O jornalista Dave Rubin foi recentemente autorizado a entrar na sede do Twitter em São Francisco, onde Elon Musk lhe permitiu um total acesso às operações da empresa.

Quando Rubin perguntou o que podia partilhar, Musk respondeu:

“Tudo que seja verdade”.

O CEO do Twitter qualificou o estado da plataforma como “um contentor de lixo em chamas” e afirmou que está a ponderar reescrever todo o seu código.

Abaixo reproduz-se uma tradução livre do thread que Rubin publicou no Twitter a propósito da sua visita, e que Musk validou como exacto.

 

 

Encontrei-me com vários engenheiros que estavam a estudar profundamente a razão pela qual a minha conta e tantas outras parecem estar a ser absolutamente obliteradas após duas ou três semanas de regresso à normalidade, quando Elon assumiu o controlo da empresa. Eles ainda têm mais perguntas do que respostas, mas aprenderam um monte de coisas.

Uma Máquina Fractal Rube Goldberg“.

É assim que Elon Musk chama ao Twitter. À medida que corrigem o código, surgem mais problemas. Um equilíbrio delicado que ele também comparou com uma Torre Jenga. Um movimento errado e tudo se desmorona. A equipa está a trabalhar sem parar, e ambas as vezes que estive com os engenheiros foi depois da meia-noite.

As contas não são apenas marcadas com rótulos que são óbvios para os técnicos. Encontraram-se agora mais rótulos “secretos” que estão a limitar o seu alcance. A minha conta foi atingida com três: “abuso recente”, “desinformação recente” e “suspensão recente”. Até agora não está claro o que estas categorias realmente fazem, mas com certeza que suprimem opiniões e recomendações e os técnicos estão a tentar descobrir até que ponto. Também tive muitos tweets inócuos rotulados NSFW ou NSFA (não seguros para anúncios) que afectam a visibilidade na linha temporal. Além disso, existe toda uma base de dados de palavras chave para impedir a promoção de violência, pornografia, etc., mas é uma confusão de palavras e critérios exagerados. Literalmente, a palavra “gay” estava nessa lista de palavras chave, e a sua presença prejudica imediatamente o alcance e a visibilidade do tweet.

Voltando atrás, os técnicos consideraram a etiqueta “suspensão recente” na minha conta muito curiosa porque essa decisão foi tomada em Julho de 2022, quando postei que achava injusta a suspensão de Jordan Peterson. Assim, embora a suspensão tenha sido invertida quando Elon Musk assumiu a direcção da empresa, a acção de limitação de alcance sobre a conta manteve-se.

Por isso, asseguro-vos que os engenheiros estão cientes dos problemas que os utilizadores estão a sentir e que Elon e a sua equipa estão lá toda a noite a tentar desatar este nó maluco. Algumas alterações que fizeram, como o separador “For You”, confundiram as pessoas e prejudicaram o envolvimento das contas que tinham a etiqueta NSFA sem o saberem.

Também não sabem ao certo porque é que as coisas melhoraram tanto depois de Elon ter feito a aquisição e porque é que agora parece tudo muito pior. Em parte as melhorias sentidas estavam provavelmente relacionadas com a euforia em torno da mudança na direcção da empresa, que também coincidiu com o Campeonato do Mundo, mas isso não explica por que razão as coisas estão a correr tão mal agora.

Numa nota pessoal, Elon é muito engraçado, ri-se imenso e é realmente óbvio que ele se preocupa com o Twitter porque se preocupa com a liberdade de expressão e com os grandes problemas que o mundo enfrenta. Ele não precisa desta dor de cabeça, ele escolheu-a.

Um muito obrigado a David Sacks, que está a ajudar Elon a limpar esta confusão porque acredita tanto na luta pela liberdade de expressão como o seu patrão, e aos engenheiros que abriram os seus computadores e que me mostraram literalmente tudo o que eu pedi, tendo sido totalmente profissionais.

Outra coisa: Elon iluminou-se quando falámos sobre a mudança da paisagem política e de como qualquer pessoa que não seja woke é agora de extrema direita. Essa noção está profundamente ligada à forma como o Twitter ficou completamente lixado e ele está a trabalhar para a corrigir, apesar dos enormes desafios que se avizinham.

E, francamente, eles têm de tirar esta empresa de São Francisco.

O que também é realmente louco, tendo agora visto o que se passa por dentro, é que Jack Dorsey disse repetidamente que eles não reduziam o alcance das contas por razões ideológicas. Mas toda a máquina por trás do Twitter foi concebida para fazer isso mesmo. É quase como se esse fosse o objectivo principal e não o produto em si.

 

Actualização a 2/02: Entretanto Dave Rubin publicou um vídeo no qual relata a sua visita.