A empresa de inteligência artificial (IA) Anthropic, sediada nos EUA e financiada pela Google, está a sugerir que o seu modelo de linguagem de grande dimensão (LLM) Claude 3 Opus, alimentado por IA, demonstrou ser consciente. Se a alegação for provada de forma conclusiva, Claude 3 Opus seria o primeiro ser de IA senciente na história. No entanto, os especialistas neste domínio continuam cépticos sobre a proclamação da Anthropic.
Claude 3 Opus impressionou muitos especialistas em IA, especialmente a capacidade do LLM de resolver problemas complexos quase instantaneamente. No entanto, as alegações de senciência só começaram a circular depois de o engenheiro Alex Albert, da Anthropic, ter mostrado um incidente em que o Claude 3 Opus aparentemente determinou que estava a ser “testado”.
“Quando fizemos esse teste no Opus, notamos um comportamento interessante – ele parecia suspeitar que estávamos a avaliá-lo. O Opus não só encontrou a agulha, como também reconheceu que a agulha inserida estava tão deslocada no palheiro que este tinha de ser um teste artificial construído por nós para testar as suas capacidades de atenção.”
Em Março de 2024, a Anthropic revelou a sua nova linha de LLMs com IA, incluindo o modelo de primeira linha Claude 3 Opus. No comunicado que anunciava o lançamento do novo modelo, a empresa afirma:
“Opus, o osso modelo mais inteligente, supera os seus pares na maioria dos critérios de avaliação comuns para sistemas de IA, incluindo conhecimento especializado de nível de graduação (MMLU), raciocínio especializado de nível de graduação (GPQA), matemática básica (GSM8K) e muito mais. [O sistema] apresenta níveis quase humanos de compreensão e fluência em tarefas complexas”.
Apesar da afirmação do Anthropic, os especialistas da indústria de IA acreditam que a humanidade está longe de desenvolver uma IA senciente – se é que isso é possível. No entanto, a alegação da empresa só contribui para reforçar a ideia de que as tecnologias de IA estão a evoluir de forma muito mais rápida do que seria de prever.
Os avanços nestas tecnologias continuam a suscitar preocupações éticas. No início deste mês, duas importantes empresas japonesas alertaram para o facto de a IA poder causar o colapso da democracia e da ordem social, conduzindo a guerras e caos social.
O Center for AI Safety advertiu, numa declaração divulgada em Junho de 2023 e assinada por 350 líderes do sector, que a inteligência artificial representa ameaça de extinção equivalente à da guerra nuclear.
No entretanto, e indiferente a tudo isto, o Parlamento Europeu aprovou a ‘Lei de Inteligência Artificial’, que legaliza a vigilância biométrica das massas.
Relacionados
25 Nov 24
Vida em Marte? Cientistas chineses podem ter encontrado vestígios de um antigo oceano perdido.
Investigadores chineses afirmam ter descoberto vestígios de um antigo oceano em Marte que poderá ter coberto até um terço da sua superfície. A descoberta compagina com outros estudos que sugerem a existência de água no planeta vermelho.
8 Nov 24
Mais um buraco negro fabricado.
A imagem recentemente divulgada do alegado buraco negro que alegadamente se situa no centro da Via Láctea é uma fraude total. Mais uma, porque as imagens que circulam nos media como representações de buracos negros são todas artefactos digitais.
4 Nov 24
Novo estudo revela espécie de ‘abelhas abutre’ que substituíram o pólen por carne de cadáveres.
Um recente estudo levado a cabo por cientistas da Universidade da Califórnia revelou que algumas abelhas desenvolveram a capacidade de comer apenas carne devido a uma “intensa competição pelo néctar” e a um intestino evoluído que se assemelha ao dos abutres.
1 Nov 24
Cosmologia: A Teoria das Cordas acabou de ser enterrada viva.
Aos 84 anos, Leonard Susskind, o 'pai' da Teoria das Cordas, rendeu-se ontem às evidências, proclamando que esta tentativa de unificação da Física não compagina com o universo em que vivemos e que os académicos terão que começar do zero.
28 Out 24
Telescópio Espacial Euclid: As profundezas do espaço, em alta resolução.
Nos próximos seis anos, o telescópio espacial Euclid vai fazer um mapa 3d em alta resolução de um terço do universo visível. As primeiras imagens já nos chegaram e em apenas dois meses o telescópio criou um mosaico com mais de 100 milhões de objectos celestes.
14 Out 24
Uma nova era da exploração espacial: SpaceX recupera o propulsor da Starship.
Ontem aconteceu um episódio de ficção científica: A SpaceX conseguiu recuperar o enorme propulsor da Starship, agarrando-o em suspensão, como se fosse uma pena. O potencial do sistema, em termos tecnológicos e económicos, é incomensurável.