Uma activista ucraniana que tem sido elogiada pelos meios de comunicação social ocidentais apelou para que “todos os russos” fossem “varridos da face da Terra”.
Os comentários e encorajamento genocida foram feitos pela blogger Melania Podoliak em resposta a um míssil que atingiu um bloco de apartamentos na cidade ucraniana de Dnipro.
O edifício foi atingido depois de um míssil russo ter sido abatido por uma arma antiaérea ucraniana, segundo Aleksey Arestovich, conselheiro do Presidente Vladimir Zelensky.
“É absolutamente justo que eu deseje que todos os russos e que a Rússia sejam varridos da face da Terra. Não é um discurso de ódio, não é horrível da minha parte, é apenas justo”.
It’s absolutely fair for me to wish for all Russians and Russia to be wiped off the face of the Earth. It’s not hate speech, it’s not horrible of me, it’s just FAIR.
14.01.2013, Dnipro, a residential building after Russian missile attack. pic.twitter.com/4TPHYm13a8
— Melaniya Podolyak (@MelaniePodolyak) January 14, 2023
Como é que é “justo” que todos os russos morram por causa de uma velha disputa territorial entre a Rússia e a Ucrânia, que está a ser alimentada por interesses alienígenas às duas nações, Podoliak não explicou.
Os seus comentários incendiaram a web depois de ter sido notado que a Podoliak é oferecida significativa plataforma mediática por numerosos meios de comunicação social mainstream, incluindo a NBC News, que conta com a sua contribuição como “activista política” e a Fox News, que a define como “consultora de comunicação social”.
Críticos acusaram Podoliak de defender a “purificação étnica”, ao que ela respondeu com insultos.
Fuuuuuck you
— Melaniya Podolyak (@MelaniePodolyak) January 14, 2023
Depois de alguns interlocutores terem comentado que sabiam onde viva a activista, Melania disse-lhes que os receberia com um belo presente (leia-se: ao tiro de espingarda).
Cool, now these bots threaten me by letting me know they have my address
Well if you know that, you also know your in for a big fucking treat. Cya!
(Unless you want to waste an entire missile on me, which is going to change nothing for you, you’re still gonna get fuucked) https://t.co/4iesIszNGw pic.twitter.com/EbRkD8krPp
— Melaniya Podolyak (@MelaniePodolyak) January 15, 2023
Esta não é a primeira vez que ouvimos retórica genocida deste género por parte de activistas ucranianos. O apresentador de televisão ucraniano Fahruddin Sharafmal exigiu em directo o genocídio de crianças russas, citando o nazi Adolf Eichmann ao apelar para “que se matem as crianças”.
— Russians With Attitude (@RWApodcast) March 15, 2022
Sharafmal proferiu os vis comentários durante um segmento na estação noticiosa do Canal 24, controlado por Kateryna Kit-Sadova, a esposa do Presidente da Câmara de Lviv, Andriy Sadovyi.
O discurso genocida com fortes referências nazis também foi carregado no YouTube e passou sem qualquer censura, enquanto concomitantemente a plataforma da Google censurava a denúncia da “máquina de guerra”, proferida por Tulsi Gabbard na Fox News, por “conteúdo ofensivo”.
Depois do Comando de Operações Especiais da Ucrânia anunciar no Facebook os seus planos para cometer crimes de guerra, a companhia de Silicon Valley emitiu um comunicado afirmando que permitiria que a plataforma fosse utilizada para fazer apelos à violência contra os russos.
Relacionados
25 Mar 25
USAID financiou órgãos de propaganda ucranianos que colocaram JD Vance e Elon Musk na lista negra de “agentes russos”.
Uma organização mediática ucraniana que colocou vários políticos americanos numa lista negra de “propagandistas estrangeiros da Federação Russa”, incluindo o Vice-Presidente J.D. Vance e o senador Rand Paul, recebeu financiamento da USAID.
18 Mar 25
A propósito do ataque ao Iémen, Scott Ritter chama “estúpido” a Donald Trump. Infelizmente, está carregado de razão.
Scott Ritter foi aos arames e acusou a administração Trump de tudo e mais alguma coisa, a propósito do ataque ao Iémen, encomendado por Tel Aviv. Está carregado de razão, mas com o ataque de nervos deixou de ser ouvido na Casa Branca, o que é uma pena.
12 Mar 25
Tucker, Mohammed e o Deus do Bom Senso.
À conversa com Tucker Carlson, Abdulrahman Al Thani faz aquilo que todo o líder político de uma nação com um mínimo de respeito por si própria deve fazer: defender os seus valores, as suas tradições, a sua religião, a sua cultura, ou seja - os interesses dos seus cidadãos.
7 Mar 25
Até a BBC diz que Zelensky ‘ficou sem opções’.
Até a estação de propaganda neo-liberal e russofóbica britânica reconhece que depois da catástrofe da Sala Oval, Zelensky não tem remédio se não ceder à agenda de Trump. O problema é que essa rendição às evidências pode já ser tardia.
1 Mar 25
Combate dos Chefes, na Sala Oval: Trump e Vance levam Zelensky ao tapete, em directo para a audiência global.
Naquele que deverá ter sido o momento mais tenso e espectacular da história dos directos televisivos, pelo menos no que diz respeito à cobertura de eventos políticos, Donald Trump e JD Vance destruíram o Presidente Ucraniano perante a plateia global.
26 Fev 25
Os censores de Zuckerberg ainda vivem e a página Facebook do Contra já foi.
Sob falsos pretextos e de um momento para o outro, a conta Facebook do ContraCultura foi submetida a uma suspensão de carácter permanente. Afinal, as promessas de Zuckerberg sobre o fim da censura nas plataformas META foram só para 'Trump ver'.