Um ataque no centro de Paris custou a vida de uma pessoa e deixou outra ferida, informaram as autoridades na noite de Sábado. O ataque ocorreu numa rua na área de Quai de Grenelle, quando Arman Rajabpour-Miyandoab gritou “Allahu Akbar!” e agrediu alguns transeuntes.
De acordo com o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, o suspeito já foi detido pelas autoridades policiais. Darmanin também afirmou que o terrorista foi ferido e está hospitalizado. Na sequência do incidente, o Ministro do Interior aconselhou o público a manter-se afastado do distrito de Quai de Grenelle enquanto as autoridades conduziam a sua investigação.
#BREAKING Attacker stabs person to death in Paris, reportedly shouted ‘Allah akbar’: police source pic.twitter.com/Xxe5QrnkX8
— AFP News Agency (@AFP) December 2, 2023
O agressor declarou apoio ao ISIS, foi preso em 2016 por terrorismo, e libertado em 2020.
Rajabpour-Miyandoab foi preso por crimes relacionados com terrorismo em 2016 e esteve em contacto com vários outros terroristas islâmicos, segundo relatos da imprensa francesa.
O assassino de 26 anos é “francês” de ascendência iraniana e já tinha sido preso por planear um ataque terrorista no distrito comercial de La Defense, em Paris, em 2016. Recebeu na altura uma sentença de quatro anos e após a libertação foi viver com os pais.
O terrorista divulgou um vídeo pouco antes do ataque no qual se declarava apoiante do ISIS e jurava lealdade ao califa Abu Hafs, líder da facção terrorista “Estado Islâmico”. Rajabpour-Miyandoab confessou ter lançado o ataque para “vingar os muçulmanos” e disse que não poderia assistir a “árabes a serem mortos no Afeganistão e na Palestina”.
O Ministro do Interior francês, Gerald Darmian, disse à imprensa:
“Ele é conhecido dos serviços de inteligência e justiça… Já tinha pensado em realizar acções violentas, mas foi preso antes de poder fazê-lo”.
Sim, e libertado para o poder fazer.
Gerald Darmian prosseguiu com a desculpabilização do criminoso:
“Ele está a ser acompanhado como uma pessoa com transtornos psiquiátricos muito significativos. E também estava sob tratamento psiquiátrico e neurológico”.
Pelos vistos não estava a ser acompanhado tanto como isso, o coitadinho do terrorista.
Antes da sua prisão, Rajabpour-Miyandoab teria estado em contacto com combatentes jihadistas que viajaram para a Síria para lutar pelo ISIS. Terá também comunicado com Abdoullakh Anzorov, responsável pela decapitação do professor francês Samuel Paty em 2020.
Ainda assim, os serviços de inteligência e as forças de segurança francesas acharam por bem deixá-lo em liberdade e isento de qualquer vigilância, para que o desastre à espera de acontecer acontecesse de facto.
Relacionados
27 Mar 25
Cancelamento de festivais devido à ameaça terrorista e aos custos com a segurança estão a destruir o património cultural da Alemanha.
Os festivais públicos e as tradições culturais da Alemanha estão a enfrentar dificuldades críticas, à medida que as crescentes ameaças terroristas e correspondentes medidas de segurança mais rigorosas levam a cancelamentos generalizados.
26 Mar 25
Espanha: 71,4% de todos os novos empregos nos últimos 5 anos foram para imigrantes, enquanto os jovens nativos fogem do país.
A Espanha está a seguir as tendências observadas em todo o mundo ocidental, que afastam os jovens nativos do mercado de trabalho, e promovem empregos destinados a estrangeiros, que assentam em mão de obra barata, não qualificada.
25 Mar 25
Insanidade woke, no Wisconsin: Governador democrata quer substituir a palavra “mãe” por “pessoa inseminada”.
Em contraciclo e clara desobediência às ordens executivas da Casa Branca, o governador democrata do Wisconsin apresentou uma proposta de lei para substituir a palavra “mãe” pela expressão “pessoa inseminada” nos documentos estaduais.
21 Mar 25
Leis de ‘cidade santuário’ de nova Iorque impedem que imigrante que pegou fogo a uma mulher seja entregue aos Serviços de Imigração.
Um estrangeiro ilegal que foi acusado de incendiar uma mulher enquanto esta dormia no metro de Nova Iorque está a ser protegido do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) por leis de 'cidade santuário' de Nova Iorque.
20 Mar 25
Reino Unido: Imigrantes têm mais 70% de probabilidades de cometer crimes sexuais do que os britânicos nativos.
Embora os detalhes sobre as origens étnicas dos criminosos não sejam divulgados pelas autoridades, números obtidos por pedidos de liberdade de informação mostram que os imigrantes têm mais 70% de probabilidades de cometer crimes sexuais do que os nativos da Grã-Bretanha.
19 Mar 25
Distopia do Reino Unido: Novas directrizes para justiça de duplo critério facilitam a vida a todos, excepto aos homens brancos e cristãos.
O Conselho de Sentença de Inglaterra e do País de Gales introduziu directrizes de “dois critérios” para os juízes, instruindo-os no sentido de concederem um tratamento favorável a toda a gente menos a homens brancos e cristãos.