É deprimente e desesperante, mas as imagens de buracos negros que as academias distribuem na imprensa e vendem como factuais, são artefactos, subprodutos manipulados digitalmente que não têm absolutamente nada a ver com os objectos detectados no universo.
E a este propósito rebentou mais um escândalo: a imagem recentemente divulgada do alegado buraco negro que alegadamente se situa no centro da Via Láctea é uma fraude. Total.
Senão vejamos. Esta é a imagem que circulou nos media:
Mas com os mesmos dados processados com um método de mapeamento diferente, uma outra equipa de cientistas chegou a esta conclusão gráfica:
Ambas as imafens são fabricadas a partir da dados captados pelos telescópio Event Horizon e interpretados pelos cientistas e pelo software que usam e pelas ideias preconcebidas que eles têm sobre a natureza do objecto que lá está. São representações que resultam de análises estatísticas subjectivas e processos técnicos de composição diferentes. Não são um retrato fiel do fenómeno físico em si mesmo.
E o problema aqui é que, pelo menos no primeiro caso, são vendidas aos leigos como representações realistas dos fenómenos naturais. O que é falso. 100% falso.
Anton Petrov explica melhor a fraude.
Este caso não é inédito. Como o Contra já documentou, as imagens que circulam nos media como representações de buracos negros não só são artefactos – construções digitais subjectivas sobre dados recolhidos dos telescópios ou – pior ainda – a partir de algoritmos que trabalham na abstracção, como é muito possível que especulem sobre fenómenos celestes que nem sequer são buracos negros.
Convém a este propósito sublinhar que os buracos negros resultam da formulação matemática mais do que da demonstração empírica e há até nas academias muito boa gente que desconfie que afinal estas singularidades nem sequer existam no cosmos.
Relacionados
28 Mar 25
Sempre errado: Al Gore não dá, nem nunca deu, uma para a caixa.
Al Gore é capaz de ser o bilionário mais equivocado da história da humanidade. Durante toda a sua carreira de profecias, não acertou acertou uma. E as neves abundantes no Kilimanjaro são uma espécie de logótipo da sua delirante e fraudulenta imaginação.
27 Mar 25
RFK Jr. emite um grave aviso sobre a vacina contra a gripe aviária.
RFK jr. está a tentar contrariar a narrativa da vacina contra a gripe aviária, revelando verdades perturbadoras que as autoridades americanas estão a esconder. O método de combate à doença é muito parecido com aquele usado noutra pandemia. Adivinhem qual.
26 Mar 25
Documentos desclassificados da CIA falam de uma ancestral civilização alienígena que prosperou em Marte.
Numa revelação espantosa que desafia a compreensão científica convencional, surgiram recentemente documentos desclassificados da CIA que afirmam que seres inteligentes habitaram em tempos o planeta vermelho.
24 Mar 25
Investigadores afirmam ter descoberto “vastas estruturas” por baixo das Pirâmides de Gizé.
Dois investigadores italianos afirmam ter detectado, através de uma nova tecnologia de radar, um conjunto de imensas estruturas subterrâneas por baixo das pirâmides de Gizé, no Egipto. A descoberta, a confirmar-se, rebenta com a arqueologia mainstream.
21 Mar 25
Estudo com 20 anos de duração sobre o cancro da pele desmente os alegados perigos da exposição solar.
Aquilo que lhe tem sido dito sobre a exposição solar e o cancro da pele está errado. Um estudo realizado com quase 30.000 mulheres suecas descobriu que aquelas que evitam o sol têm um risco 60% maior de morte do que as que tomam banhos de sol regularmente.
14 Mar 25
Estudo de Yale revela vítimas da “síndrome pós-vacinação”
Até as universidades da 'Ivy League', que foram motores de propaganda pró-vacinação e de censura da dissidência durante a pandemia, estão agora a reconhecer os efeitos adversos das vacinas mRNA.