A gestualidade meio desajeitada, meio divertida, com que Trump acompanhava nos comícios da sua campanha o tema dos Village Peolple ‘YMCA’ passou rapidamente a meme. E com a expressiva vitória eleitoral de 5 de Novembro, passou de meme a fenómeno da cultura global. Desportistas, políticos, figuras públicas e gente comum de todos os lados do planeta estão agora a mimetizar a coreografia do Presidente Eleito.
O campeão da UFC Jon Jones manteve seu título de pesos pesados no domingo passado em Nova York com uma vitória por TKO sobre Stipe Miocic. No fim do combate, imitou a dança de Trump.
After viciously DESTROYING his opponent, Jon Jones did the iconic Trump YMCA dance and gave the president a thumbs up👍
Legend pic.twitter.com/1FGSNlL7fq
— JohnRocker (@itsJohnRocker) November 17, 2024
Jones anunciou que estava orgulhoso de ser americano e cristão, e agradeceu a presença de Trump na plateia.
🚨JON JONES: “I want to say a big thank you to President Trump for being here tonight. What do you guys think of my version of the Donald Trump dance? Check it out! USA USA USA! I’m proud to be a great American champion. I’m proud to be a Christian!”pic.twitter.com/QQWlQgyy1g
— Autism Capital 🧩 (@AutismCapital) November 17, 2024
Os jogadores da NFL, que há pouco tempo atrás se ajoelhavam num ritual de humilhação deprimente em conformidade com os requisitos da cultura woke e da teoria crítica da raça, passaram a balançar-se como Trump.
TOTAL. MAGA. TAKEOVER. #TRUMPDANCE pic.twitter.com/TX3L9ZKoLS
— Trump War Room (@TrumpWarRoom) November 17, 2024
Detroit Lions celebrate a sack by doing the Trump dance and golf swing pic.twitter.com/LUGXZqcexo
— End Wokeness (@EndWokeness) November 17, 2024
A coisa tornou-se parte do zeitgeist na NFL.
Yesterday: fined $11,255 for wearing a MAGA hat
Today: celebrates with the iconic Trump dance after a sack
In a world of Colin Kaepernicks, be a Nick Bosa pic.twitter.com/eUBoZ6cXzI
— Riley Gaines (@Riley_Gaines_) November 10, 2024
Também no domingo a jogadora profissional de golfe Charley Hull dançou o esquema MAGA durante o seu duelo com Nelly Korda em Belleair, na Florida.
Charley Hull pulled out the Trump Dance during her final round battle with Nelly Korda on Sunday. The move really is taking over the sports world. pic.twitter.com/tCJGyPSvh3
— Mark Harris (@itismarkharris) November 18, 2024
No futebol, a tendência também já é visível. Na segunda mão dos quartos de final da Liga das Nações da Concacaf, o norte-americano Pulisic marcou dois golos, decidindo coroar o segundo com a dança de Trump. Vários dos colegas de equipa de Pulisic também se juntaram à celebração.
Whoa. Soccer star Christian Pulisic just broke out in a Trump dance celebration after scoring for the US Men’s National Team. It’s like a veil of secrecy and silence has lifted now that people know we’re the majority. America feels like America again. 🔥pic.twitter.com/N5xxCSnJph
— Robby Starbuck (@robbystarbuck) November 19, 2024
Até os jogadores de futebol inglês estão a usar a dança como celebração:
The Donald Trump tour has gone worldwide! Players from the English soccer club Barnsley hit the Trump dance after a goal. pic.twitter.com/re66NujG6w
— OutKick (@Outkick) November 16, 2024
Os irmãos da fraternidade da Universidade do Missouri celebraram a vitória presidencial de Trump com uma coreografia em escala épica:
VICTORY DANCE: Fraternity brothers at the University of Missouri showcased their support for Trump’s presidential victory by dancing to the song “YMCA,” which Trump often dances to at his rallies. pic.twitter.com/e3ymRwgQlY
— Fox News (@FoxNews) November 10, 2024
Kai Cenat, um dos youtubers mais populares do mundo, também entrou na dança.
