Como parte das vãs e infrutíferas tentativas do Ocidente em aumentar a pressão sobre o Presidente Vladimir Putin, o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu na sexta-feira um mandado de captura sobre o líder russo. Trata-se de uma decisão completamente desviada do seu espírito fundacional e meramente simbólica, se tanto, dado que a detenção de Putin é totalmente inexequível, embora sirva para alimentar a máquina de propaganda em que a imprensa ocidental foi transformada.
Outro mandado de captura foi anunciado simultaneamente, este ditigido à comissária russa para os direitos das crianças Maria Alekseyevna Lvova-Belova. Os mandados, tanto para Putin como para Lvova-Belova, alegam graves violações dos direitos humanos contra crianças, e marcam as primeiras acusações internacionais formais apresentadas pelo TPI contra Moscovo.
O TPI afirmou numa declaração pública que Putin
“É alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e de transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa”.
O mandato decorre das alegações constantes num relatório publicado em Fevereiro por uma organização obscura chamada Observatório de Conflitos, onde se lê que:
“A Rússia deslocou sistematicamente pelo menos 6.000 crianças da Ucrânia para a Rússia desde o início da guerra. Muitas das crianças, que foram levadas para campos ou outras instalações na Rússia e na Crimeia, foram submetidas a esforços de reeducação pró-Rússia.”
Para além destas alegações carecerem de corroboração, permanece que os mandados têm eficácia nenhuma. Até o presidente do tribunal do ICC, Piotr Hofmanski, reconhece o facto:
“O ICC está a fazer a sua parte do trabalho como tribunal. Os juízes emitiram mandados de captura. A execução depende da cooperação internacional”.
Dado que o TPI não tem uma força policial, qualquer tentativa realista de deter Putin implicaria ou a invasão da Rússia, e o consequente desencadear da terceira guerra mundial, ou a captura do líder russo no estrangeiro. Isto significa que a única consequência que o mandato implica é a de prejudicar os esforços de paz num cenário em que Putin se envolvesse pessoalmente em negociações ou acticvidades diplomáticas numa cidade europeia.
O Kremlin respondeu rapidamente aos mandados do TPI, com Dmitry Peskov a sublinhar que a Rússia não reconhece o tribunal internacional, considerando as suas decisões “legalmente nulas”. O diplomata qualificou a tentativa de prender o chefe de estado da Rússia como “ultrajante e inaceitável”.
O anúncio de sexta-feira colocou Washington numa posição embaraçosa, já que, de acordo com o New York Times, o Pentágono estava a bloquear a intenção da administração Biden em partilhar informação dos serviços secretos dos EUA com o TPI sobre crimes de guerra russos na Ucrânia, por receio de que isso pudesse abrir um precedente para acusações similares dirigidas contra as autoridades americanas.
Convém sublinhar que a 17 de Julho de 1998 os Estados Unidos da América votaram contra os estatutos do Tribunal Penal Internacional, e ainda hoje não reconhecem a sua jurisdição.
Relacionados
31 Mar 25
Administração Trump: Europa não tem capacidade militar para derrotar os Houthis.
A Europa é superada pelas capacidades balísticas dos houthis, segundo mensagens trocadas entre altos quadros do gabinete de Donald Trump, que pretendem inclusivamente facturar os custos do ataque ao Iémen às nações do velho continente.
31 Mar 25
Scott Adams sugere a criação de um ‘Departamento de Preocupações Imaginárias’ para lidar com as falsas ameaças da esquerda americana.
O criador de 'Dilbert', teve uma ideia brilhante, ao sugerir a criação de um 'Departamento de Preocupações Imaginárias' para lidar com as arrelias dos democratas sobre o apocalipse climático, as ameaças à democracia ou o conluio de Donald Trump com o Kremlin.
28 Mar 25
Zelensky diz que diplomata de Trump “é bom no imobiliário”, mas que “isto é diferente”, e que Putin vai morrer “em breve”.
O presidente ucraniano parece estar a acusar o abuso de cocaína, e decidiu insultar os americanos, Donald Trump e o seu emissário Steve Witkoff, de uma assentada. Não admira que a diplomacia de Kiev aposte agora tudo num suposto cancro de Putin.
27 Mar 25
Marco Rubio suspende contratos da USAID no valor de dezenas de biliões de dólares.
No seguimento do trabalho de auditoria do DOGE, o secretário de Estado Marco Rubio anunciou que rescindiu cerca de 5.200 contratos - no valor de dezenas de biliões de dólares - pertencentes à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.
27 Mar 25
A perseguição dos cristãos na Síria é o fruto podre da política externa dos EUA.
O genocídio que está a ser cometido pelo novo regime islâmico da Síria sobre a população cristã autóctone é o resultado directo da política externa de longa data dos Estados Unidos no Médio Oriente e do financiamento de milícias radicais islâmicas pela CIA e o Pentágono.
26 Mar 25
Alemanha: Partido AfD vai ser banido antes das próximas eleições.
O AfD é o segundo maior partido da Alemanha e tem quase um quarto do apoio dos eleitores, mas enfrenta uma séria probabilidade de ser interdito, já que a CDU, o SPD e os Verdes parecem concordar com a proibição. Para 'salvar a democracia'.