Duas empresas ucranianas estão na fase final da produção de uma “bomba suja”, disse o Tenente-General Igor Kirillov aos jornalistas na segunda-feira.
“De acordo com a informação de que dispomos, duas organizações ucranianas têm instruções concretas para criar a chamada bomba suja. O trabalho está na fase final”.
O Ministério da Defesa russo tem dados sobre os contactos do gabinete presidencial ucraniano com o Reino Unido acerca da questão da potencial obtenção destas tecnologias nucleares, declarou Kirillov numa recente conferência de imprensa.
O regime de Kiev, por si só, tem potencial de investigação e produção suficiente para fabricar uma bomba suja, incluindo três centrais nucleares activas e grandes quantidades de combustível nuclear usado. Kirillov adiantou que:
“A Ucrânia tem empresas da indústria nuclear com reservas de substâncias radioactivas que podem ser utilizadas para fabricar uma bomba suja. São três centrais nucleares activas: Yuzhno-Ukrainskaya, Khmelnitskaya e Rovnenskaya, que têm nove tanques de combustível nuclear irradiado que contêm até 1.500 toneladas de óxido de urânio enriquecido ao nível de 1,5%.”
Além disso, existem 22.000 unidades de combustível nuclear contendo urânio-238 na central nuclear desactivada de Chernobyl. Esta central armazena também produtos relacionados com o seu funcionamento enquanto esteve activa: urânio-235 e plutónio-239, que são os principais componentes de uma carga nuclear, salientou o tenente-general.
Estas acusações foram confirmadas por Sergey Lavrov no princípio da semana e por Vladimir Putin durante a tarde de ontem.
Vladimir Putin just moments ago…“Almost immediately, the territory of Ukraine was turned into a testing ground for military biological experiments…it is also known about plans to use a so-called ‘dirty bomb’ as a provocation.” pic.twitter.com/bgtewvi3Sk
— The Convo Couch (@theconvocouch) October 26, 2022
⚡️BREAKING NEWS⚡️
We have verified information that a “dirty bomb” is being prepared in the #Ukraine, utilizing institutions that have the technology to make it happen – #Russian Foreign Minister #SergeyLavrov.
Telegram – https://t.co/Xjywxzq6Kv pic.twitter.com/iRRUyaAxtO
— Intel Republic (@IntelRepublic) October 24, 2022
No domingo, o Ministro da Defesa russo Sergey Shoigu manteve conversas telefónicas com os seus homólogos britânicos, franceses e turcos, bem como com o chefe do Pentágono. Shoigu transmitiu aos seus colegas as preocupações sobre a possível utilização de uma bomba suja pela Ucrânia.
A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, destacou a chantagem nuclear da Ucrânia. Segundo ela, Kiev está a planear transformar a central nuclear de Zaporozhye numa bomba suja.
Tudo isto enquanto os meios de comunicação ocidental acusam a Rússia exactamente do mesmo, embora não se perceba que vantagens tiraria Moscovo, que dispõe de um arsenal nuclear convencional, de uma operação desse género.
Ainda assim, é credível a suspeita que a bomba suja ucraniana será usada como “falsa bandeira” e atribuída à iniciativa de Moscovo, como já aconteceu várias vezes nesta guerra, nomeadamente com os atentados à ponte da Crimeia e aos gasodutos Nord Stream.
Num desenvolvimento de última hora, John Kirby, o porta-voz para os assuntos de defesa da Casa Branca, afirmou que não tem indicações de que a Rússia esteja a preparar uma bomba suja, declarações que têm sido interpretadas como uma mensagem directa às autoridades ucranianas para que não prossigam com o seu apocalíptico programa.
⚡️⚡️#BREAKING No indications seen by the US that #Russia planning to detonate a ‘dirty bomb’ in #Ukraine, says Kirby. pic.twitter.com/vixMZjjb0w
— War Monitor (@WarMonitors) October 26, 2022
Relacionados
28 Mar 25
Zelensky diz que diplomata de Trump “é bom no imobiliário”, mas que “isto é diferente”, e que Putin vai morrer “em breve”.
O presidente ucraniano parece estar a acusar o abuso de cocaína, e decidiu insultar os americanos, Donald Trump e o seu emissário Steve Witkoff, de uma assentada. Não admira que a diplomacia de Kiev aposte agora tudo num suposto cancro de Putin.
28 Mar 25
A sonhar com o apocalipse: UE apela a “kits de emergência” e França publica “Manual de Sobrevivência”.
Na Europa, as elites políticas e militares apostam as vidas humanas e o legado civilizacional de um continente inteiro numa guerra sem vitória possível, porque Vladimir Putin não permite propaganda LGBT nas escolas primárias.
26 Mar 25
General da “força Espacial dos EUA” diz que Satélites chineses executaram manobras “de combate”agressivas e sem precedentes.
As forças armadas dos Estados Unidos dizem ter observado um grupo de satélites chineses a efetuar manobras avançadas em órbita, descritas como “dogfighting”, que podem eventualmente perturbar a funcionalidade dos satélites de outros países.
25 Mar 25
USAID financiou órgãos de propaganda ucranianos que colocaram JD Vance e Elon Musk na lista negra de “agentes russos”.
Uma organização mediática ucraniana que colocou vários políticos americanos numa lista negra de “propagandistas estrangeiros da Federação Russa”, incluindo o Vice-Presidente J.D. Vance e o senador Rand Paul, recebeu financiamento da USAID.
24 Mar 25
Modus operandi globalista na Ucrânia: Líderes corporativos pedem 8 milhões de imigrantes para substituir os nativos que morreram na guerra.
A fórmula globalista já está em processo na Ucrânia e os líderes corporativos estão a apelar à importação de milhões de imigrantes não ocidentais, para "atenuar a crise demográfica" decorrente da guerra com a Rússia.
19 Mar 25
Um telefonema para acertar agulhas: Trump e Putin concordam em iniciar negociações de cessar-fogo.
Donald Trump e Vladimir Putin discutiram o fim da guerra na Ucrânia por telefone, durante pelo menos 90 minutos, na terça-feira. Os dois líderes concordaram que as negociações de paz devem começar imediatamente. Mas há muito para negociar.