Durante um dos seus compromissos na conferência da religião do apocalipse climático COP28, que decorreu no Dubai, Al Gore disse que o facto de as pessoas terem acesso a informação fora dos meios de comunicação social tradicionais constitui uma ameaça à “democracia” e que os algoritmos das redes sociais “deviam ser proibidos”.
Sim, é verdade:
Al Gore: Social Media Is Bad Because People Go Down Rabbit Holes | COP28
This dude is basically saying the quiet part out loud. Any information that isn’t coming from the government is a “threat to democracy”.
This has been going on for a long time, only now they can massively… pic.twitter.com/V36iaH9TTO
— CtrlAltDelete (@TakingoutTrash7) December 13, 2023
Gore lamentou que as redes sociais tenham
“perturbado os equilíbrios que costumavam existir e que faziam com que a democracia representativa funcionasse muito melhor”.
Portanto, a democracia funciona melhor se as massas forem condicionadas às narrativas dos poderes instituídos, sem acesso a contraditório.
Espantoso.
O ex-vice-presidente, ex-artista do Powerpoint e eterno profeta de catástrofes imaginárias, afirmou que o funcionamento da democracia assenta em “conhecimentos partilhados que servem de base ao raciocínio colectivo”, mas que “as redes sociais, dominadas por algoritmos”, perturbam esse equilíbrio.
Numa referência mais que gasta ao imaginário de Alice no País das Maravilhas, Gore sugeriu que as pessoas estão a ser arrastadas para “tocas de coelho” por algoritmos que são
“o equivalente digital das AR-15 e deviam ser proibidos, deviam mesmo ser proibidos!”
Gore afirmou que as redes sociais são “um abuso do fórum público” e que as pessoas estão a ser atraídas para câmaras de ressonância que as ensandecem.
“Se passarmos demasiado tempo na câmara de ressonância, o que é transformado em arma é outra forma de IA, não inteligência artificial, mas insanidade artificial! Estou a falar a sério!”.
Aparentemente, a única câmara de ressonância que deve ser permitida, a única toca de coelho que deve ser aberta, é a de Al Gore e da sua narrativa de que o planeta Terra está constantemente à beira da destruição porque as pessoas se recusam a obedecer aos seus mandatos totalitários e pseudocientíficos.
Talvez Gore esteja descontente com o facto das suas aldrabices serem verificadas por indivíduos que têm acesso a informação que não é produzida pela imprensa corporativa, que o venera.
Em 2006, Gore fez uma previsão, hoje infame, mas que na altura lhe deu direito a um Prémio Nobel da Paz, que a calote polar do Ártico estaria “livre de gelo” dentro de 5 a 7 anos. É hoje evidente que tal profecia não se concretizou de todo.
Como documenta Thomas Cartenacci num artigo na Fox News, Gore tem um historial de fazer previsões sobre alterações climáticas que se revelam espetacularmente erradas.
Não admira que ele queira proibir a dissidência.
Relacionados
25 Mar 25
USAID financiou órgãos de propaganda ucranianos que colocaram JD Vance e Elon Musk na lista negra de “agentes russos”.
Uma organização mediática ucraniana que colocou vários políticos americanos numa lista negra de “propagandistas estrangeiros da Federação Russa”, incluindo o Vice-Presidente J.D. Vance e o senador Rand Paul, recebeu financiamento da USAID.
18 Mar 25
A propósito do ataque ao Iémen, Scott Ritter chama “estúpido” a Donald Trump. Infelizmente, está carregado de razão.
Scott Ritter foi aos arames e acusou a administração Trump de tudo e mais alguma coisa, a propósito do ataque ao Iémen, encomendado por Tel Aviv. Está carregado de razão, mas com o ataque de nervos deixou de ser ouvido na Casa Branca, o que é uma pena.
12 Mar 25
Tucker, Mohammed e o Deus do Bom Senso.
À conversa com Tucker Carlson, Abdulrahman Al Thani faz aquilo que todo o líder político de uma nação com um mínimo de respeito por si própria deve fazer: defender os seus valores, as suas tradições, a sua religião, a sua cultura, ou seja - os interesses dos seus cidadãos.
7 Mar 25
Até a BBC diz que Zelensky ‘ficou sem opções’.
Até a estação de propaganda neo-liberal e russofóbica britânica reconhece que depois da catástrofe da Sala Oval, Zelensky não tem remédio se não ceder à agenda de Trump. O problema é que essa rendição às evidências pode já ser tardia.
1 Mar 25
Combate dos Chefes, na Sala Oval: Trump e Vance levam Zelensky ao tapete, em directo para a audiência global.
Naquele que deverá ter sido o momento mais tenso e espectacular da história dos directos televisivos, pelo menos no que diz respeito à cobertura de eventos políticos, Donald Trump e JD Vance destruíram o Presidente Ucraniano perante a plateia global.
26 Fev 25
Os censores de Zuckerberg ainda vivem e a página Facebook do Contra já foi.
Sob falsos pretextos e de um momento para o outro, a conta Facebook do ContraCultura foi submetida a uma suspensão de carácter permanente. Afinal, as promessas de Zuckerberg sobre o fim da censura nas plataformas META foram só para 'Trump ver'.