O regime de Trudeau proibiu oficialmente o livre discurso nos meios de comunicação independentes no Canadá, através de uma lei que condena à prisão e a uma pesada multa qualquer cidadão que publique ou partilhe na web artigos ou publicações que sejam considerados “falsos” pelos verificadores de factos.
O projecto-lei C-11 de Trudeau sobre a censura na Internet tornou-se lei depois de os senadores canadianos terem votado, na semana passada, a favor da sua aprovação.
O pacote legislativo foi aprovado por 52 votos a favor, 16 contra e 1 abstenção
Vote result on @SenMarcGold‘s motion, as amended, relating to the House of Commons response to the Senate’s amendments to Bill #C11:
Yeas: 52 ✔️
Nays : 16 ❌
Abstentions : 1#SenCA #CdnPoli— Senate of Canada (@SenateCA) April 27, 2023
Os senadores que votaram por maioria concordaram em dizer à Câmara dos Comuns que vão aceitar a versão do projecto de lei que a Câmara aprovou no mês passado. Isto significa que as alterações exigidas pelo Senado não serão incluídas no projecto de lei, uma vez que a Câmara rejeitou a grande maioria das alterações propostas.
A moção agora aprovada, apresentada pelo Senador Marc Gould, explica que
“O Projecto de Lei C-11 do Governo vai alterar a Lei de Emissão Noticiosa do Canadá, introduzir na lei ‘mecanismos online’ que controlam conteúdos na Internet e alterar os poderes reguladores da Comissão Canadiana de Radiotelevisão e Telecomunicações, entre muitas outras coisas”.
Na Câmara Alta, os senadores nomeados por Trudeau passaram os últimos dias a bloquear o debate sobre o projecto de lei, com a votação final a aceitá-lo essencialmente como está.
Um senador conservador, que votou contra o projecto de lei, considerou a sua aprovação como um “dia triste” para o Canadá.
Sad day in the Senate, as after a very long fight, Bill #C11 passes.
Thank you to @SenatorHousakos for your “Spartan warrior” battle against this terrible censorship bill.
Now, we need to elect a #CPC @PierrePoilievre Government — as we will repeal this law. #Pierre4PM#SenCA https://t.co/tIjXviTphY
— Sen. Denise Batters (@denisebatters) April 27, 2023
Antecipando a aprovação do projecto-lei, o líder do Partido Conservador do Canadá (CPC), Pierre Poilievre, afirmou que o revogaria, caso fosse eleito primeiro-ministro.
Depois de ter sido aprovado na Câmara e no Senado, o projecto-lei C-11 recebeu o consentimento real na quinta-feira à noite e tornou-se oficialmente lei.
De acordo com a nova lei, caberá agora à Comissão Canadiana de Radiotelevisão e Telecomunicações (CCRT) definir os pormenores sobre a forma como será aplicada, o que, segundo os críticos, poderá levar anos de debate.
O próprio projecto-lei tem sido alvo de imensas críticas devido às suas implicações na liberdade de expressão, ao ponto de até mesmo os gigantes da tecnologia YouTube e Apple, que têm ambos um historial de aplicar as suas próprias formas de censura aos utilizadores, terem anteriormente instado o Senado a suspender esta iniciativa legislativa.
Na prática, o projecto-lei C-11 determina que a CRTC seja responsável pela regulação dos conteúdos online em plataformas como o YouTube e a Netflix, a fim de garantir que essas plataformas promovem conteúdos em conformidade com uma série de orientações da CRTC.
O projecto- lei C-11 foi inicialmente apresentado à Câmara dos Comuns a 2 de Fevereiro de 2022 e é apenas uma das muitas iniciativas legislativas semelhantes apresentadas pelos liberais de Trudeau desde que assumiram o poder em 2015.
Relacionados
31 Mar 25
Administração Trump: Europa não tem capacidade militar para derrotar os Houthis.
A Europa é superada pelas capacidades balísticas dos houthis, segundo mensagens trocadas entre altos quadros do gabinete de Donald Trump, que pretendem inclusivamente facturar os custos do ataque ao Iémen às nações do velho continente.
31 Mar 25
Scott Adams sugere a criação de um ‘Departamento de Preocupações Imaginárias’ para lidar com as falsas ameaças da esquerda americana.
O criador de 'Dilbert', teve uma ideia brilhante, ao sugerir a criação de um 'Departamento de Preocupações Imaginárias' para lidar com as arrelias dos democratas sobre o apocalipse climático, as ameaças à democracia ou o conluio de Donald Trump com o Kremlin.
28 Mar 25
Zelensky diz que diplomata de Trump “é bom no imobiliário”, mas que “isto é diferente”, e que Putin vai morrer “em breve”.
O presidente ucraniano parece estar a acusar o abuso de cocaína, e decidiu insultar os americanos, Donald Trump e o seu emissário Steve Witkoff, de uma assentada. Não admira que a diplomacia de Kiev aposte agora tudo num suposto cancro de Putin.
27 Mar 25
Marco Rubio suspende contratos da USAID no valor de dezenas de biliões de dólares.
No seguimento do trabalho de auditoria do DOGE, o secretário de Estado Marco Rubio anunciou que rescindiu cerca de 5.200 contratos - no valor de dezenas de biliões de dólares - pertencentes à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.
27 Mar 25
A perseguição dos cristãos na Síria é o fruto podre da política externa dos EUA.
O genocídio que está a ser cometido pelo novo regime islâmico da Síria sobre a população cristã autóctone é o resultado directo da política externa de longa data dos Estados Unidos no Médio Oriente e do financiamento de milícias radicais islâmicas pela CIA e o Pentágono.
26 Mar 25
Alemanha: Partido AfD vai ser banido antes das próximas eleições.
O AfD é o segundo maior partido da Alemanha e tem quase um quarto do apoio dos eleitores, mas enfrenta uma séria probabilidade de ser interdito, já que a CDU, o SPD e os Verdes parecem concordar com a proibição. Para 'salvar a democracia'.