Um alto funcionário do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), chefiado pelo magnata da tecnologia Elon Musk, chegou ao Internal Revenue Service (IRS) na quinta-feira para iniciar uma revisão das operações da agência de cobrança de impostos. Gavin Kliger, um conselheiro sénior do Gabinete de Gestão de Pessoal (OPM) que trabalha com o DOGE, está a liderar a análise do IRS e já iniciou reuniões com os funcionários superiores da agência.
Confirmando a auditoria do DOGE, o Presidente Donald J. Trump disse durante uma conferência de imprensa na Sala Oval, na quinta-feira:
“O Internal Revenue Service será analisado como todos os outros. Quase toda a gente vai ser analisada. [No DOGE] estão a fazer um trabalho fantástico. É um trabalho incrível que estão a fazer… Chamo-lhe a força dos super-génios”.
Entretanto, os altos funcionários do IRS foram também instruídos para examinar todos os contratos “não essenciais” e determinar quais poderiam ser eliminados. Num memorando emitido pela General Services Administration (GSA) – a agência federal que gere a maior parte dos contratos governamentais – o IRS foi instruído a rever os acordos de consultoria e a apresentar justificações para as despesas:
“De acordo com os objectivos e as directivas da administração Trump para eliminar o desperdício, reduzir as despesas e aumentar a eficiência, a GSA deu os primeiros passos numa iniciativa a nível governamental para eliminar os contratos de consultoria não essenciais.”
No momento de redacção deste texto, o Washington Post falava já do possível despedimento de 9.000 trabalhadores das finanças, que o regime Biden contratou recentemente.
Relacionados
21 Fev 25
Vitória: Senado confirma Kash Patel como Director do FBI.
Se há momentos em que o ContraCultura pode cantar 'vitória!', este é um deles, porque não nos cansámos nunca de denunciar a abominação pidesca em que se transformou o FBI. A confirmação de Kash Patel como director da agência vai mudar isso. Radicalmente.
20 Fev 25
DOGE revela que 4,7 triliões de dólares desapareceram do Tesouro americano sem deixar rasto.
O Departamento de Eficiência Governamental descobre todos os dias triliões de dólares que são desperdiçados, transviados ou que simplesmente desaparecem. Neste caso, saíram do tesouro americano sem deixar registo mais dólares do que o PIB do Reino Unido.
20 Fev 25
Diplomata da administração Trump: Foi Biden e não Putin, quem manipulou as eleições na Roménia.
Um diplomata da administração Trump afirmou que foi Biden quem tentou manipular as eleições na Roménia contra Călin Georgescu, o candidato que venceu as presidenciais na primeira volta, anuladas depois pelo tribunal constitucional do país por alegada "interferência russa".
20 Fev 25
Trump acusa Zelensky de ser um “ditador”, Vance confirma que eleições ucranianas são prioridade da Casa Branca.
Zelensky mordeu a mão que o alimenta, e recebeu os tabefes consequentes. Enquanto Trump o classificou de “ditador”, Vance ralhou-lhe a insolência e garantiu-lhe que os EUA querem ver eleições na Ucrânia ainda antes da paz ser conseguida.
19 Fev 25
Agência Federal de Emergências enviou 59 milhões de dólares para hotéis de imigrantes, à revelia da ordem executiva de Trump.
O DOGE descobriu que, em clara desobediência ao mandato da Casa Branca, funcionários da FEMA entregaram no princípio de Fevereiro 59 milhões de dólares para ajudar estrangeiros ilegais a permanecer em hotéis de luxo na cidade de Nova York.
19 Fev 25
Confirmando as palavras de JD Vance, governo alemão lança ofensiva de rusgas domiciliárias por “insultos” e “memes racistas.”
Justificando as acusações que JD Vance formulou em Munique, o estado alemão tem desencadeado uma vasta ofensiva contra a liberdade de expressão. A repressão sobre o discurso está a criar um problema diplomático com os EUA e a chocar toda a gente que valoriza o livre arbítrio.