Elon Musk, patrão do X, director executivo da Tesla e cofundador da Neuralink, alertou para o facto do crescimento da inteligência artificial (IA) poder tornar obsoletos quase todos os empregos com que os seres humanos ganham a vida, preenchem o tédio e dão significado ao seu percurso existencial. Falando virtualmente na conferência VivaTech 2024 em Paris, Musk expressou as suas preocupações sobre o futuro do emprego face às capacidades crescentes da IA.
“Provavelmente, nenhum de nós terá emprego”, disse Musk durante o seu discurso proferido de forma remota, salientando o potencial da IA para substituir o trabalho humano em vários sectores. No entanto, referiu que algumas funções não remuneradas que exigem criatividade e inteligência emocional poderão continuar a ser asseguradas.
“Se quiseres fazer um trabalho que é uma espécie de hobby, podes fazê-lo”, afirmou Musk. “Mas, caso contrário, a IA e os robots fornecerão todos os bens e serviços que quisermos”, acrescentou.
Musk sugeriu que os governos podem precisar de considerar a implementação de uma alta renda universal em oposição ao conceito de renda básica universal para lidar com o deslocamento de empregos para as tecnologias de IA. A renda básica universal é um programa de bem-estar social em que todos os cidadãos adultos recebem uma renda fixa regularmente, sem a necessidade de trabalhar.
“De certa forma, será uma espécie de nivelador, um equalizador”, explicou Musk, embora não tenha entrado em pormenores sobre o desenvolvimento de tal programa.
Seja o rendimento mínimo, seja o rendimento máximo, permanece um facto: como é que as pessoas vão reagir psicologicamente ao vazio funcional a que vão ser sujeitas?
Abordando essa questão, Musk colocou outra: “Se o computador e os robôs podem fazer tudo melhor do que tu, será que a tua vida tem sentido?”
Pois. Será?
O empresário bilionário, que foi um dos membros iniciais do conselho da Open AI, tornou-se recentemente um crítico proeminente no debate sobre a regulamentação destas tecnologias. No mês passado, manifestou a sua preocupação com o desenvolvimento de uma inteligência artificial sobre-humana, que, segundo ele, poderia ultrapassar a inteligência humana já no próximo ano.
Em Abril, duas das principais empresas japonesas alertaram que a IA poderia causar o colapso da ordem social.
O Center for AI Safety advertiu, numa declaração divulgada em Junho de 2023 e assinada por 350 líderes do sector, que a inteligência artificial representa uma ameaça de extinção equivalente à da guerra nuclear.
Relacionados
7 Nov 25
Novo estudo revela que a NASA não poupou dinheiro nem tempo ao contratar empresas privadas para construir naves espaciais.
A ideia de que a NASA ganhou eficiência ao entregar a construção das suas naves à indústria privada foi posta em causa num paper recente do Journal of Spacecraft and Rockets. Mas a verdade é que a agência espacial americana é hoje uma organização política, mais do que científica.
4 Nov 25
Bilionários das tecnologias de inteligência artificial estão a preparar-se para o fim da civilização.
Os magnatas da tecnologia não se cansam de defender as virtudes da inteligência artificial. Mas considerando os biliões que gastam em bunkers, não devem acreditar muito nas promessas utópicas que propagam.
3 Nov 25
Rastreador de OVNIs mostra milhares de objectos subaquáticos ao longo da costa dos EUA.
Uma popular aplicação de relatos de OVNIs registou milhares de avistamentos de Objetos Submersíveis Não Identificados perto de vias navegáveis dos EUA — fenómeno que os oficiais de alta patente da marinha americana consideram representar uma ameaça à segurança nacional.
31 Out 25
Centenas de figuras influentes assinam carta pedindo a proibição do desenvolvimento da superinteligência artificial.
Centenas de figuras públicas — incluindo vários "padrinhos" da IA e um conjunto surpreendentemente idiossincrático de figuras religiosas, dos media e da tecnologia — acabam de assinar uma carta pedindo a "proibição" da corrida para construir a superinteligência artificial.
30 Out 25
“Enxames de robôs assassinos”: Ex-funcionária da administração Biden diz que militares norte-americanos temem usar sistemas de IA.
Uma antiga funcionária do regime Biden afirmou que as Forças Armadas dos EUA teriam problemas para controlar o uso de inteligência artificial. Mas o Pentágono do regime Trump tem outras ideias.
28 Out 25
Em situações em que a maioria das pessoas dirá que estás a ser um idiota, o ChatGPT garante que te estás a comportar como um anjo.
Investigadores de Stanford demonstraram que os bots de conversação de inteligência artificial tendem a justificar comportamentos eticamente discutíveis dos utilizadores. Esta será até uma estratégia de fidelização utilizada pelas empresas de Silicon Valley.





