Thierry Baudet, líder do partido populista holandês “Fórum para a Democracia”, foi hospitalizado na segunda-feira depois de ter sido atacado com uma garrafa de vidro na cidade de Zwolle, dois dias antes das eleições gerais holandesas.
Baudet, de 40 anos, foi tratado por um cirurgião de trauma após a agressão, que o atingiu na parte de trás da cabeça e junto ao olho com uma garrafa de cerveja. O seu segurança também sofreu ferimentos no rosto durante o incidente.
O porta-voz da polícia holandesa, Thijs de Jong, disse à imprensa que as autoridades tinham detido uma pessoa suspeita de envolvimento no ataque na segunda-feira à noite. “O que podemos dizer neste momento é que o Sr. Baudet foi atingido na cabeça, possivelmente com um objecto”, explicou o lacónico de Jong, recusando-se no entanto a dar mais informações sobre o potencial motivo do agressor.
“Parece que tudo vai correr bem”, anunciou o Fórum para a Democracia após o evento.
O partido de Baudet afirma ser contra a imigração em massa, orgulhosamente nacionalista, bem como céptico em relação à União Europeia. Prevê-se que o Fórum para a Democracia obtenha entre quatro a cinco lugares no parlamento holandês nas eleições que se avizinham.
O ataque segue-se a uma série de outras agressões violentas a políticos populistas na Europa, incluindo o facto de o vice-líder do AfD ter sido atingido com excrementos de cão e do dirigente do partido em Augsburgo ter sido hospitalizado com dois olhos negros e uma perna partida no início deste ano.
No dia 9 deste mês, Alejandro Vidal-Quadras, co-fundador e antigo presidente do partido populista espanhol VOX, foi baleado na cara em Madrid.
Tudo isto num contexto de golpe de estado em Espanha, onde o VOX lidera os protestos contra a manobra perpetrada pelo PSOE e da intensificação totalitária na Alemanha, que aprovou uma lei para retirar o financiamento federal das subvenções eleitorais ao AfD.
A democracia na Europa, e a tolerância da esquerda, em todo o seu esplendor.
Relacionados
25 Nov 24
Tribunal Penal Internacional emite mandado de detenção de Benjamin Netanyahu.
O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu mandados de detenção para o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, seu antigo ministro da Defesa, Yoav Gallant, e um proeminente dirigente do Hamas. A decisão, porém, dificilmente será executada.
25 Nov 24
“Chocados” pela vitória de Trump, executivos seniores do FBI decidem reformar-se.
De forma a evitar serem despedidos por Donald Trump, os altos quadros do FBI estão apressadamente a meter os papéis para a reforma e a atmosfera na agência está a ser dominada pela ansiedade. É muito bem feito.
22 Nov 24
EUA ameaçam a Geórgia com mudança de regime.
O Ocidente está a tentar replicar na Geórgia o método que implementou na Ucrânia, colocando em causa o processo eleitoral do país. Mas que moral têm as elites europeias e norte-americanas para dar lições de democracia seja a quem for?
22 Nov 24
Matt Gaetz desiste da nomeação para Procurador Geral de Trump.
Uma das mais assertivas nomeações de Trump para o quadro da sua administração desistiu de ser o próximo Procurador-Geral dos EUA. E é legítimo especular que o Presidente Eleito nunca teve intenção real de elevar Matt Gaetz a esse cargo.
21 Nov 24
Dinamarca: Imigrantes não ocidentais cometem 30% de todos os crimes violentos e 32% das violações, de acordo com dados do governo.
A comunidade imigrante de primeira e segunda geração a residir na Dinamarca representa 10% da população, mas é responsável por 30% dos crimes violentos cometidos no país. Mais um elogio da diversidade.
21 Nov 24
Pentágono falha auditoria às suas contas pela sétima vez consecutiva.
A máquina luciferina do Departamento de Defesa americano falha auditorias sobre auditorias e vai continuar a espoletar caos e guerras em todo o mundo, sem prestar contas a ninguém. É imparável e inescrutável e semeia o terror e a morte por onde quiser e custe o que custar.