Um alto funcionário da UE exigiu a censura da “desinformação” no X (antigo Twitter), alertando que o bloco tomaria medidas contra o proprietário do site, Elon Musk, se ele permitisse a circulação de “conteúdo terrorista” na sua plataforma.
Numa “carta urgente” dirigida a Musk na terça-feira, o Comissário para a Propaganda da UE, Thierry Breton, recordou as “obrigações muito precisas” estabelecidas nas leis de regulamentação da Internet da União, exigindo uma aplicação mais rigorosa por parte do X e alegando que houve um dilúvio de informações falsas relacionadas com os combates em curso entre Israel e o Hamas.
“Após os ataques terroristas do Hamas contra Israel, temos indicações de que a sua plataforma está a ser usada para disseminar conteúdos ilegais e desinformação na UE”.
Por “desinformação”, como sempre, entenda-se todos os bits que não correspondem à narrativa de Bruxelas sobre os acontecimentos na Faixa de Gaza. A carta acrescenta que quando o X recebe “notificações de conteúdos ilegais”, deve “ser atempado, diligente e objectivo na tomada de medidas e remoção do conteúdos relevantes.”
Embora Breton não tenha oferecido exemplos de “conteúdo violento e terrorista” circulando na plataforma, isso não o impediu de afirmar que
“os media públicos e as organizações da sociedade civil relataram numerosos casos de imagens falsas e manipuladas, incluindo fotos reaproveitadas de conflitos não relacionados e filmagens que realmente são originárias de jogos vídeo”.
O responsável disse esperar uma “resposta rápida, precisa e completa” da equipa de Musk dentro de 24 horas, e alertou que “penalidades podem ser impostas” se as autoridades da UE descobrirem que o X não está a cumprir o principal regulamento da Internet do bloco, a estalinista Lei dos Serviços Digitais (DSA).
🇪🇺 EU Propaganda commissioner Thierry Breton warns Elon Musk in a letter that his platform X is spreading “illegal content and disinformation”
Elon Musk responded:
“Please list the violations you allude to on 𝕏, so that that the public can see them.” pic.twitter.com/A5B124uFN0
— yalnız kurt (@MApodogan) October 11, 2023
Mais tarde, Musk reagiu ironica e assertivamente à carta, num post nas redes sociais, pedindo a Breton que
“listasse as violações no X às quais alude, para que o público possa vê-las. A nossa política é a de código aberto e transparência, uma abordagem que sei que a UE apoia”.
Breton recusou-se a citar quaisquer casos específicos de desinformação, afirmando em vez disso que Musk
“está bem ciente dos relatórios dos seus utilizadores – e das autoridades – sobre conteúdo falso e glorificação da violência”.
De acordo com a DSA, websites e motores de busca podem ser multados em até 6% do seu volume de negócios global se violarem as regras. Embora a lei só seja totalmente aplicada no início de 2024, espera-se que os sites designados como “grandes plataformas online” – aqueles com mais de 45 milhões de utilizadores mensais, como o X – cumpram os requisitos a partir de Agosto.
O cerco à liberdade de expressão que tem sido implementado por Bruxelas foi reforçado este ano através do distópico e infame “Freedom Information Act“, que traduz precisamente o contrário da sua nomenclatura.
Viktor Orbán. Talvez o único líder político europeu capaz de denunciar a agenda orwelliana da UE (guerra é paz, tirania é liberdade e etc.). Bravo. https://t.co/w0BYvI76uW
— ContraCultura (@Conta_do_Contra) October 15, 2023
Relacionados
25 Mar 25
USAID financiou órgãos de propaganda ucranianos que colocaram JD Vance e Elon Musk na lista negra de “agentes russos”.
Uma organização mediática ucraniana que colocou vários políticos americanos numa lista negra de “propagandistas estrangeiros da Federação Russa”, incluindo o Vice-Presidente J.D. Vance e o senador Rand Paul, recebeu financiamento da USAID.
18 Mar 25
A propósito do ataque ao Iémen, Scott Ritter chama “estúpido” a Donald Trump. Infelizmente, está carregado de razão.
Scott Ritter foi aos arames e acusou a administração Trump de tudo e mais alguma coisa, a propósito do ataque ao Iémen, encomendado por Tel Aviv. Está carregado de razão, mas com o ataque de nervos deixou de ser ouvido na Casa Branca, o que é uma pena.
12 Mar 25
Tucker, Mohammed e o Deus do Bom Senso.
À conversa com Tucker Carlson, Abdulrahman Al Thani faz aquilo que todo o líder político de uma nação com um mínimo de respeito por si própria deve fazer: defender os seus valores, as suas tradições, a sua religião, a sua cultura, ou seja - os interesses dos seus cidadãos.
7 Mar 25
Até a BBC diz que Zelensky ‘ficou sem opções’.
Até a estação de propaganda neo-liberal e russofóbica britânica reconhece que depois da catástrofe da Sala Oval, Zelensky não tem remédio se não ceder à agenda de Trump. O problema é que essa rendição às evidências pode já ser tardia.
1 Mar 25
Combate dos Chefes, na Sala Oval: Trump e Vance levam Zelensky ao tapete, em directo para a audiência global.
Naquele que deverá ter sido o momento mais tenso e espectacular da história dos directos televisivos, pelo menos no que diz respeito à cobertura de eventos políticos, Donald Trump e JD Vance destruíram o Presidente Ucraniano perante a plateia global.
26 Fev 25
Os censores de Zuckerberg ainda vivem e a página Facebook do Contra já foi.
Sob falsos pretextos e de um momento para o outro, a conta Facebook do ContraCultura foi submetida a uma suspensão de carácter permanente. Afinal, as promessas de Zuckerberg sobre o fim da censura nas plataformas META foram só para 'Trump ver'.