O Senador Rand Paul afirmou quinta-feira que Anthony Fauci é directamente responsável pelo financiamento da investigação desenvolvida no laboratório de Wuhan, de onde foi proveniente o vírus da Covid-19 que matou milhões de pessoas, e que ele “não escapará” a essa responsabilidade.

Numa entrevista à Fox News Rand Paul declarou:

“Provavelmente não há nenhuma figura da saúde pública que tenha cometido um erro de julgamento maior do que o Dr. Fauci. Esse o erro de julgamento foi financiar uma pesquisa de ‘gain of function’ num país totalitário”. A pesquisa criou um super vírus, que com toda a probabilidade foi liberto para o público e causou a morte de sete milhões de pessoas. Esta situação é comparável a outras decisões, algumas delas malévolas, de matar milhões de pessoas.”

 

 

O Senador eleito pelo estado do Kentucky fez estes comentários depois de Fauci aparecer numa entrevista ao Washington Post, onde foi rotulado de “herói”, apresentou-se como uma vítima e afirmou que não conseguia pensar em nada que tivesse feito de errado.

 

 

Rand Paul observou a este propósito que

“A entrevista contribui para o podermos julgar melhor. Diz que não cometeu erros em vez de pedir desculpa ao mundo por ter apoiado esse tipo de pesquisa. E depois assobia para o lado e tenta encobrir os crimes. Nos últimos dois anos ele tem vindo a cobrir o seu rasto, mas apanhámo-lo em flagrante e ele não escapará. Historicamente [Fauci] será lembrado como um dos piores intérpretes da história da medicina moderna”.

Paul falou também dos esforços que tem desenvolvido para levantar o mandato de vacinação Covid obrigatória que o Regime Biden impôs aos militares.

“Eles merecem que seja respeitada a sua liberdade religiosa, bem como as suas escolhas médicas e a liberdade de decidir o que entra no seu corpo. Sabemos isto, é um facto científico: a vacina não impede ninguém de contrair a infecção, nem de a transmitir, e para os jovens não há provas significativas que demonstrem que reduz a gravidade ou a hospitalização”.

No seu estilo característico de quem não deixa muito por dizer, o senador concluiu a entrevista com esta frase lapidar:

“As chefias militares são tão ‘woke’ que estão a exigir a tomada de uma vacina de que os soldados não precisam, por isso algo tem de mudar.”

Seja como for, as acusações e ameaças de Rand Paul serão, no contexto de um Senado sob o controlo democrata, difíceis de materializar. Mas na Câmara dos Representantes, a maioria republicana obtida nas eleições intercalares de Novembro último tem agora condições e instrumentos para que, no mínimo, Fauci passe uns maus bocados. Mas como grande parte dos congressistas republicanos são cúmplices do pantanal de Washington, inoperantes figurinhas ou idiotas úteis ao establishment, uma perspectiva optimista é capaz de ser desadequada.