O criador do Dilbert, Scott Adams, teve uma ideia brilhante.
Durante um episódio recente do seu podcast, ele sugeriu a criação de um novo departamento governamental chamado “Departamento de Preocupações Imaginárias”, que poderia lidar com as arrelias dos democratas sobre assuntos como o apocalipse climático, as ameaças à democracia, o conluio de Trump com o Kremlin, a controvérsia do Signal, o roubo dos números da Segurança Social por Elon Musk e muito mais.
Department of Imaginary Concerns
Signal app drama has Scott Adams proposing a bold fix: a new gov’t dept to tackle all the wild, made-up fears swirling in Democrat minds. Genius or madness? You decide.
Imaginary Concerns like:
Climate change crisis
Russia collusion
Houthi’s… pic.twitter.com/ygw68GyfJN— jay plemons (@jayplemons) March 27, 2025
Adams está obviamente a brincar, mas a razão pela qual a sua ideia é válida é porque está tão enraizada na realidade. Os democratas insistem nestas preocupações imaginárias todos os dias, que são depois amplificadas pela imprensa corporativa.
O cartoonista sugere que seria hilariante ouvir os media perguntarem a Trump sobre uma destas questões e ele responder que remeteu o assunto para o Departamento de Preocupações Imaginárias.
A polémica do Signal, em que uma conversa de altos quadros do gabinete de Trump sobre um ataque ao Iémen caiu no domínio público, é aquela em que os democratas estão realmente a depositar as suas esperanças neste momento. O juiz Boasberg (o mesmo que está a tentar impedir a deportação de criminosos do Tren de Aragua) ordenou a todas as agências envolvidas que guardassem as conversas, e os democratas da Câmara dos Representantes estão a forçar uma investigação sobre o assunto.
O representante Gerry Connolly (D-Va.) afirmou a este propósito:
“Este incidente levanta sérias preocupações quanto a um potencial padrão de utilização indevida de plataformas de comunicação não seguras para discussões sensíveis e quanto à possibilidade de os militares e profissionais dos serviços secretos americanos poderem ter sido comprometidos pela disseminação imprudente de informações de segurança nacional tão sensíveis. É fundamental que se investigue este assunto e quaisquer outros incidentes em que líderes seniores de segurança nacional na administração Trump tenham, por incompetência ou negligência, comprometido informações de segurança nacional altamente sensíveis ou classificadas.”
Isto parece um trabalho para o Departamento de Preocupações Imaginárias. Até porque o que devia estar em causa não é o facto da conversa ter caído no domínio público, nem o teor da conversa sequer. O que devia ser discutido são os motivos pelos quais a administração Trump decidiu bombardear edifícios residenciais no país mais pobre do mundo, e numa região que, como o Contra já documentou, nem é assim tão estratégica para os interesses norte-americanos como isso.
Seja como for, o ContraCultura alargaria o âmbito do Departamento de Scott Adams à Europa, de forma a termos uma instituição que trataria das alegadas intenções expansionistas de Vladimir Putin, por exemplo.
Relacionados
1 Abr 25
Marine Le Pen condenada a 4 anos de prisão e a 5 anos de interdição de actividade política num caso gritante de perseguição judicial.
Marine Le Pen, a mais popular líder política francesa, foi condenada a 4 anos de prisão e 5 anos de suspensão da actividade política, num processo kafkiano. Qualquer europeu que nesta altura acredite que vive em democracia está em definitivo alienado da realidade.
31 Mar 25
Administração Trump: Europa não tem capacidade militar para derrotar os Houthis.
A Europa é superada pelas capacidades balísticas dos houthis, segundo mensagens trocadas entre altos quadros do gabinete de Donald Trump, que pretendem inclusivamente facturar os custos do ataque ao Iémen às nações do velho continente.
28 Mar 25
Zelensky diz que diplomata de Trump “é bom no imobiliário”, mas que “isto é diferente”, e que Putin vai morrer “em breve”.
O presidente ucraniano parece estar a acusar o abuso de cocaína, e decidiu insultar os americanos, Donald Trump e o seu emissário Steve Witkoff, de uma assentada. Não admira que a diplomacia de Kiev aposte agora tudo num suposto cancro de Putin.
27 Mar 25
Marco Rubio suspende contratos da USAID no valor de dezenas de biliões de dólares.
No seguimento do trabalho de auditoria do DOGE, o secretário de Estado Marco Rubio anunciou que rescindiu cerca de 5.200 contratos - no valor de dezenas de biliões de dólares - pertencentes à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.
27 Mar 25
A perseguição dos cristãos na Síria é o fruto podre da política externa dos EUA.
O genocídio que está a ser cometido pelo novo regime islâmico da Síria sobre a população cristã autóctone é o resultado directo da política externa de longa data dos Estados Unidos no Médio Oriente e do financiamento de milícias radicais islâmicas pela CIA e o Pentágono.
26 Mar 25
Alemanha: Partido AfD vai ser banido antes das próximas eleições.
O AfD é o segundo maior partido da Alemanha e tem quase um quarto do apoio dos eleitores, mas enfrenta uma séria probabilidade de ser interdito, já que a CDU, o SPD e os Verdes parecem concordar com a proibição. Para 'salvar a democracia'.