Um polícia britânico reformado pode ser condenado a seis meses de prisão depois de ter deixado uma piada num grupo privado do WhatsApp que continha uma “implicação” alegadamente ofensiva, expandindo drasticamente os limites das leis sobre discurso de ódio no Reino Unido.
Michael Chadwell, que se aposentou da polícia metropolitana em 2015, escreveu um comentário por baixo de um post privado no WhatsApp que mostrava papagaios multicoloridos ao lado de crianças de diferentes origens étnicas. A legenda questionava:
“Porque é que apreciamos a variedade de cores em todas as espécies, excepto na nossa?”
Chadwell respondeu:
“Porque nunca tive uma bicicleta roubada do meu jardim por um papagaio”.
O presidente do tribunal que presidiu ao processo, o juiz Tan Ikram, não encontrou humor no comentário, afirmando que a piada implicava que “os negros roubam”. Também não aceitou a alegação de Chadwell de que o comentário era uma piada inofensiva, dentro do género popularizado pelos Monty Python.
Acontece que os Monty Python, se estivessem ainda em actividade nos dias de hoje, seriam com certeza cancelados pela turba woke e condenados pelas leis britânicas sobre o “discurso de ódio”, e como resultado, Ikram acusou Chadwell de escrever uma mensagem “grosseiramente ofensiva” online, o que, apesar da norma ser subjectiva e de âmbito alargado, é uma ofensa no Reino Unido ao abrigo da Lei das Comunicações de 2003.
O juiz Tan Ikram declarou em conclusão:
“Ele pensou que era engraçado, mas era grosseiramente ofensivo, e estava ciente disso na altura”.
O juíz é de etnia indiana. A sentença de Chadwell deverá ser proferida ainda este mês.
Relacionados
31 Mar 25
Administração Trump: Europa não tem capacidade militar para derrotar os Houthis.
A Europa é superada pelas capacidades balísticas dos houthis, segundo mensagens trocadas entre altos quadros do gabinete de Donald Trump, que pretendem inclusivamente facturar os custos do ataque ao Iémen às nações do velho continente.
31 Mar 25
Scott Adams sugere a criação de um ‘Departamento de Preocupações Imaginárias’ para lidar com as falsas ameaças da esquerda americana.
O criador de 'Dilbert', teve uma ideia brilhante, ao sugerir a criação de um 'Departamento de Preocupações Imaginárias' para lidar com as arrelias dos democratas sobre o apocalipse climático, as ameaças à democracia ou o conluio de Donald Trump com o Kremlin.
28 Mar 25
Zelensky diz que diplomata de Trump “é bom no imobiliário”, mas que “isto é diferente”, e que Putin vai morrer “em breve”.
O presidente ucraniano parece estar a acusar o abuso de cocaína, e decidiu insultar os americanos, Donald Trump e o seu emissário Steve Witkoff, de uma assentada. Não admira que a diplomacia de Kiev aposte agora tudo num suposto cancro de Putin.
27 Mar 25
Marco Rubio suspende contratos da USAID no valor de dezenas de biliões de dólares.
No seguimento do trabalho de auditoria do DOGE, o secretário de Estado Marco Rubio anunciou que rescindiu cerca de 5.200 contratos - no valor de dezenas de biliões de dólares - pertencentes à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.
27 Mar 25
A perseguição dos cristãos na Síria é o fruto podre da política externa dos EUA.
O genocídio que está a ser cometido pelo novo regime islâmico da Síria sobre a população cristã autóctone é o resultado directo da política externa de longa data dos Estados Unidos no Médio Oriente e do financiamento de milícias radicais islâmicas pela CIA e o Pentágono.
26 Mar 25
Alemanha: Partido AfD vai ser banido antes das próximas eleições.
O AfD é o segundo maior partido da Alemanha e tem quase um quarto do apoio dos eleitores, mas enfrenta uma séria probabilidade de ser interdito, já que a CDU, o SPD e os Verdes parecem concordar com a proibição. Para 'salvar a democracia'.