Um veterano do exército foi na semana passada condenado por rezar em silêncio perto de uma clínica de aborto.
Adam Smith-Connor, que serviu no Afeganistão, foi processado e condenado a uma pena suspensa de dois anos, por violar a proibição de protestos dentro de uma zona tampão em torno de uma clínica em Bournemouth, Dorset, em Novembro de 2022. A sua cabeça estava inclinada e as mãos entrelaçadas enquanto rezava em penitência por ter permitido o aborto de um feto de que era progenitor, há mais de duas décadas.
A oração de Smith-Connor não durou mais que três minutos.
Ao relatar o caso, o grupo de defesa legal Alliance Defending Freedom (ADF) afirmou que a condenação foi
“a primeira condenação conhecida de um ‘crime de pensamento’ na história britânica moderna”.
A declaração acrescenta ainda que Smith-Connor tem agora de pagar 9.000 libras (10.770 euros) de custas judiciais à acusação, apenas por ter rezado silenciosamente nas imediações da clínica. O grupo está a analisar a possibilidade de recurso da condenação. Mas o facto do Reino Unido não ter uma constituição escrita, que proteja certos valores fundamentais, vai dificultar esse processo.
🚨🚨🚨BREAKING🚨🚨🚨
British courts have found Adam guilty for praying to God, silently in his mind, for 3 minutes in an abortion “buffer zone”.
This is the first known conviction of a “thoughtcrime” in modern British history. pic.twitter.com/l352IEJ58A
— ADF UK (@ADF_UK) October 16, 2024
Durante o julgamento no Tribunal de Magistrados de Poole, Smith-Connor negou a acusação de não cumprir a Ordem de Protecção do Espaço Público, mas a juíza distrital Orla Austin disse que o que ele fez foi “deliberado”.
A notícia surge no momento em que o governo trabalhista de Keir Starmer está a considerar a possibilidade de proibir especificamente as orações silenciosas à porta das clínicas de aborto.
Antes da decisão, Lois McLatchie Miller, que é responsável pelas comunicações da ADF UK, descreveu o caso como “definidor de uma era”, acrescentando:
“Ou se pode ser julgado e condenado pelas crenças que se tem na cabeça, ou não se pode.”
Acontece que se pode.
Convém lembrar que em Agosto deste ano, entre centenas de cidadãos que foram condenados e encarcerados por delito de opinião a propósito dos protestos contra a imigração que ocorreram depois de um adolescente de origem imigrante ter esfaqueado até à morte três crianças em Southport, um outro cidadão britânico foi preso e acusado criminalmente por ter publicado nas redes sociais “retórica anti-sistema”.
Ou seja, considerando que o crime de opinião expressa também é um crime do pensamento, este não é de todo o primeiro caso do género e, para sermos justos com Keir Starmer (por muito que ele não mereça a justiça), o fascismo de estado não começou agora. Foi inaugurado até sob governos conservadores como o de Boris Johnson.
Relacionados
1 Abr 25
Distopia do Reino Unido: Criança expulsa da creche por ser ‘transfóbica’.
Uma criança de três anos foi expulsa de um infantário depois de ter sido acusada de "transfobia”. Apenas num ano, 94 alunos de escolas primárias foram suspensos ou permanentemente excluídos por “transfobia ou homofobia” no Reino Unido.
1 Abr 25
Marine Le Pen condenada a 4 anos de prisão e a 5 anos de interdição de actividade política num caso gritante de perseguição judicial.
Marine Le Pen, a mais popular líder política francesa, foi condenada a 4 anos de prisão e 5 anos de suspensão da actividade política, num processo kafkiano. Qualquer europeu que nesta altura acredite que vive em democracia está em definitivo alienado da realidade.
31 Mar 25
Administração Trump: Europa não tem capacidade militar para derrotar os Houthis.
A Europa é superada pelas capacidades balísticas dos houthis, segundo mensagens trocadas entre altos quadros do gabinete de Donald Trump, que pretendem inclusivamente facturar os custos do ataque ao Iémen às nações do velho continente.
31 Mar 25
Scott Adams sugere a criação de um ‘Departamento de Preocupações Imaginárias’ para lidar com as falsas ameaças da esquerda americana.
O criador de 'Dilbert', teve uma ideia brilhante, ao sugerir a criação de um 'Departamento de Preocupações Imaginárias' para lidar com as arrelias dos democratas sobre o apocalipse climático, as ameaças à democracia ou o conluio de Donald Trump com o Kremlin.
31 Mar 25
Áustria: Absolvições e penas risíveis para imigrantes que violaram uma menina.
Um gangue de 17 imigrantes violou brutalmente uma menina austríaca de 12 anos, chegando mesmo a filmar parte dos abusos. Entre os que já foram julgados há um absolvido e outro em liberdade condicional.
28 Mar 25
Zelensky diz que diplomata de Trump “é bom no imobiliário”, mas que “isto é diferente”, e que Putin vai morrer “em breve”.
O presidente ucraniano parece estar a acusar o abuso de cocaína, e decidiu insultar os americanos, Donald Trump e o seu emissário Steve Witkoff, de uma assentada. Não admira que a diplomacia de Kiev aposte agora tudo num suposto cancro de Putin.