Esta é uma rubrica muito pessoal, que introduz a banda sonora de uma vida. Não há grandes regras a não ser a de seguir uma sequência (mais ou menos) cronológica, escolher não mais que um disco por banda ou autor e inserir não mais que um videoclipe por álbum, para que a coisa mantenha um tom adequadamente telegráfico.
From A to B – New Musik
Numa tarde quente da primavera de 1980, o bom do Luís Filipe Barros debita para a frequência da Rádio Comercial uma música que grita qualquer coisa de novo. Como um sistema físico-químico nunca antes catalogado, “This World of Water” é visceral e estranha-se para se entranhar como uma segunda pele, alienígena. Fica no ouvido mas o ouvido está pasmado.
“From A to B” é isso mesmo: um pasmo. E vai marcar muita da música que se fará nessa década. É um festival de criatividade e poder inventivo. É uma maneira airosa de dizer: quero que os Whitesnake se lixem. A boa música é assim: pode mandar toda a gente à merda, até os teus heróis, que não parece mal.
Soul Mining – The The
Uma das melhores razões para nos demorarmos no princípio da década de 80 é Matt Johnson. “Soul Mining” ficará para sempre na minha memória auditiva como um estranho tango pop, revolução de concertinas avant-garde e marchas pianísticas que tentam desesperadamente acompanhar um esquema rítmico quase militar, se conseguirmos imaginar uma banda gay na parada do Regimento de Comandos da Amadora.
Soul Mining é um disco diferente de tudo, que balança loucamente entre géneros díspares, embrulhados num equilíbrio impossível e genial que dá vida própria aos tornozelos de qualquer um. Ninguém consegue rotulá-lo (a Wikipédia chama-lhe New Wave o que é um disparate de todo o tamanho). Ninguém consegue defini-lo. Ninguém consegue realmente compreender esta banda de um homem só, The The, capaz de criar o inacreditável palco sonoro para uma orgia patrocinada pelos deuses, habitada por diabos e cancelada pelos vizinhos. Disquinho espectacular.
Steve McQueen – Prefab Sprout
VE·LU·DO • vəˈludu
1. Substantivo masculino
Tecido de seda ou algodão, com pelo curto e macio numa das suas faces. Figurativamente: Objecto ou superfície muito macia.
2. Adjectivo
Que tem lanugem, felpudo.
Macio, meigo, manso.
Como veludo i. e. “Steve Mcqueen“, o segundo álbum de estúdio dos Prefab Sprout, editado em Junho de 1985.
3. Botânica
(Celosia cristata) plural planta herbácea, da família das Amarantáceas, nativa de regiões tropicais, tem folhas lanceoladas e inflorescências densas, com flores aveludadas que podem apresentar diferentes cores.
Em Cabo Verde e na Guiné-Bissau: fruto silvestre, pequeno, castanho e muito doce.
Do baixo latim villūtu-, de villu-, «pelo»
Sinónimos: amaranto, crista-de-galo, felpudo, galocrista, lanudo, macelão, veloso, veludilho, prefab sproutiano.
____________
Mais discos desta discoteca.
Relacionados
20 Mar 25
Patrões do rock americano: Van Halen, ZZ Top e Bruce Springsteen.
A Discoteca da Minha Vida #08: rock americano da primeira metade da década de 80, entre o patrão de Filadélfia, os hipsters do Texas e o rebentamento acústico da guitarra de Eddie Van Halen.
15 Fev 25
Paixão, angústia e êxtase: O “Adagietto” de Gustav Mahler.
O quarto andamento da Quinta Sinfonia de Mahler é uma joia do romantismo tardio, que resultou em duas histórias de amor: a do compositor e de Alma e a de gerações de melómanos que se apaixonaram por esta obra-prima de contenção e vontade de infinito.
7 Fev 25
Supertramp, The Motors e Flock of Seagulls: uma definição de diversidade, no Paleolítico Inferior.
A Discoteca da Minha Vida #06: Três bandas que não podiam ser mais distintas, três discos que primam por não serem parecidos como mais nada do que se fazia nesta altura do campeonato, espécie de idade da inocência com asas para o sol queimar.
29 Jan 25
ContraCantigas #05:
Levantado do Chão
Mais um tema musical do projecto ContraCantigas, com poema inspirado numa célebre trova de Zeca Afonso.
29 Jan 25
Nada para ver aqui: Administração Trump diz que drones de New Jersey foram autorizados pela FAA e “não eram o inimigo”.
A Secretária de Imprensa da Casa Branca revelou que os drones vistos a sobrevoar New Jersey e outras partes do país no fim de 2024 "não eram o inimigo" e que foram autorizados a voar pela Administração Federal de Aviação. O Contra desconfia que a senhora mente.
20 Jan 25
Coulthard, Barber e o ovo alienígena: A revelação que não foi.
O tão esperado programa de Ross Coulthard que ia mostrar ao mundo um OVNI resgatado por forças militares americanas cumpriu a promessa, aparentemente. Mas os cépticos não vão ser convencidos e os crentes não vão ser vingados. Como era expectável.