O primeiro-ministro interino holandês Mark Rutte foi nomeado o próximo secretário-geral da NATO. Os embaixadores da Aliança Atlântica confirmaram a decisão numa reunião realizada na sede da aliança em Bruxelas, Bélgica. Rutte assumirá o cargo a 1 de Outubro, sucedendo a Jens Stoltenberg, que ocupou o cargo durante dez anos.

Num comunicado divulgado após o anúncio da nomeação do líder holandês, os responsáveis da NATO afirmaram:

“Rutte assumirá as suas funções de Secretário-Geral a partir de 1 de Outubro de 2024, data em que termina o mandato de Stoltenberg, após dez anos ao leme da Aliança”.

Rutte desempenhou um papel importante no apoio militar da Europa à Ucrânia e afirmou que derrotar Moscovo é crucial para estabelecer a paz na Europa. O seu único concorrente, o Presidente romeno Klaus Iohannis, retirou-se da corrida na semana passada.

Apesar da sua posição aparentemente agressiva em relação à Rússia, Rutte é considerado mais moderado que Stoltenberg, que presidiu à NATO com vontade suicida. A candidatura do holandês ganhou força no início deste mês, quando, inexplicavelmente, conseguiu o apoio do húngaro Viktor Orbán, apesar das tensões entre os dois.

Desde o ano passado, Rutte é o primeiro-ministro interino dos Países Baixos. O líder neerlandês foi forçado a demitir-se na sequência das suas tentativas de reduzir a migração interna, o que provocou fricções no seio do seu governo de coligação de quatro partidos. Este facto desencadeou a eleição que viu Geert Wilders – conhecido pelas suas opiniões anti-islamismo, eurocépticas e contra a migração em massa – sair vencedor. No entanto, as lutas internas entre vários partidos políticos populistas, de direita e centristas levaram a que Rutte continuasse no governo até se chegar a uma solução, que entretanto e aparentemente, já foi alcançada.

Seja como for, os globalistas falhados como Rutte, são frequentemente premiados depois de perderem eleições e cooptados para cargos que são eleitos por ninguém, claro. E o rapaz que não serve para liderar os destinos dos holandeses é perfeito para liderar a aliança militar mais poderosa (em teoria) e perigosa (na prática) deste lado da galáxia.