Num movimento estratégico para reforçar a sua posição no cenário em rápida evolução da inteligência artificial, a Apple está em conversações com a Meta de Mark Zuckerberg para forjar uma parceria de IA semelhante à sua recente colaboração com a OpenAI.
À medida que a indústria tecnológica continua a ser remodelada pelos avanços da inteligência artificial, a Apple está a tomar medidas calculadas para garantir o seu lugar na corrida. Após o anúncio da Apple Intelligence no início deste mês, que incluiu uma parceria com a OpenAI para integrar o ChatGPT numa versão renovada do Siri, a gigante tecnológica sediada em Cupertino está agora a explorar uma potencial colaboração com a Meta.
A abordagem da Apple à integração da IA tem sido descrita pelos observadores do sector como prática e ponderada. Em vez de procurar uma reinvenção total dos seus produtos, a empresa está a concentrar-se na introdução de funcionalidades baseadas em IA para melhorar as ofertas existentes. Esta estratégia inclui melhorias como sugestões de escrita e criação de emojis personalizados. Ao dar ênfase à viabilidade dos projectos em vez de inovações disruptivas, a Apple pode estar a posicionar-se para a adopção mais ampla das tecnologias de IA entre a sua vasta base de utilizadores.
A potencial parceria com a Meta poderá servir vários objectivos para a Apple. Em primeiro lugar, reduziria a dependência da empresa de um único parceiro de IA, diversificando os seus recursos tecnológicos. Em segundo lugar, essa colaboração validaria para a tecnologia de IA generativa da Meta, potencialmente elevando sua posição neste competitivo mercado.
É interessante notar que a estratégia de parceria da Apple não envolve uma compensação financeira directa. Em vez disso, a empresa oferece aos seus parceiros acesso à sua extensa rede de distribuição, permitindo-lhes vender subscrições premium aos utilizadores da Apple. Esta abordagem pode revelar-se mutuamente benéfica, proporcionando às empresas de IA uma vasta base de clientes potenciais, ao mesmo tempo que melhora as ofertas da Apple.
A notícia da potencial colaboração da Apple com a Meta surge na sequência das preocupações manifestadas por Elon Musk, cofundador da OpenAI e actual concorrente através da sua nova empresa xAI. Musk expressou apreensão sobre a profunda integração do ChatGPT nos sistemas operativos da Apple, chegando ao ponto de ameaçar proibir a utilização de dispositivos Apple nas suas empresas. Em resposta, a Apple garantiu aos utilizadores que pedirá autorização antes de partilhar quaisquer dados ou questões com o ChatGPT, uma prática que provavelmente se estenderá a qualquer integração futura com as tecnologias de IA da Meta.
À medida que a Apple continua a desenvolver a sua estratégia de IA, a empresa enfrenta desafios em determinados mercados. Nomeadamente, a Apple anunciou que não planeia integrar a oferta Apple Intelligence nos sistemas operativos comercializados na União Europeia. Esta decisão é atribuída a preocupações sobre a Lei dos Mercados Digitais da UE.
Seja como for, a perspectiva de entidades sinistras como a Apple e a Meta continuarem a desenvolver esforços conjuntos no campo da inteligência artificial só pode abrir um novo leque de preocupações, numa paisagem tecnológica já excessivamente preenchida por nuvens negras.
Relacionados
28 Mar 25
Sempre errado: Al Gore não dá, nem nunca deu, uma para a caixa.
Al Gore é capaz de ser o bilionário mais equivocado da história da humanidade. Durante toda a sua carreira de profecias, não acertou acertou uma. E as neves abundantes no Kilimanjaro são uma espécie de logótipo da sua delirante e fraudulenta imaginação.
27 Mar 25
RFK Jr. emite um grave aviso sobre a vacina contra a gripe aviária.
RFK jr. está a tentar contrariar a narrativa da vacina contra a gripe aviária, revelando verdades perturbadoras que as autoridades americanas estão a esconder. O método de combate à doença é muito parecido com aquele usado noutra pandemia. Adivinhem qual.
26 Mar 25
Documentos desclassificados da CIA falam de uma ancestral civilização alienígena que prosperou em Marte.
Numa revelação espantosa que desafia a compreensão científica convencional, surgiram recentemente documentos desclassificados da CIA que afirmam que seres inteligentes habitaram em tempos o planeta vermelho.
24 Mar 25
Investigadores afirmam ter descoberto “vastas estruturas” por baixo das Pirâmides de Gizé.
Dois investigadores italianos afirmam ter detectado, através de uma nova tecnologia de radar, um conjunto de imensas estruturas subterrâneas por baixo das pirâmides de Gizé, no Egipto. A descoberta, a confirmar-se, rebenta com a arqueologia mainstream.
21 Mar 25
Estudo com 20 anos de duração sobre o cancro da pele desmente os alegados perigos da exposição solar.
Aquilo que lhe tem sido dito sobre a exposição solar e o cancro da pele está errado. Um estudo realizado com quase 30.000 mulheres suecas descobriu que aquelas que evitam o sol têm um risco 60% maior de morte do que as que tomam banhos de sol regularmente.
14 Mar 25
Estudo de Yale revela vítimas da “síndrome pós-vacinação”
Até as universidades da 'Ivy League', que foram motores de propaganda pró-vacinação e de censura da dissidência durante a pandemia, estão agora a reconhecer os efeitos adversos das vacinas mRNA.