Elon Musk, patrão do X, director executivo da Tesla e cofundador da Neuralink, alertou para o facto do crescimento da inteligência artificial (IA) poder tornar obsoletos quase todos os empregos com que os seres humanos ganham a vida, preenchem o tédio e dão significado ao seu percurso existencial. Falando virtualmente na conferência VivaTech 2024 em Paris, Musk expressou as suas preocupações sobre o futuro do emprego face às capacidades crescentes da IA.
“Provavelmente, nenhum de nós terá emprego”, disse Musk durante o seu discurso proferido de forma remota, salientando o potencial da IA para substituir o trabalho humano em vários sectores. No entanto, referiu que algumas funções não remuneradas que exigem criatividade e inteligência emocional poderão continuar a ser asseguradas.
“Se quiseres fazer um trabalho que é uma espécie de hobby, podes fazê-lo”, afirmou Musk. “Mas, caso contrário, a IA e os robots fornecerão todos os bens e serviços que quisermos”, acrescentou.
Musk sugeriu que os governos podem precisar de considerar a implementação de uma alta renda universal em oposição ao conceito de renda básica universal para lidar com o deslocamento de empregos para as tecnologias de IA. A renda básica universal é um programa de bem-estar social em que todos os cidadãos adultos recebem uma renda fixa regularmente, sem a necessidade de trabalhar.
“De certa forma, será uma espécie de nivelador, um equalizador”, explicou Musk, embora não tenha entrado em pormenores sobre o desenvolvimento de tal programa.
Seja o rendimento mínimo, seja o rendimento máximo, permanece um facto: como é que as pessoas vão reagir psicologicamente ao vazio funcional a que vão ser sujeitas?
Abordando essa questão, Musk colocou outra: “Se o computador e os robôs podem fazer tudo melhor do que tu, será que a tua vida tem sentido?”
Pois. Será?
O empresário bilionário, que foi um dos membros iniciais do conselho da Open AI, tornou-se recentemente um crítico proeminente no debate sobre a regulamentação destas tecnologias. No mês passado, manifestou a sua preocupação com o desenvolvimento de uma inteligência artificial sobre-humana, que, segundo ele, poderia ultrapassar a inteligência humana já no próximo ano.
Em Abril, duas das principais empresas japonesas alertaram que a IA poderia causar o colapso da ordem social.
O Center for AI Safety advertiu, numa declaração divulgada em Junho de 2023 e assinada por 350 líderes do sector, que a inteligência artificial representa uma ameaça de extinção equivalente à da guerra nuclear.
Relacionados
23 Abr 25
Vacinas COVID desencadearam “demência, pensamentos suicidas, comportamento violento e volição homicida.”
Um estudo publicado no Preprints.org anuncia resultados “alarmantes” que revelam que as vacinas mRNA contra a COVID “desencadearam condições neuropsiquiátricas graves, causando pensamentos suicidas, comportamento violento e e ideação homicida”.
21 Abr 25
Casa Branca relança o site covid.gov, confirmando a fuga do laboratório de Wuhan e expondo más práticas governamentais durante a pandemia.
A Casa Branca reposicionou drasticamente o site covid.gov, transformando-o numa acusação pública ao estabelecimento pandémico, e acusando Anthony Fauci, agências federais e organismos internacionais de suprimir a verdade sobre as origens da COVID-19.
18 Abr 25
Investigadores afirmam que existem provas de uma civilização em Marte que foi extinta por um desastre nuclear.
Enquanto indícios recolhidos pela NASA indicam que Marte pode ter sido mais hospitaleiro, a elevada concentração de Xenon-129 na sua atmosfera e de urânio na sua superfície sugerem que uma explosão nuclear terá ocorrido no planeta vermelho.
17 Abr 25
Importa-se de repetir? Director científico da administração Trump diz que a tecnologia americana pode “manipular o tempo e o espaço.”
Michael Kratsios sugeriu que os Estados Unidos possuem tecnologia capaz de “manipular o tempo e o espaço”. Mas os contribuintes americanos não parecem estar a beneficiar grande coisa dessas capacidades alucinantes.
15 Abr 25
Tucker Carlson de queixo caído: 9 milhões de crianças americanas injectadas com última versão de vacinas mRNA contra a COVID.
Quando a Dra. Mary Talley Bowden informou Tucker Carlson de que “9 milhões de crianças americanas receberam a última versão das vacinas COVID”, o jornalista não escondeu o choque. Crimes contra a humanidade, em tempo real, na América de Donald Trump.
14 Abr 25
Amostras do asteroide Bennu sugerem que a consciência se formou no universo antes da vida biológica.
Evidências presentes nas amostras do asteroide Bennu, com 4 biliões de anos, revelam formações moleculares que, segundo alguns cientistas, sustentam o funcionamento da consciência e estão presentes no cosmos antes até do surgimento da vida biológica.