O Juneteenth (oficialmente Juneteenth National Independence Day ou historicamente Jubilee Day, Emancipation Day, Freedom Day ou Black Independence Day) é um feriado nacional nos EUA que comemora a emancipação dos afro-americanos escravizados. É normalmente visto como uma celebração da cultura afro-americana. Evento originário da região de Galveston, Texas, tem sido celebrado anualmente a 19 de junho em várias partes dos Estados Unidos desde 1866 e é hoje feriado nacional.

As celebrações do Juneteenth deste ano foram marcadas por mais uma série de tiroteios em toda a América, deixando dezenas de feridos e vários mortos.

 

Milwaukee, Wisconsin:

Seis pessoas foram baleadas perto de Chambers, no momento em que a celebração do Juneteenth de Milwaukee chegava ao fim, na segunda-feira, 19 de junho, por volta das 16 horas. Segundo a polícia, o incidente teve origem numa briga entre raparigas. As vítimas tinham idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos; quatro raparigas e dois rapazes.

 

Willowbrook, Illinois:

De acordo com a polícia, ocorreu um tiroteio durante a noite, resultando em pelo menos 20 feridos e um morto. As testemunhas descrevem o incidente como uma celebração do Juneteenth que tragicamente se tornou violenta. Alguns dos feridos foram transportados de ambulância para hospitais, enquanto outros se deslocaram a pé, como declarou o xerife adjunto Eric Swanson, do condado de DuPage, durante uma conferência de imprensa no domingo. O motivo por detrás do tiroteio ainda não é claro e está atualmente a ser investigado, afirmou Swanson.

Anteriormente, Joe Ostrander, chefe do batalhão do Tri-State Fire Protection District, declarou que dez pacientes com diferentes graus de ferimentos, incluindo ferimentos de raspão e ferimentos de bala mais graves, foram transportados para quatro hospitais. Dois indivíduos encontravam-se em estado crítico. Ostrander referiu que pelo menos 12 ambulâncias foram enviadas para o local. Testemunhas contaram que o tiroteio ocorreu num parque de estacionamento em Willowbrook, a cerca de 35 quilómetros a oeste de Chicago, por volta das 12:30 da manhã.

 

Asheville, Carolina do Norte:

O Departamento de Polícia de Asheville revelou que um jovem foi detido após um tiroteio num festival de Juneteenth. A polícia diz que os agentes foram chamados no sábado, pouco depois das 20h50, por causa de relatos de tiros disparados num festival de Juneteenth no centro da cidade, no Pack Square Park. Quando os agentes chegaram ao local encontraram dois jovens com ferimentos de bala. Ambos os jovens foram levados para o Mission Hospital com ferimentos graves, mas um deles já teve alta e o outro permanece em estado estável mas crítico. A polícia diz que os agentes conseguiram encontrar os dois suspeitos nas proximidades e levá-los sob custódia. Os detectives ilibaram um deles e identificaram o outro como o principal infractor.

A cidade acabou por cancelar a celebração do Juneteenth prevista para domingo:

 

San Diego, California:

Um homem de 20 anos, foi morto a tiro no sábado, num evento do Juneteenth em Liberty Station. A vítima, Jonathan Pullum, era um residente de San Diego que ia entrar para a Marinha, disse a sua família na segunda-feira. O pai recorda-o como um jovem carinhoso, inteligente, respeitador, extrovertido e carismático. Pullum e outro homem de 20 anos foram baleados durante a celebração no NTC Park, na Cushing Road, por volta das 18h45. Pullum morreu num hospital. O outro homem, que foi baleado numa das pernas, deverá sobreviver. A investigação estava em curso e, até à tarde de segunda-feira, ninguém tinha sido detido no âmbito do caso.

 

Convém recordar que foi o Senado controlado pelo Partido Republicano em 2020, após a morte de George Floyd, que votou unanimemente a favor da transformação do Juneteenth (também conhecido como Dia da Independência Afro-Americana) num feriado federal, apesar de apenas 7% da base republicana ter apoiado a medida. Joe Biden promulgou a lei a 17 de junho de 2021.

Desde então, todos os fins-de-semana do Juneteenth têm sido marcados por tiroteios e violência em escala assustadora.