É deprimente e desesperante, mas as imagens de buracos negros que as academias distribuem na imprensa e vendem como factuais, são artefactos, subprodutos manipulados digitalmente que não têm absolutamente nada a ver com os objectos detectados no universo.
E a este propósito rebentou mais um escândalo: a imagem recentemente divulgada do alegado buraco negro que alegadamente se situa no centro da Via Láctea é uma fraude. Total.
Senão vejamos. Esta é a imagem que circulou nos media:
Mas com os mesmos dados processados com um método de mapeamento diferente, uma outra equipa de cientistas chegou a esta conclusão gráfica:
Ambas as imafens são fabricadas a partir da dados captados pelos telescópio Event Horizon e interpretados pelos cientistas e pelo software que usam e pelas ideias preconcebidas que eles têm sobre a natureza do objecto que lá está. São representações que resultam de análises estatísticas subjectivas e processos técnicos de composição diferentes. Não são um retrato fiel do fenómeno físico em si mesmo.
E o problema aqui é que, pelo menos no primeiro caso, são vendidas aos leigos como representações realistas dos fenómenos naturais. O que é falso. 100% falso.
Anton Petrov explica melhor a fraude.
Este caso não é inédito. Como o Contra já documentou, as imagens que circulam nos media como representações de buracos negros não só são artefactos – construções digitais subjectivas sobre dados recolhidos dos telescópios ou – pior ainda – a partir de algoritmos que trabalham na abstracção, como é muito possível que especulem sobre fenómenos celestes que nem sequer são buracos negros.
Convém a este propósito sublinhar que os buracos negros resultam da formulação matemática mais do que da demonstração empírica e há até nas academias muito boa gente que desconfie que afinal estas singularidades nem sequer existam no cosmos.
Relacionados
4 Nov 24
Novo estudo revela espécie de ‘abelhas abutre’ que substituíram o pólen por carne de cadáveres.
Um recente estudo levado a cabo por cientistas da Universidade da Califórnia revelou que algumas abelhas desenvolveram a capacidade de comer apenas carne devido a uma “intensa competição pelo néctar” e a um intestino evoluído que se assemelha ao dos abutres.
1 Nov 24
Cosmologia: A Teoria das Cordas acabou de ser enterrada viva.
Aos 84 anos, Leonard Susskind, o 'pai' da Teoria das Cordas, rendeu-se ontem às evidências, proclamando que esta tentativa de unificação da Física não compagina com o universo em que vivemos e que os académicos terão que começar do zero.
28 Out 24
Telescópio Espacial Euclid: As profundezas do espaço, em alta resolução.
Nos próximos seis anos, o telescópio espacial Euclid vai fazer um mapa 3d em alta resolução de um terço do universo visível. As primeiras imagens já nos chegaram e em apenas dois meses o telescópio criou um mosaico com mais de 100 milhões de objectos celestes.
14 Out 24
Uma nova era da exploração espacial: SpaceX recupera o propulsor da Starship.
Ontem aconteceu um episódio de ficção científica: A SpaceX conseguiu recuperar o enorme propulsor da Starship, agarrando-o em suspensão, como se fosse uma pena. O potencial do sistema, em termos tecnológicos e económicos, é incomensurável.
9 Out 24
De furacões e eleições #02:
Mais dados e testemunhos para alimentar a conspiração.
Como sempre acontece com as teorias da conspiração, os detalhes que parecem mais fantasiosos são rapidamente confirmados por factos. É o caso dos estranhos feixes de energia detectados no furacão Helena pelos radares de satélite.
19 Set 24
Estudo sul-coreano: Vacinas mRNA contra a Covid-19 aumentam o risco de miocardite em 620%.
As vacinas mRNA contra a Covid-19 aumentam o risco de miocardite em seis ordens de grandeza, de acordo com um estudo realizado por investigadores sul-coreanos, que só vem confirmar os números assustadores de centenas de outras pesquisas sobre o programa de vacinação.