A CNN, que continua a perder audiências como se não houvesse amanhã e a lutar para se manter solvente, afirmou que um homem na Síria que ajudou a libertar da prisão na semana passada era um prisioneiro político do regime Assad. No entanto, acredita-se agora que o indivíduo é um notório torturador do regime que se disfarçou para escapar à captura.
Num vídeo que se tornou viral na Internet, a jornalista da CNN Clarissa Ward e a sua equipa de produção – acompanhados por um soldado rebelde sírio – ajudam a libertar um homem que se identifica como Adel Ghurbal de uma prisão de Damasco. A história de Ghurbal é que tinha sido preso 90 dias antes da queda da capital síria e estava confinado a uma cela sem janelas. No entanto, o comportamento do homem pareceu estranho para muitos que viram o vídeo.
Embora Ghurbal afirmasse que não via a luz solar há 90 dias, ele não se mostrou perturbado quando voltou a ficar exposto ao sol. Além disso, Ghurbal estava razoavelmente limpo e bem vestido para alguém confinado a uma cela húmida e escura durante três meses – o seu cabelo e unhas pareciam bem tratados, e não mostrava sinais de tortura comummente vistos noutras prisões libertadas pelos rebeldes.
“Syria is free.”
Extraordinary moment as @clarissaward and her team witness a Syrian prisoner freed from a secret prison in Damascus.
Left alone for days without food, water or light, the man was unaware Bashar al-Assad’s regime had fallen. pic.twitter.com/ZAnGiBlLON
— CNN International PR (@cnnipr) December 11, 2024
Posteriormente, uma análise do verificador independente de factos da guerra civil síria Verify-Sy, sugeriu que o verdadeiro nome do prisioneiro não é Adel Ghurbal. Em vez disso, acredita-se que o homem no vídeo seja Salama Mohammad Salama. Primeiro-tenente dos serviços secretos da Força Aérea Síria, Salama é um alegado criminoso de guerra e um dos principais torturadores do regime de Assad, que frequentemente extorquia dinheiro aos prisioneiros para não os torturar.
De acordo com residentes locais de Damasco, Salama esteve preso durante apenas algumas semanas na sequência de uma disputa com um superior sobre a divisão do dinheiro do esquema de extorsão que mantinha nas prisões do regime.
A CNN afirmou ter conhecimento de que o homem que aparece no vídeo pode ter dado uma identidade falsa e está a investigar o assunto.
História fabulosa. Que serve na perfeição o perfil da estação de Atlanta.
Relacionados
25 Mar 25
USAID financiou órgãos de propaganda ucranianos que colocaram JD Vance e Elon Musk na lista negra de “agentes russos”.
Uma organização mediática ucraniana que colocou vários políticos americanos numa lista negra de “propagandistas estrangeiros da Federação Russa”, incluindo o Vice-Presidente J.D. Vance e o senador Rand Paul, recebeu financiamento da USAID.
18 Mar 25
A propósito do ataque ao Iémen, Scott Ritter chama “estúpido” a Donald Trump. Infelizmente, está carregado de razão.
Scott Ritter foi aos arames e acusou a administração Trump de tudo e mais alguma coisa, a propósito do ataque ao Iémen, encomendado por Tel Aviv. Está carregado de razão, mas com o ataque de nervos deixou de ser ouvido na Casa Branca, o que é uma pena.
12 Mar 25
Tucker, Mohammed e o Deus do Bom Senso.
À conversa com Tucker Carlson, Abdulrahman Al Thani faz aquilo que todo o líder político de uma nação com um mínimo de respeito por si própria deve fazer: defender os seus valores, as suas tradições, a sua religião, a sua cultura, ou seja - os interesses dos seus cidadãos.
7 Mar 25
Até a BBC diz que Zelensky ‘ficou sem opções’.
Até a estação de propaganda neo-liberal e russofóbica britânica reconhece que depois da catástrofe da Sala Oval, Zelensky não tem remédio se não ceder à agenda de Trump. O problema é que essa rendição às evidências pode já ser tardia.
1 Mar 25
Combate dos Chefes, na Sala Oval: Trump e Vance levam Zelensky ao tapete, em directo para a audiência global.
Naquele que deverá ter sido o momento mais tenso e espectacular da história dos directos televisivos, pelo menos no que diz respeito à cobertura de eventos políticos, Donald Trump e JD Vance destruíram o Presidente Ucraniano perante a plateia global.
26 Fev 25
Os censores de Zuckerberg ainda vivem e a página Facebook do Contra já foi.
Sob falsos pretextos e de um momento para o outro, a conta Facebook do ContraCultura foi submetida a uma suspensão de carácter permanente. Afinal, as promessas de Zuckerberg sobre o fim da censura nas plataformas META foram só para 'Trump ver'.