Jeremy Charles Robert Clarkson (Doncaster, 11 de abril de 1960), mais conhecido apenas como Jeremy Clarkson, é um apresentador de televisão, radialista e escritor especializado em automobilismo. É mais conhecido por ser ex-co-apresentador e principal estrela do programa da BBC, Top Gear, que apresentou juntamente com Richard Hammond e James May entre Outubro de 2002 e Março de 2015. De acordo com o Guiness World Records, o programa chegou a ser o mais visto no mundo. Clarkson também escreve colunas semanalmente no The Sunday Times e no The Sun.
A partir de uma carreira como jornalista local no norte da Inglaterra, Clarkson ganhou popularidade quando começou a apresentar o programa Top Gear em 1988. Desde meados de 1990, tornou-se uma personalidade pública reconhecida, aparecendo regularmente na televisão britânica como apresentador de seus próprios programas, ou como convidado de outros programas. Para além do automobilismo, Clarkson também produziu muitos programas e livros de história e engenharia. Entre 1998 e 2000, apresentou seu próprio programa, “Clarkson”.
As suas opiniões corrosivas e o humor politicamente incorrecto refletem uma análise crítica em relação aos media, à classe política e aos grupos de interesse.
Após um incidente com um produtor do programa Top Gear, Clarkson foi demitido pela BBC. Os ex-co-apresentadores Richard Hammond e James May, assim como o produtor executivo Andy Wilman, abandonaram o programa, juntamente com Clarkson. Os quatro fundaram uma companhia, W. Chump and Sons, para produzir o programa The Grand Tour, da Amazon Video.
Jeremy Clarkson é também agricultor, facto que aproveitou para produzir mais um programa de televisão para a Amazon Prime, o “Clarkson’s Farm”.