Nicolau carrega o fuzil com atenção meticulosa. Trovão, que jaz no trilho gelado e resfolega, com a lentidão dos condenados, lamentos antigos, traz o peso de todos os brinquedos da história universal naquela fractura exposta, exuberante, que serve de sangue o gelo sequioso.
O silêncio ártico, teimoso e barulhento e entretido com o ruído do destino, interrompe-se finalmente para que se oiça apenas no mundo o silvo metálico do zagalote, que se acomoda na interminável dialéctica entre o gatilho e o canhão.
Homem e rena fazem colidir o olhar incendiado num quântico momento de eternidade. Não mais correrão juntos as milhas astronáuticas. Não mais farão partilha do conforto das estalagens. Não mais, a velocidade cúmplice. Não mais, a lendária lealdade. Nicolau não sabe chorar e Trovão não quer demorar o adeus: chegou o momento de devolver ao universo os átomos que tomou emprestados, e é tudo.
Homem e rena procuram no céu a estrela que guarda o selo da sua amizade, mas a lua, desmesuradamente insuflada, cega o céu nocturno.
Bang.
Relacionados
28 Mar 25
Umbral
Depois de atravessares todas as portas e de perceberes que por todas elas saíste quando julgavas ter entrado, onde vais agora? Um poema de Alburneo.
21 Mar 25
Árvores Dendrites
A Árvore dendrite tolera os pássaros como as crianças toleram os cães. Um poema de Alburneo.
11 Mar 25
Haikus da baía praia
A arte do haiku: Um dia perfeito, uma conversa com Neptuno, uma omelete civilizada e uma vila simpática, nativos à parte.
26 Fev 25
New Music, The The e Prefab Sprout: O pop como nunca antes tinha sido feito.
A Discoteca da Minha Vida #07: Logo no início dos anos 80, o legado da década anterior já estava a ser explodido em bocadinhos, com um pop novo, electrónico, fluente e iniciático, que ia marcar as tonalidades da música popular daí para a frente.
19 Fev 25
Haikus que se escrevem sozinhos
A arte do haiku: A traineira incomoda o scoth do comandante, a motorizada berra sobre o silêncio e a soma dos anos produz o reumático (mas não te queixes porque Deus compensa-te com versos que se escrevem sozinhos).
11 Fev 25
Trova dos Deuses Astronautas
Vêm lá dos confins do espaço, em busca dos desertos americanos. Enlatados em discos d'aço, vão chegando os marcianos.