Um artigo de “opinião” publicado pelo Politico atingiu novos patamares de imbecilidade ao sugerir que Donald Trump é como o ditador fascista Mussolini, que aproveitou o facto de quase ter sido assassinado para agir de forma mais autoritária.
O artigo tem como título e lead esta composição operática:
“Mussolini, Trump e o que as tentativas de assassinato realmente fazem
Um estudioso de Mussolini e do autoritarismo explica como os atentados falhados podem ser utilizados para consolidar o poder.”
Opinion: An authoritarianism scholar explains how Mussolini used assassination attempts on his life to gain power — and how Donald Trump could do the samehttps://t.co/fPjakWNHoY
— POLITICO (@politico) August 3, 2024
Nesta grosseira e delirante obra de propaganda liberal-estalinista, Ruth Ben-Ghiat afirma, contrafactualmente:
“A história da consolidação do poder de Mussolini e os ataques que pontuaram esse processo trazem lições para a nossa compreensão da mentalidade e dos métodos de Donald Trump após o atentado contra a sua vida num comício no mês passado”.
O artigo classifica ainda Trump como “um aspirante a homem forte” e sugere que, se estivesse já na Casa Branca quando ocorreu o atentado contra a sua vida, poderia “tê-lo usado para reprimir os críticos ou expandir a sua autoridade”.
E continua, de forma delirante:
“O que já é claro é que a tentativa de assassinato tornou o culto da personalidade de Trump mais robusto e mais poderoso para os seus seguidores. As suas afirmações de que é uma vítima são agora mais credíveis e a sua personalidade cimentada como um lutador indomável. E ele sabe-o.”
Aí está: Trump é um ditador porque alguém tentou dar-lhe um tiro na cabeça.
Espantoso.
A reação ao artigo no X foi rápida e devastadora:
Trump almost being killed is really evidence Trump is a fascist, you see.
BlueAnon. Mainstream publication. Zero consequences. https://t.co/f6kB3sF83H
— Sunny (@sunnyright) August 3, 2024
“Trump getting shot at makes him Mussolini” is a new low.
You all are light years beyond contempt.
— IT Guy (@ITGuy1959) August 3, 2024
Delete your entire organization
— Laughing Jae (@Laughing_Jae) August 3, 2024
You see that in the red circle? Don’t be afraid to use it. Put a stop to these freaks who encourage assassination. https://t.co/zq9rsR55rB pic.twitter.com/mGivr9qPKf
— Penthouse Sidebar (@drfessel) August 3, 2024
I thought we were all supposed to tone down the rhetoric after someone actually tried to kill Trump, and here we are, three weeks later, with a Politico article comparing Trump to Mr. Fascist. pic.twitter.com/tBExL9w4sD
— Narnia Defense Force (@NarniaNitro) August 3, 2024
What the absolute fuck is wrong with you people https://t.co/7n5vdQ4kzG
— commonsense (@commonsense258) August 3, 2024
You see that in the red circle? Don’t be afraid to use it. Put a stop to these freaks who encourage assassination. https://t.co/zq9rsR55rB pic.twitter.com/mGivr9qPKf
— Penthouse Sidebar (@drfessel) August 3, 2024
É por estas e por outras, muitas e muitas outras, que o ContraCultura não tem qualquer problema em repetir esta máxima: Por muito que sejam odiados, os jornalistas não são odiados tanto quanto merecem.
Relacionados
25 Mar 25
USAID financiou órgãos de propaganda ucranianos que colocaram JD Vance e Elon Musk na lista negra de “agentes russos”.
Uma organização mediática ucraniana que colocou vários políticos americanos numa lista negra de “propagandistas estrangeiros da Federação Russa”, incluindo o Vice-Presidente J.D. Vance e o senador Rand Paul, recebeu financiamento da USAID.
18 Mar 25
A propósito do ataque ao Iémen, Scott Ritter chama “estúpido” a Donald Trump. Infelizmente, está carregado de razão.
Scott Ritter foi aos arames e acusou a administração Trump de tudo e mais alguma coisa, a propósito do ataque ao Iémen, encomendado por Tel Aviv. Está carregado de razão, mas com o ataque de nervos deixou de ser ouvido na Casa Branca, o que é uma pena.
12 Mar 25
Tucker, Mohammed e o Deus do Bom Senso.
À conversa com Tucker Carlson, Abdulrahman Al Thani faz aquilo que todo o líder político de uma nação com um mínimo de respeito por si própria deve fazer: defender os seus valores, as suas tradições, a sua religião, a sua cultura, ou seja - os interesses dos seus cidadãos.
7 Mar 25
Até a BBC diz que Zelensky ‘ficou sem opções’.
Até a estação de propaganda neo-liberal e russofóbica britânica reconhece que depois da catástrofe da Sala Oval, Zelensky não tem remédio se não ceder à agenda de Trump. O problema é que essa rendição às evidências pode já ser tardia.
1 Mar 25
Combate dos Chefes, na Sala Oval: Trump e Vance levam Zelensky ao tapete, em directo para a audiência global.
Naquele que deverá ter sido o momento mais tenso e espectacular da história dos directos televisivos, pelo menos no que diz respeito à cobertura de eventos políticos, Donald Trump e JD Vance destruíram o Presidente Ucraniano perante a plateia global.
26 Fev 25
Os censores de Zuckerberg ainda vivem e a página Facebook do Contra já foi.
Sob falsos pretextos e de um momento para o outro, a conta Facebook do ContraCultura foi submetida a uma suspensão de carácter permanente. Afinal, as promessas de Zuckerberg sobre o fim da censura nas plataformas META foram só para 'Trump ver'.