizados para “preparar” e “modernizar” a cidade, com o secretário de infra-estruturas do governo estadual a dizer que irá “servir as pessoas para a COP30 da melhor maneira possível”.
Mas não se preocupem, serão colocadas “passagens para animais” na autoestrada, para que os bichos (que agora não têm casa) possam atravessá-la, e será utilizada iluminação alimentada por energia solar.
Claro que os mesmos “líderes” mundiais que dão sermões às pessoas comuns sobre as suas pegadas de carbono e sugerem que se coma carne cultivada em laboratório em vez da verdadeira, e insectos em vez tudo o resto, vão voar em jactos privados e depois saltar para os seus SUVs para percorrer a nova auto-estrada.
Se realmente fossem coerentes com a sua alegada missão, os participantes da COP30 poderiam simplesmente realizar uma conferência virtual, evitando milhares de toneladas de emissões de CO2 que produzem nas suas viagens para “salvar o planeta”.
Mas esse método amigo do ambiente não produz photo ops, nem gera manchetes na imprensa corporativa, nem assinala virtudes em vilões.
Relacionados
27 Mar 25
Cancelamento de festivais devido à ameaça terrorista e aos custos com a segurança estão a destruir o património cultural da Alemanha.
Os festivais públicos e as tradições culturais da Alemanha estão a enfrentar dificuldades críticas, à medida que as crescentes ameaças terroristas e correspondentes medidas de segurança mais rigorosas levam a cancelamentos generalizados.
26 Mar 25
Espanha: 71,4% de todos os novos empregos nos últimos 5 anos foram para imigrantes, enquanto os jovens nativos fogem do país.
A Espanha está a seguir as tendências observadas em todo o mundo ocidental, que afastam os jovens nativos do mercado de trabalho, e promovem empregos destinados a estrangeiros, que assentam em mão de obra barata, não qualificada.
25 Mar 25
Insanidade woke, no Wisconsin: Governador democrata quer substituir a palavra “mãe” por “pessoa inseminada”.
Em contraciclo e clara desobediência às ordens executivas da Casa Branca, o governador democrata do Wisconsin apresentou uma proposta de lei para substituir a palavra “mãe” pela expressão “pessoa inseminada” nos documentos estaduais.
21 Mar 25
Leis de ‘cidade santuário’ de nova Iorque impedem que imigrante que pegou fogo a uma mulher seja entregue aos Serviços de Imigração.
Um estrangeiro ilegal que foi acusado de incendiar uma mulher enquanto esta dormia no metro de Nova Iorque está a ser protegido do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) por leis de 'cidade santuário' de Nova Iorque.
20 Mar 25
Reino Unido: Imigrantes têm mais 70% de probabilidades de cometer crimes sexuais do que os britânicos nativos.
Embora os detalhes sobre as origens étnicas dos criminosos não sejam divulgados pelas autoridades, números obtidos por pedidos de liberdade de informação mostram que os imigrantes têm mais 70% de probabilidades de cometer crimes sexuais do que os nativos da Grã-Bretanha.
19 Mar 25
Distopia do Reino Unido: Novas directrizes para justiça de duplo critério facilitam a vida a todos, excepto aos homens brancos e cristãos.
O Conselho de Sentença de Inglaterra e do País de Gales introduziu directrizes de “dois critérios” para os juízes, instruindo-os no sentido de concederem um tratamento favorável a toda a gente menos a homens brancos e cristãos.