Uma esmagadora maioria dos americanos, 77%, considera que o Presidente Joe Biden, de 80 anos, é demasiado velho para governar eficazmente, de acordo com uma sondagem realizada na segunda-feira.
A idade do presidente é uma das principais preocupações não só para 89% dos republicanos, mas também para 69% dos democratas, no contexto da candidatura de Biden à reeleição em 2024, indica a sondagem da Associated Press/NORC.
Sendo Biden o presidente mais velho da história dos EUA, os republicanos e os independentes estão significativamente menos preocupados com a idade do antigo presidente Donald Trump, apesar de este ser apenas três anos mais novo.
De acordo com a sondagem, 85% dos que estão preocupados com a idade do presidente afirmam que não querem que ele se candidate à presidência em 2024.
“Americans asked to describe the Democrat in the White House and the Republican best positioned to face him in next year’s election say Biden is ‘old’ and ‘confused’ and say Trump is ‘corrupt’ and ‘dishonest.”
@APNORC https://t.co/WDlM6sMboX
— annmarie hordern (@annmarie) August 28, 2023
Não deixa de ser curioso, porém, que os americanos se preocupem tanto com a idade de Biden como com a “corrupção” de Trump, quando o actual presidente e a sua família acumulam indícios de esquemas ilícitos e tráfico de influêcias que lhes renderam centenas de milhões de dólares.
Embora a opinião de que Biden é demasiado velho para um segundo mandato seja partilhada por todos os grupos etários, é mais preocupante entre os democratas mais jovens do que entre os que têm mais de 45 anos, de acordo com a sondagem. Apesar disso, a maioria dos jovens democratas diz que provavelmente votaria em Biden se ele fosse o candidato em 2024.
As preocupações com a idade de Biden foram amplamente divulgadas ao longo do seu mandato e aumentaram desde que anunciou a sua candidatura à reeleição no final de Abril. Alguns democratas manifestaram a sua frustração com a candidatura, devido à sua idade e aos baixos índices de aprovação, e estão à procura de uma alternativa para o partido em 2024.
A média do RealClearPolitics para as primárias nacionais democratas de 2024, baseada em sondagens realizadas entre 2 e 26 de agosto, indica que Biden lidera com 65,8%, seguido de Robert F. Kennedy Jr. com 12,8% e de Marianne Williamson com 6,2%.
De acordo com a sondagem, a maioria dos americanos também acredita que deveria haver limites de idade para cargos governamentais de alto nível, como a presidência, o Supremo Tribunal e o Congresso.
A sondagem AP/NORC inquiriu 1.165 adultos em todo o país, entre 10 e 14 de agosto, com uma margem de erro de mais ou menos 3,8 pontos.
Relacionados
28 Mar 25
Zelensky diz que diplomata de Trump “é bom no imobiliário”, mas que “isto é diferente”, e que Putin vai morrer “em breve”.
O presidente ucraniano parece estar a acusar o abuso de cocaína, e decidiu insultar os americanos, Donald Trump e o seu emissário Steve Witkoff, de uma assentada. Não admira que a diplomacia de Kiev aposte agora tudo num suposto cancro de Putin.
27 Mar 25
Marco Rubio suspende contratos da USAID no valor de dezenas de biliões de dólares.
No seguimento do trabalho de auditoria do DOGE, o secretário de Estado Marco Rubio anunciou que rescindiu cerca de 5.200 contratos - no valor de dezenas de biliões de dólares - pertencentes à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.
27 Mar 25
A perseguição dos cristãos na Síria é o fruto podre da política externa dos EUA.
O genocídio que está a ser cometido pelo novo regime islâmico da Síria sobre a população cristã autóctone é o resultado directo da política externa de longa data dos Estados Unidos no Médio Oriente e do financiamento de milícias radicais islâmicas pela CIA e o Pentágono.
26 Mar 25
Alemanha: Partido AfD vai ser banido antes das próximas eleições.
O AfD é o segundo maior partido da Alemanha e tem quase um quarto do apoio dos eleitores, mas enfrenta uma séria probabilidade de ser interdito, já que a CDU, o SPD e os Verdes parecem concordar com a proibição. Para 'salvar a democracia'.
25 Mar 25
Líder político australiano admite que a liberdade de expressão é incompatível com a ‘diversidade’.
Chris Minns admitiu, sem querer, que a liberdade de expressão é incompatível com uma sociedade multicultural, mas talvez fosse pertinente perguntar aos australianos se concordam em trocar os seus direitos fundamentais por mais uns milhões de imigrantes.
24 Mar 25
Guerra Civil T: esquerda americana desencadeia ataque terrorista ao primeiro construtor mundial de veículos eléctricos.
A empresa de Elon Musk está a ser alvo de um coordenado e abrangente ataque terrorista, realizado através de actos violentos, mas também de incentivos mediáticos,numa ofensiva da esquerda e de alguns sectores da direita neoconservadora.