Kai Cenat, the most popular streamer in the world, did the Trump dance on his stream. pic.twitter.com/AD5WNegt4d
— George (@BehizyTweets) November 17, 2024
A política grega Ariadni Latonopoulou ensaiou também a dança num momento viral emitido pela Antenna Greek TV.
Greek politician Ariadni Latonopoulou has gone viral after posting a video of herself performing Trump-inspired dance moves to the classic tune “YMCA” on Antenna Greek TV. #Latonopoulou #trump #ymca pic.twitter.com/ONxXIbpHlM
— Greek City Times (@greekcitytimes) November 10, 2024
Até as pessoas na China estão a adoptar a coreografia.
Chinese man performs Trump’s famed YMCA dance at his Wedding in China. 🇨🇳
— Oli London (@OliLondonTV) November 18, 2024
Mas, claro, ninguém interpreta a dança como o bailarino original:
Trump dances at the UFC pic.twitter.com/sbKlP6QFPx
— IamLegend 🇺🇸 (@DarkSideAdvcate) November 17, 2024
Em definitivo, o mundo abraçou o meme.
I am not tired of watching people doing the YMCA dance #TrumpDance #MAGA 🇺🇸 pic.twitter.com/wsnAc3n6Lo
— Pat Wales #MAGA🇺🇸🇺🇸 (@patnaturalaging) November 14, 2024
Relacionados
27 Mar 25
Cancelamento de festivais devido à ameaça terrorista e aos custos com a segurança estão a destruir o património cultural da Alemanha.
Os festivais públicos e as tradições culturais da Alemanha estão a enfrentar dificuldades críticas, à medida que as crescentes ameaças terroristas e correspondentes medidas de segurança mais rigorosas levam a cancelamentos generalizados.
26 Mar 25
Espanha: 71,4% de todos os novos empregos nos últimos 5 anos foram para imigrantes, enquanto os jovens nativos fogem do país.
A Espanha está a seguir as tendências observadas em todo o mundo ocidental, que afastam os jovens nativos do mercado de trabalho, e promovem empregos destinados a estrangeiros, que assentam em mão de obra barata, não qualificada.
25 Mar 25
Insanidade woke, no Wisconsin: Governador democrata quer substituir a palavra “mãe” por “pessoa inseminada”.
Em contraciclo e clara desobediência às ordens executivas da Casa Branca, o governador democrata do Wisconsin apresentou uma proposta de lei para substituir a palavra “mãe” pela expressão “pessoa inseminada” nos documentos estaduais.
21 Mar 25
Leis de ‘cidade santuário’ de nova Iorque impedem que imigrante que pegou fogo a uma mulher seja entregue aos Serviços de Imigração.
Um estrangeiro ilegal que foi acusado de incendiar uma mulher enquanto esta dormia no metro de Nova Iorque está a ser protegido do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) por leis de 'cidade santuário' de Nova Iorque.
20 Mar 25
Reino Unido: Imigrantes têm mais 70% de probabilidades de cometer crimes sexuais do que os britânicos nativos.
Embora os detalhes sobre as origens étnicas dos criminosos não sejam divulgados pelas autoridades, números obtidos por pedidos de liberdade de informação mostram que os imigrantes têm mais 70% de probabilidades de cometer crimes sexuais do que os nativos da Grã-Bretanha.
19 Mar 25
Distopia do Reino Unido: Novas directrizes para justiça de duplo critério facilitam a vida a todos, excepto aos homens brancos e cristãos.
O Conselho de Sentença de Inglaterra e do País de Gales introduziu directrizes de “dois critérios” para os juízes, instruindo-os no sentido de concederem um tratamento favorável a toda a gente menos a homens brancos e cristãos.