O presidente do Comité de Supervisão da Câmara dos Representantes, James Comer, revelou na quinta-feira que existem provas de pelo menos 20 a 30 milhões de dólares em pagamentos ilegais efectuados por cidadãos estrangeiros à família Biden.

No programa Fox Business, Comer declarou:

“Temos mais registos bancários a chegar, vamos ultrapassar os 10 milhões de dólares esta semana, mas penso que chegaremos aos 20-30 milhões de dólares”.

 

 

Comer observou ainda que está a tornar-se claro que os Bidens se envolveram em subornos, tráfico de influências e lavagem de dinheiro. Num exercício de wishful thinking que é muito característico das bancadas republicanas no Capitólio, Comer acrescentou que:

“Isto vai ser difícil para Biden explicar, isto não vai desaparecer, e penso que eventualmente os principais meios de comunicação social vão começar a fazer as verdadeiras perguntas”.

O mundo pode desaparecer numa bolha de sabão azul antes que o New York Times faça uma pergunta a Joe Biden que apenas ligeiramente aborde este assunto. Ainda assim, Comer insiste:

“Eles sabem que há algo errado aqui. Eles sabem que todas as alegações têm mérito, por causa do que vimos anteriormente naquele vídeo em que Joe Biden se gabou de demitir o promotor ucraniano. Eles sabem que esta família criou empresas de fachada. Sabem que esta família estava a fazer lavagem de dinheiro, que estava a lucrar com a influência de Joe Biden. Os meios de comunicação social sabem disso – só não estão a cobrir o assunto”.

Saber sabem. Claro. E a confissão de Joe Biden é clara e pública:

 

 

Mas se os republicanos estão à espera que o Departamento de Justiça ou a imprensa coorporativa cometam seja que acção for para embaraçar ou investigar o actual inquilino da Casa Branca, podem esperar confortavelmente sentados no grande sofá da ingenuidade americana. Mesmo apesar das garantias de Comer:

“Posso garantir-vos: há mais dinheiro que vamos conseguir identificar, que foi transferido de cidadãos estrangeiros noutros países para a família Biden. Penso que, eventualmente, os principais meios de comunicação social se virarão contra Joe Biden e começarão a fazer as verdadeiras perguntas: ‘O que é que a sua família fez para receber todo este dinheiro?'”

O presidente do Comité de Supervisão da Casa dos Representantes está a sonhar acordado. Onde e quando é que o Washington Post ou a MSNBC ou a CNN vão fazer esta pergunta a Joe Biden? No país de Alice. Na terra do Nunca.