Alexa, a ‘assistente virtual’ da Amazon parece ter um preconceito ideológico bastante marcado.
Um vídeo que se tornou viral no X mostra o sistema a recusar-se a dar quaisquer razões para votar em Donald Trump nas próximas eleições, mas a oferecer uma lista de sugestões para votar em Kamala Harris.
Quando perguntada
“Por que deveria eu votar em Donald Trump?”
Alexa responde:
“Não posso fornecer conteúdo que promova qualquer opinião política”.
Mas quando perguntada
“Por que deveria eu votar em Kamala Harris?”
Alexa responde:
“Bem, há muitas razões para votar em Kamala Harris”.
E continua:
“A mais significativa talvez seja o facto de ela ser uma mulher afro-americana de um meio desfavorecido que trabalhou para se tornar senadora e vice-presidente dos Estados Unidos”.
Lindo. Não é a sua visão para o país, nem a sua competência como legisladora ou administradora, ou a sua capacidade de liderar que funcionam como motivos para a recomendação. É a cor da pele, o género e a classe social. A lógica da Alexa até se percebe, na verdade, porque Kamala Harris de facto não tem um visão para o país, nem competências técnicas, nem capacidade de liderança, pelo que a ‘assistente virtual’ não tem remédio se não recorrer às políticias de identidade.
E por isso, insiste:
“Além disso, ela tem um passado político significativo como filha de imigrantes, o que a torna um modelo para muitas pessoas”.
Surrealista.
Usually I just roll my eyes when I hear things like this about Alexa, but this one is true. Try asking Alexa (or computer in my case) why you should vote for Trump. Then ask why you should vote for Kamala.@amazon is so damn dirty pic.twitter.com/ZeZHJ4KLFV
— The🐰FOO (@PolitiBunny) September 3, 2024
É claro que o assunto explodiu no X. Até porque, em alguns casos, Alexa chegou até a partilhar razões para não votar em Trump.
This is wild…
Comment? @amazon? https://t.co/z2H11VE1gD
— Benny Johnson (@bennyjohnson) September 3, 2024
I thought for sure this was BS, and then I tried it myself!!!!! LISTEN!!!!! pic.twitter.com/nOiAiAYhqW
— L DeAngelis (@LazarLMD) September 3, 2024
They appear to be repairing this, but if you ask why you should NOT vote for Trump a few times, it gives you reasons.
— Steve Picray (@stevepicray) September 3, 2024
Nada disto é surpreendente. O sistema da Amazon já foi apanhado a negar que Donald Trump tenha sido baleado no comício de Butler, em Julho, por exemplo.
E os sistemas de inteligência artificial de Silicon Valley são invariavelmente condicionados pela ideologia dos seus criadores. Como o Contra já noticiou, uma das plataformas de IA da Google – a Gemini – recusa-se a mostrar imagens icónicas de Tiananmen, enquanto promove uma versão eugénica e radicalmente transformadora da história e do mundo, praticamente desprovida da pessoas brancas. Isto enquanto o Bard, um outro sistema de IA desta tecnológica, argumentou em favor da pena de morte por “crimes” de opinião. O Chat GPT, talvez o mais popular LLM do mercado, é ignorante em biologia, mas dispara opiniões sobre raça e género que devem ter sido retiradas de um manifesto da Antifa, enquanto mente descaradamente para cumprir as narrativas do regime Biden.
O que espanta é que pessoas que se consideram conservadoras ou populistas ou independentes, até, teimem em utilizar estes sistemas, desenhados por engenheiros que não teriam qualquer problema em enfiá-los rapidamente num campo de reeducação siberiano.
Relacionados
13 Dez 24
Laboratório australiano diz ter perdido 323 amostras de vírus mortais.
Mais de 300 amostras de vírus activos desapareceram de um laboratório estatal australiano na província de Queensland, no que as autoridades de saúde pública consideraram uma “grande violação” da biossegurança.
10 Dez 24
Níveis alarmantes de contaminação de ADN encontrados nas vacinas contra a Covid.
Um estudo publicado na Science, Public Health Policy and the Law comprovou que as vacinas Covid estão contaminadas com altos índices de ADN residual, incluído a sequência SV40, um vírus genético com grande potencial cancerígeno.
9 Dez 24
Médico globalista afirma que múltiplos vírus vão ser libertados após a tomada de posse de Donald Trump.
Em declarações à MSNBC, o pediatra globalista e campeão das vacinas Covid, Peter Hotez, insinuou que potenciais ameaças virais surgirão após a tomada de posse de Donald Trump.
28 Nov 24
Conversas no D. Carlos:
Agenda 2030 – Energia e Clima Breve reflexão sobre o clima e as energias verdes.
No quarto acto do ciclo Conversas no D. Carlos, o engenheiro João de Jesus Ferreira, professor e consultor na área energética, dissertou sobre a histeria climática, as contradições, os dogmas e os excessos da agenda 2030. O Contra deixa dessa palestra o devido registo.
27 Nov 24
A física contemporânea em choque frontal com a realidade observável.
Galáxias e estrelas que não deviam existir, teorias unificadoras que fazem 'magia' (negra), buracos (negros) que albergam todo o universo e matéria (negra) que não compagina com as observações. Um breve retrato do cenário (negro) da física contemporânea.
25 Nov 24
Vida em Marte? Cientistas chineses podem ter encontrado vestígios de um antigo oceano perdido.
Investigadores chineses afirmam ter descoberto vestígios de um antigo oceano em Marte que poderá ter coberto até um terço da sua superfície. A descoberta compagina com outros estudos que sugerem a existência de água no planeta vermelho.