O aviso de JD Vance sobre o recuo da liberdade de expressão na Europa, durante a Conferência de Segurança de Munique, provocou um ataque colectivo de nervos entre o estabelecimento político do velho continente.
No entanto, os seus comentários revelaram-se correctos e verificáveis apenas dois dias depois, quando o programa 60 Minutes emitiu uma ‘reportagem’ bizarra, em que se faz a apologia das autoridades alemãs por molestarem com rusgas domiciliárias pessoas que publicaram material “ofensivo” ou “insultuoso” na Internet.
A peça também sublinhava, com mal disfarçada euforia, que na Alemanha é literalmente ilegal chamar “idiota” a um político ou, noutro caso, referir que a dirigente do Partido Verde, Ricarda Lang, é gorda (sendo que ela é factualmente gorda).
Neste contexto mediático, Musk chamou a atenção para uma notícia de Novembro do ano passado sobre um cidadão da Saxónia-Anhalt, que publicou no X os seus sentimentos em relação a Robert Habeck, Ministro Federal dos Assuntos Económicos e da Açcão Climática e Vice-Chanceler da Alemanha, afirmando:
“Sr. Habeck, você é um mentiroso pedaço de 💩.”
— Elon Musk (@elonmusk) February 18, 2025
O post estava relacionado com o papel de Habeck na eliminação progressiva dos sistemas de aquecimento a óleo e a gás nos edifícios em toda a Alemanha, em favor de uma mudança para as energias ditas ‘verdes’. Depois de ter sido implementada no início do ano passado, a política resultou num aumento acentuado dos preços de aquecimento para os consumidores.
O cidadão alemão estava apenas a exprimir o seu desprezo por Habeck por ter aumentado drasticamente o seu custo de vida.
Depois do ministro ter apresentado uma queixa-crime por causa do post, o homem foi mais tarde condenado e multado em 600 euros por “injúria a pessoas que exercem funções públicas, calúnia e difamação”, ao abrigo do artigo 188 do Código Penal.
Logo, não foi por a frase ser falsa, que a multa foi aplicada.
Até ao fim do ano de 2024, o pidesco Habeck apresentou pelo menos 805 queixas-crime de natureza semelhante, incluindo uma que levou a que um reformado visse a sua casa invadida por ter simplesmente partilhado um meme que foi considerado insultuoso pelo ministro do governo de Olaf Scholz, agora demissionário, mas ainda muito activo na repressão do livre discurso.
JD Vance estava carregado de razão.
Relacionados
20 Fev 25
Alemanha: 81% dizem que há demasiados refugiados enquanto a sensação de segurança atinge um novo mínimo histórico.
Segundo uma sondagem recente, os alemães acham que há demasiados estrangeiros no seu país e estão a ficar mais receosos por causa disso. A lucidez desta percepção é traída porém noutros assuntos, em que a opinião do povo germânico parece resultar do abuso de psicotrópicos.
19 Fev 25
Agência Federal de Emergências enviou 59 milhões de dólares para hotéis de imigrantes, à revelia da ordem executiva de Trump.
O DOGE descobriu que, em clara desobediência ao mandato da Casa Branca, funcionários da FEMA entregaram no princípio de Fevereiro 59 milhões de dólares para ajudar estrangeiros ilegais a permanecer em hotéis de luxo na cidade de Nova York.
17 Fev 25
Relatório: Departamento de Saúde de Joe Biden gastou 22,6 biliões de dólares com imigrantes.
O Departamento de Saúde de Joe Biden gastou 22.6 biliões de dólares dos contribuintes americanos em assistência financeira a imigrantes ilegais entre 2020 e 2024. Isto num país que nem sequer tem um serviço público de saúde para oferecer à população nativa.
14 Fev 25
Ex-polícias implicados no escândalo de violação e aliciamento de crianças no Reino Unido.
Dois ex-policiais foram detidos depois de terem sido acusados de má conduta em funções públicas e de terem abusado sexualmente de crianças numa cidade inglesa onde um grupo muçulmano de aliciamento de menores operou durante mais de uma década.
12 Fev 25
Assassinatos cometidos por estrangeiros em Espanha aumentaram 69% numa década.
O número de homicídios cometidos por imigrantes em Espanha aumentou 69% na última década, de acordo com dados fornecidos pelo Ministério do Interior. A estatística não conta com estrangeiros recentemente naturalizados nem filhos de imigrantes.
11 Fev 25
New Jersey acaba com a exigência de testes de competências básicas de leitura e escrita para professores.
Um retrato da realidade norte-americana, para acalmar o ritmo cardíaco daqueles acham que Donald Trump vai resolver uma federação condenada: Agora é possível ser professor no estado de New Jersey sem saber ler nem escrever. Literalmente.