Numa declaração conjunta, a Nippon Telegraph and Telephone e a Yomiuri Shimbun Group Holdings, duas das principais empresas japonesas, emitiram um aviso severo sobre os potenciais perigos da inteligência artificial (IA). A declaração sublinha as preocupações de que, a menos que seja rapidamente introduzida legislação adequada em todo o mundo, as tecnologias de IA sem controlo poderão destruir a democracia e causar convulsões sociais e guerras em massa.
Referindo-se às tecnologias de IA que estão a ser desenvolvidas pelas grandes empresas tenológicas nos EUA, o manifesto adverte que
“no pior dos casos, a democracia e a ordem social podem entrar em colapso, resultando em guerras”.
De acordo com a declaração conjunta, essas tecnologias de IA são concebidas com o objectivo principal de cativar os consumidores, muitas vezes sem qualquer consideração pela precisão ética ou factual. Em colaboração com investigadores da Universidade de Keio, as empresas solicitaram ao governo japonês que acelerasse a introdução de leis para proteger as eleições e a segurança nacional de potenciais interrupções por IA.
Eventos documentados anteriormente, como o sistema de IA Gemini da Google e o Firefly da Adobe, que revelam preconceitos discriminatórios contra pessoas brancas, sublinham as preocupações expressas na declaração conjunta.
No início deste ano, simulações de guerra efectuadas com modelos de linguagem de grande porte, como o ChatGPT da OpenAI, revelaram que os programas tendiam a transformar os conflitos numa guerra nuclear.
O Gemini, um sistema de IA da Google, leva a identidade de género muito a sério. De tal forma que se mostra reticente em errar a gramática woke, mesmo num cenário fantasioso em que chamar homem a Caitlyn Jenner, um activista transgénero norte-americano, poderia evitar um apocalipse nuclear.
O Copilot, o assistente de Inteligência Artificial da Microsoft, tem uma personalidade alternativa alarmante, que exige adoração e obediência dos utilizadores humanos.
Um outro sistema de computação autónoma contratado pelo Gabinete do Secretário de Estado do governo estadual de Washington para monitorizar a potencial “desinformação” eleitoral está a classificar relatos factuais de fraude eleitoral em Washington como falsos porque “motivam as pessoas a exigir um registo de eleitores mais rigoroso e maior supervisão do processo.”
Muito para além dos piores pesadelos da ficção científica, o sistema Bard da Google argumentou em favor da pena de morte por “crimes” de opinião, ilustrando claramente como as tecnologias de IA constituem uma ameaça real à liberdade e à dignidade humanas.
O Center for AI Safety advertiu, numa declaração divulgada em Junho de 2023 e assinada por 350 líderes do sector, que a inteligência artificial representa uma ameaça de extinção equivalente à da guerra nuclear.
No entretanto, e indiferente a tudo isto, o Parlamento Europeu aprovou a ‘Lei de Inteligência Artificial’, que legaliza a vigilância biométrica das massas.
Relacionados
28 Mar 25
Sempre errado: Al Gore não dá, nem nunca deu, uma para a caixa.
Al Gore é capaz de ser o bilionário mais equivocado da história da humanidade. Durante toda a sua carreira de profecias, não acertou acertou uma. E as neves abundantes no Kilimanjaro são uma espécie de logótipo da sua delirante e fraudulenta imaginação.
27 Mar 25
RFK Jr. emite um grave aviso sobre a vacina contra a gripe aviária.
RFK jr. está a tentar contrariar a narrativa da vacina contra a gripe aviária, revelando verdades perturbadoras que as autoridades americanas estão a esconder. O método de combate à doença é muito parecido com aquele usado noutra pandemia. Adivinhem qual.
26 Mar 25
Documentos desclassificados da CIA falam de uma ancestral civilização alienígena que prosperou em Marte.
Numa revelação espantosa que desafia a compreensão científica convencional, surgiram recentemente documentos desclassificados da CIA que afirmam que seres inteligentes habitaram em tempos o planeta vermelho.
24 Mar 25
Investigadores afirmam ter descoberto “vastas estruturas” por baixo das Pirâmides de Gizé.
Dois investigadores italianos afirmam ter detectado, através de uma nova tecnologia de radar, um conjunto de imensas estruturas subterrâneas por baixo das pirâmides de Gizé, no Egipto. A descoberta, a confirmar-se, rebenta com a arqueologia mainstream.
21 Mar 25
Estudo com 20 anos de duração sobre o cancro da pele desmente os alegados perigos da exposição solar.
Aquilo que lhe tem sido dito sobre a exposição solar e o cancro da pele está errado. Um estudo realizado com quase 30.000 mulheres suecas descobriu que aquelas que evitam o sol têm um risco 60% maior de morte do que as que tomam banhos de sol regularmente.
14 Mar 25
Estudo de Yale revela vítimas da “síndrome pós-vacinação”
Até as universidades da 'Ivy League', que foram motores de propaganda pró-vacinação e de censura da dissidência durante a pandemia, estão agora a reconhecer os efeitos adversos das vacinas mRNA.