Elon Musk, patrão do X, director executivo da Tesla e cofundador da Neuralink, alertou para o facto do crescimento da inteligência artificial (IA) poder tornar obsoletos quase todos os empregos com que os seres humanos ganham a vida, preenchem o tédio e dão significado ao seu percurso existencial. Falando virtualmente na conferência VivaTech 2024 em Paris, Musk expressou as suas preocupações sobre o futuro do emprego face às capacidades crescentes da IA.
“Provavelmente, nenhum de nós terá emprego”, disse Musk durante o seu discurso proferido de forma remota, salientando o potencial da IA para substituir o trabalho humano em vários sectores. No entanto, referiu que algumas funções não remuneradas que exigem criatividade e inteligência emocional poderão continuar a ser asseguradas.
“Se quiseres fazer um trabalho que é uma espécie de hobby, podes fazê-lo”, afirmou Musk. “Mas, caso contrário, a IA e os robots fornecerão todos os bens e serviços que quisermos”, acrescentou.
Musk sugeriu que os governos podem precisar de considerar a implementação de uma alta renda universal em oposição ao conceito de renda básica universal para lidar com o deslocamento de empregos para as tecnologias de IA. A renda básica universal é um programa de bem-estar social em que todos os cidadãos adultos recebem uma renda fixa regularmente, sem a necessidade de trabalhar.
“De certa forma, será uma espécie de nivelador, um equalizador”, explicou Musk, embora não tenha entrado em pormenores sobre o desenvolvimento de tal programa.
Seja o rendimento mínimo, seja o rendimento máximo, permanece um facto: como é que as pessoas vão reagir psicologicamente ao vazio funcional a que vão ser sujeitas?
Abordando essa questão, Musk colocou outra: “Se o computador e os robôs podem fazer tudo melhor do que tu, será que a tua vida tem sentido?”
Pois. Será?
O empresário bilionário, que foi um dos membros iniciais do conselho da Open AI, tornou-se recentemente um crítico proeminente no debate sobre a regulamentação destas tecnologias. No mês passado, manifestou a sua preocupação com o desenvolvimento de uma inteligência artificial sobre-humana, que, segundo ele, poderia ultrapassar a inteligência humana já no próximo ano.
Em Abril, duas das principais empresas japonesas alertaram que a IA poderia causar o colapso da ordem social.
O Center for AI Safety advertiu, numa declaração divulgada em Junho de 2023 e assinada por 350 líderes do sector, que a inteligência artificial representa uma ameaça de extinção equivalente à da guerra nuclear.
Relacionados
7 Jan 25
BBC anunciou em 2007 que o Ártico não teria gelo no Verão de 2013. No Verão de 2024, a área gelada aumentou 26% em relação a 2012.
Em Junho de 2007 a BBC News anunciou em tom adequadamente dogmático que no verão de 2013 já não haveria gelo no Ártico. Acontece que no Verão de 2024 a extensão gelada é até bem maior do que aquela registada em 2012. Sigam a ciência!
3 Jan 25
Afinal a ‘energia negra’ pode ser apenas uma ilusão.
Um dos conceitos centrais e mais enigmáticos da cosmologia - A 'Energia Negra' - poderá na verdade não passar de uma ilusão, de acordo com investigadores que propõem uma outra tese para explicar a expansão do universo.
27 Dez 24
Apanhado: Quadro de topo dos NIH admite que Fauci terá financiado o laboratório de Wuhan e questiona a eficácia da vacina.
Raja Cholan, um cientista dos Institutos Nacionais de Saúde norte-americanos admitiu em vídeo que a maioria das iniciativas governamentais relacionadas com a Covid-19 foram “completamente inventadas” e que as vacinas não são eficazes.
13 Dez 24
Laboratório australiano diz ter perdido 323 amostras de vírus mortais.
Mais de 300 amostras de vírus activos desapareceram de um laboratório estatal australiano na província de Queensland, no que as autoridades de saúde pública consideraram uma “grande violação” da biossegurança.
10 Dez 24
Níveis alarmantes de contaminação de ADN encontrados nas vacinas contra a Covid.
Um estudo publicado na Science, Public Health Policy and the Law comprovou que as vacinas Covid estão contaminadas com altos índices de ADN residual, incluído a sequência SV40, um vírus genético com grande potencial cancerígeno.
9 Dez 24
Médico globalista afirma que múltiplos vírus vão ser libertados após a tomada de posse de Donald Trump.
Em declarações à MSNBC, o pediatra globalista e campeão das vacinas Covid, Peter Hotez, insinuou que potenciais ameaças virais surgirão após a tomada de posse de Donald Trump.