A recente enchurrada de notícias sobre o óbvio declínio mental e cognitivo do Presidente dos Estados Unidos da América deve-se, não à sua idade, não aos rigores da biologia, não ao desastroso debate presidencial de Junho, não ao simples facto do homem não conseguir proferir uma frase coerente. Não. A responsabilidade pela cobertura mediática dos apparatchiks que descobriram agora aquilo que toda a gente já sabia desde 2020 – Que Biden não tem capacidade intelectual para ser presidente da junta de freguesia de Alguidares de Cima – cabe, inteirinha, aos russos.

Sim, sim, aos russos.

De facto, a Secretária de Imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre (KJP), sugeriu que bots russos online estão por detrás das notícias negativas nos meios de comunicação social sobre o declínio mental do Presidente democrata Joe Biden.

Jean-Pierre sugeriu que os bots russos estão a espalhar vídeos prejudiciais para a percepção do estado mental de Biden nas redes sociais, de forma a intervir nas eleições americanas, ajudando assim a campanha do Presidente Donald Trump.

Karine avançou com esta narrativa durante uma conferência de imprensa na terça-feira.

 

 

Em resposta à pergunta de um comissário da imprensa corporativa sobre um alegado “esforço russo para interferir nas eleições”, Jean-Pierre encorajou a especulação. O ensaiado diálogo correu assim:

Apparatchik: Tem alguma preocupação neste momento de que isto seja a ponta de lança de um esforço russo para interferir nas nas eleições? O presidente foi informado sobre isso? Viu alguma prova de que os russos ou outras potências estrangeiras tentaram aproveitar o desempenho do debate e repetir alguns dos momentos mais embaraçosos do presidente?

KJP: Essa é uma excelente pergunta. Teria de falar com a nossa equipa sobre essas questões específicas que acabou de colocar. Deixo ao Departamento de Justiça a decisão sobre o que anunciar. A IA sempre foi uma preocupação, é por isso que o presidente fez alguns anúncios recentemente para tomar medidas executivas sobre como podemos lidar com a IA. Queremos ver uma acção legislativa mais completa por parte do Congresso.

Acto continuo, o Departamento de Justiça (DOJ) de Biden anunciou que havia interrompido uma fábrica de bots online patrocinada pelo governo russo.

O DOJ afirmou que a esses bots estavam a espalhar desinformação no X. A declaração dizia que a inteligência russa tinha acesso a uma “fábrica de bots de mídia social”. O director do FBI, Christopher Wray, afirmou a este propósito:

“As acções de hoje representam uma novidade na interrupção de uma fábrica de bots de media social aprimorada por IA generativa patrocinada pela Rússia. A Rússia pretendia usar essa fábrica de bots para disseminar desinformação estrangeira gerada por IA, dimensionando o seu trabalho com a ajuda da IA para minar os nossos parceiros na Ucrânia e influenciar narrativas geopolíticas favoráveis ao governo russo.”

A fábrica de bots estava alegadamente a gerir mais de 1.000 contas que fingiam ser cidadãos dos EUA. No entanto, os mais cépticos criticaram a tentativa da Casa Branca de conectar vídeos do embaraçoso debate presidencial a uma campanha de desinformação russa.

No X, os comentário reflectiram essa crítica

“Esta pergunta pode parecer ridícula agora, mas vai empalidecer em comparação com o inevitável impulso dos grandes media para realmente culpar Putin pelo rápido declínio cognitivo de Biden.”.

“Vão culpar a Rússia pelo desempenho de Biden no debate”.

“Não é possível inventar isto. Então, os excertos do debate vão ser considerados propaganda russa?”

 

 

É claro que a Casa Branca gostaria que os eleitores acreditassem que as respostas negativas no X também eram “desinformação russa”. Mas não. São pessoas reais. E zangadas.

Esta não é a primeira vez que democratas desesperados tentam associar as debilidades do seu desgraçado líder à alegada interferência russa. Como o Contra documentou, alguns apologistas de Joe Biden estão a publicitar a teoria estapafúrdia que o cérebro do octagenário pode ter sido baralhado por uma arma energética operada pelos serviços secretos do Kremlin durante o desastroso debate presidencial.

Espantoso.

Glenn Greenwald revisita os esforços complementares da imprensa corporativa para nos convencer do spin que os democratas estão a dar à demência de Biden.