Mais uma semana, mais um acidente em pleno ar com um avião Boeing. Desta vez, um 747-400 que transportava 468 passageiros da Indonésia para a Arábia Saudita teve de fazer uma aterragem de emergência imediatamente após a descolagem, quando um dos quatro motores do avião se transformou numa bola de fogo.
O voo Garuda-1105 com destino a Madinah, uma cidade no oeste da Arábia Saudita, estava a partir da cidade indonésia de Makassar na quarta-feira quando, assim que o avião atingiu a velocidade de descolagem, uma bola de fogo gigante irrompeu de um dos motores do avião.
O presidente da Garuda Indonesia, Irfan Setiaputra, emitiu um comunicado onde lemos:
“A decisão foi tomada pelo piloto imediatamente após a descolagem, tendo em conta os problemas do motor que exigiam um exame mais aprofundado depois de terem sido observadas faíscas de fogo num dos motores”.
Mas no segundo 4 deste vídeo percebemos que não se tratou de mais que uma simples “faísca”.
Garuda Indonesia 747-412 returns safely to Makassar Airport in Indonesia after an engine failure during takeoff. pic.twitter.com/VibKqCQosc
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) May 15, 2024
O avião foi imobilizado para uma investigação de segurança, segundo o comunicado.
Na segunda semana de Maio, os aviões da Boeing sofreram três desastres em dois dias: No Senegal, passageiros aterrorizados escaparam de um 737-300 em chamas; na Turquia, um pneu explodiu durante a aterragem de um 737-800; e, 24 horas depois, o trem de aterragem de um 767 cedeu, fazendo com que a aeronave embatesse na pista, quando aterrava em Istambul.
Na semana passada, ficámos a saber que o advogado que representou dois denunciantes da Boeing, ambos falecidos recentemente em circunstâncias suspeitas, está a representar mais de dez outros informadores que estão determinados a falar sobre questões “graves” de segurança e qualidade de construção que a gigante aeroespacial está a tentar encobrir.
Um ciclo infernal que acresce a todos os problemas que a empresa americana tem enfrentado nos últimos tempos.
Relacionados
27 Nov 24
A física contemporânea em choque frontal com a realidade observável.
Galáxias e estrelas que não deviam existir, teorias unificadoras que fazem 'magia' (negra), buracos (negros) que albergam todo o universo e matéria (negra) que não compagina com as observações. Um breve retrato do cenário (negro) da física contemporânea.
25 Nov 24
Vida em Marte? Cientistas chineses podem ter encontrado vestígios de um antigo oceano perdido.
Investigadores chineses afirmam ter descoberto vestígios de um antigo oceano em Marte que poderá ter coberto até um terço da sua superfície. A descoberta compagina com outros estudos que sugerem a existência de água no planeta vermelho.
8 Nov 24
Mais um buraco negro fabricado.
A imagem recentemente divulgada do alegado buraco negro que alegadamente se situa no centro da Via Láctea é uma fraude total. Mais uma, porque as imagens que circulam nos media como representações de buracos negros são todas artefactos digitais.
4 Nov 24
Novo estudo revela espécie de ‘abelhas abutre’ que substituíram o pólen por carne de cadáveres.
Um recente estudo levado a cabo por cientistas da Universidade da Califórnia revelou que algumas abelhas desenvolveram a capacidade de comer apenas carne devido a uma “intensa competição pelo néctar” e a um intestino evoluído que se assemelha ao dos abutres.
1 Nov 24
Cosmologia: A Teoria das Cordas acabou de ser enterrada viva.
Aos 84 anos, Leonard Susskind, o 'pai' da Teoria das Cordas, rendeu-se ontem às evidências, proclamando que esta tentativa de unificação da Física não compagina com o universo em que vivemos e que os académicos terão que começar do zero.
28 Out 24
Telescópio Espacial Euclid: As profundezas do espaço, em alta resolução.
Nos próximos seis anos, o telescópio espacial Euclid vai fazer um mapa 3d em alta resolução de um terço do universo visível. As primeiras imagens já nos chegaram e em apenas dois meses o telescópio criou um mosaico com mais de 100 milhões de objectos celestes.