A CNN, que continua a perder audiências como se não houvesse amanhã e a lutar para se manter solvente, afirmou que um homem na Síria que ajudou a libertar da prisão na semana passada era um prisioneiro político do regime Assad. No entanto, acredita-se agora que o indivíduo é um notório torturador do regime que se disfarçou para escapar à captura.

Num vídeo que se tornou viral na Internet, a jornalista da CNN Clarissa Ward e a sua equipa de produção – acompanhados por um soldado rebelde sírio – ajudam a libertar um homem que se identifica como Adel Ghurbal de uma prisão de Damasco. A história de Ghurbal é que tinha sido preso 90 dias antes da queda da capital síria e estava confinado a uma cela sem janelas. No entanto, o comportamento do homem pareceu estranho para muitos que viram o vídeo.

Embora Ghurbal afirmasse que não via a luz solar há 90 dias, ele não se mostrou perturbado quando voltou a ficar exposto ao sol. Além disso, Ghurbal estava razoavelmente limpo e bem vestido para alguém confinado a uma cela húmida e escura durante três meses – o seu cabelo e unhas pareciam bem tratados, e não mostrava sinais de tortura comummente vistos noutras prisões libertadas pelos rebeldes.

 

 

Posteriormente, uma análise do verificador independente de factos da guerra civil síria Verify-Sy, sugeriu que o verdadeiro nome do prisioneiro não é Adel Ghurbal. Em vez disso, acredita-se que o homem no vídeo seja Salama Mohammad Salama. Primeiro-tenente dos serviços secretos da Força Aérea Síria, Salama é um alegado criminoso de guerra e um dos principais torturadores do regime de Assad, que frequentemente extorquia dinheiro aos prisioneiros para não os torturar.

De acordo com residentes locais de Damasco, Salama esteve preso durante apenas algumas semanas na sequência de uma disputa com um superior sobre a divisão do dinheiro do esquema de extorsão que mantinha nas prisões do regime.

A CNN afirmou ter conhecimento de que o homem que aparece no vídeo pode ter dado uma identidade falsa e está a investigar o assunto.

História fabulosa. Que serve na perfeição o perfil da estação de Atlanta.